Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FERREIRA, L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1207613652373767 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIRA, Sonia Maria de. | |
dc.contributor.advisor1ID | LIRA, S. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Janaína Barbosa da. | |
dc.contributor.referee2 | ALENCAR, Débora do Nascimento Fernandes de. | |
dc.description.resumo | A cartografia é uma área da Geografia que requer uma atenção especial no ensino da disciplina escolar, pois ela é necessária em todos os temas geográficos. Sendo assim, aprender a ler os mapas e entendê-los é fundamental. No entanto, identificamos que os estudos cartográficos não ocorrem a contento no ensino da referida disciplina. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica de docentes de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental, quanto ao ensino de cartografia na disciplina escolar. Utilizamos a metodologia qualitativa nessa análise com o uso de entrevistas semiestruturadas no processo. Identificamos que o livro didático é o principal instrumento utilizado para os estudos cartográficos e demais assuntos, como também que os mapas apresentados neste material para o 6º ano é de difícil assimilação. Ademais, o professor de História que ensina Geografia admitiu ter dificuldades de trabalhar este assunto. Além disso, os professores entrevistados afirmaram que os estudantes chegam ao 6º ano sem condições mínimas para desenvolver tais conceituações. Por isso são necessárias formações para os professores, além de condições de trabalho adequadas, para que assim a educação melhore, de fato. E para isso, as políticas públicas devem priorizar o processo educacional público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
dc.title | O trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cartography is a field of knowledge in Geography that requires special attention in its school modality, since it is necessary for all kinds of geographic themes. Therefore, knowing how to read maps and understand them is essential. However, we identified that cartographic studies do not properly occur in the teaching of Geography. For this reason, the goal of this work is to assess the pedagogical practices of Geography teachers of 6th grade of the elementary school related to the uses of the cartographic features in their classrooms. It has been used qualitative methodology by using semi structured interviews in the process. We realized that the main source of information utilized for cartographic studies and other subjects was the textbook. We also perceived that the maps featured in the textbook was hard for 6th grade students to understand. In addition, the History teacher who teaches Geography admitted having had difficulties to work on this subject. Additionally, the interviewed teachers claimed that students reach 6th grade with insufficient learning to develop such concepts. Thus, it is indispensable appropriate education to teachers, in addition to work condition, so education might improve. Thereunto, public policies must prioritize the public educational process. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679 | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T10:49:40Z | |
dc.date.available | 2021-12-21 | |
dc.date.available | 2021-12-21T10:49:40Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - Geografia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Lagoa Seca - PB - ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Entrevistas semiestruturadas | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Teaching geography | pt_BR |
dc.subject | School cartography | pt_BR |
dc.subject | Geography Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - geography | pt_BR |
dc.subject | Geography textbook | pt_BR |
dc.subject | Lagoa Seca - PB - teaching Geography | pt_BR |
dc.subject | Semi-structured interviews | pt_BR |
dc.subject | School geography | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Letícia dos Santos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The work with cartography in the 6th year: a look at the practice of teachers and the use of textbooks in a school in Lagoa Seca / PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Letícia dos Santos. O trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB. 2017. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIA DOS SANTOS FERREIRA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdf | Letícia dos Santos Ferreira - TCC Artigo Lic Geografia 2017. | 208.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.