Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, B. F. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5034921891500504pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Angélica Mara de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, abordamos a utilização do rap e do grafite como linguagens potencializadoras da prática metodológica no ensino da Geografia Escolar. Essa pesquisa surgiu em virtude de identificarmos potencialidades dessas ferramentas adotadas como recurso didático, nos abrindo um leque de possibilidades para serem trabalhadas em sala de aula. Diante da insatisfação com as propostas de ensino mnemônicas no qual é um aspecto comum no ambiente escolar, principalmente no ensino da Geografia, constatamos que essas práticas enfadonhas podem ser facilmente encontradas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA - nosso foco de pesquisa - em que problema evidente é a prática arraigada em métodos tradicionais e conteúdos com informações meramente descritivas, não abrindo possibilidades para reflexões acerca do cotidiano. Diante disto, trabalhar o cotidiano do aluno se torna a maneira mais adequada para compreensão do saber, tendo em vista que, ao perceber que seu conhecimento prévio será valorizado e ele é sujeito ativo na construção do conhecimento o conteúdo ganha novos significados, gerando prazer e interesses no que está sendo exposto em sala de aula. Atendendo a estas necessidades buscamos por meio da utilização de letras musicais do gênero supracitado, e de registros fotográficos de grafites alternativas para contribuir na formação cidadã desses sujeitos, como também motivar e atraí-los, valorizando cada especificidade, realidade e opinião de cada aluno, assim dando sentido ao seu mundo e abrindo debates e trocas de conhecimentos durante nossos encontros. Chegando à conclusão que o rap e grafite podem se tornar uma ferramenta eficiente em sala de aula principalmente para abordagens de temas outrora mnemônicos, como também abordar valores como a cidadania, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, muitas vezes esquecidos, ou tão pouco explorados em sala de aula, constatamos a importância da utilização de atividades com caráter lúdico para seduzir os alunos e fazer da aula algo prazeroso para os mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO rap e o grafite enquanto linguagens mediadoras na Geografia Escolar: uma abordagem a partir da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractIn this work, we have approached the use of rap and graffiti as potential languages in the methodological practice for the teaching of School Geography. This research has come out because we have identified potentialities of those tools adopted as didactic resources, providing us with a great deal of possibilities in order to be worked in the classroom. Facing the lack of satisfaction with the mnemonic teaching proposals which is a common aspect to school environment, mainly for Geography teaching, we have seen that those tiresome practices may be easily found in the modality for Young and Adult Education – YAE (EJA in Brazilian Portuguese) – our research focus – where evident problem is the rooted practice in traditional methods and contents with merely descriptive information, not opening possibilities to reflections about the everyday life. Thus, working the student‟s routine comes to be the most adequate way to get to the knowledge comprehension, taking as a view that, knowing that his previous knowledge will be worth, and that he is active person in the knowledge building, the subject and content gain new meaning, generating pleasure and interest about what is being exposed in the classroom. By responding to those needs, we search by means of using music lyrics of the gender mentioned above, and photographic registrations of graffiti, alternatives to be contributions in the citizenship formation of those people, as well as stimulating and attracting them, enriching each specifics, reality, and opinion of each student, thus giving meaning to their world, and starting debates and knowledge exchange along our meetings. Coming to the conclusion that rap and graffiti may become efficient tool in the classroom, mainly to approach topics which were long ago mnemonic, as well as involve values as citizenship, environment preservation, and public property, quite often forgotten, or very little explored in the classroom, making sure the importance of the use of the playful practice in order to attract students thus making the lessons something pleasant for them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22651-
dc.date.accessioned2021-12-20T14:29:39Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2021-12-20T14:29:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino - Geografiapt_BR
dc.subjectLinguagens e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectRap e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectGrafite e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino mnemônico - Geografiapt_BR
dc.subjectEscola Raul Córdula - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectFotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectMovimento Hip-Hoppt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeaching methodologies - Geographypt_BR
dc.subjectLanguages and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectRap and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectGraffiti and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectMnemonic Teaching - Geographypt_BR
dc.subjectRaul Córdula School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPhotos - Raul Córdula School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHip-Hop Movementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Bismark Fernandes Gomes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRap and graffiti as mediating languages in School Geography: an approach based on Youth and Adult Education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Bismark Fernandes Gomes da. O rap e o grafite enquanto linguagens mediadoras na Geografia Escolar: uma abordagem a partir da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22651pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BISMARK FERNANDES GOMES DA SILVA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfBismark Fernandes Gomes da Silva - TCC Monografia LIC. Geografia CH 20161.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.