Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, G. B. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9374894430323397pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.referee2DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.referee2IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo versa sobre as Imagens no Ensino de Geografia. Nossa abordagem tem por finalidade apontar para sua importância como instrumento auxiliar nas aulas por entendermos que as teorias isoladamente não cumprem a tarefa de aproximar os alunos do mundo concreto dos fenômenos que se apresentam em constante movimento e transformação. Nessa perspectiva, resgataremos a ideia mais ampla da noção de imagem em seus diversos significados, valendo-nos da metodologia de levantamento bibliográfico e exposição dos conteúdos neles encontrados, para evidenciar que as imagens, em seu sentido e aplicação mais lato, deve ocupar um lugar de relevo na didática do Ensino de Geografia sem nos abstermos das teorias. O resultado de nosso trabalho revelará que as imagens são aquela base de apoio pedagógico que, em uma ciência de característica empírica, não se pode abrir mão por razões de seu apelo ao sensível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleImagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas.pt_BR
dc.date.issued2016-05-05
dc.description.abstractThis article deals with the Images in Geography Teaching. Our approach aims to point to its importance as an auxiliary instrument in class, since we understand that the theories alone do not fulfill the task of bringing to the students the concrete world of phenomena, which are in constant motion and change. In this perspective, we will redeem the broader idea of the image concept in its various meanings, using the bibliographical survey method and description of contents in them found to show that images, in its meaning and broader application, must occupy a prominent place in the teaching of Geography without abstain theories. The result of our work will reveal that the images are the pedagogical support, in a science of empirical characteristics, who we cannot give up on the grounds of his appeal to the sensible.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647
dc.date.accessioned2021-12-20T14:06:42Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T14:06:42Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectImagens e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectPropostas metodológicas - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docente - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático imagem - ensino de geografiapt_BR
dc.subjectDidática do ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectImages and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectImage readingpt_BR
dc.subjectMethodological proposals - teaching Geographypt_BR
dc.subjectTeaching practice - teaching geographypt_BR
dc.subjectImage teaching resource - teaching geographypt_BR
dc.subjectDidactics of teaching Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImages in the teaching of Geography: readings and methodological proposals.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida. Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas. 2016. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GARDÊNIA BARBOSA DE ALMEIDA ARAÚJO - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfGardênia Barbosa de Almeida Araújo - TCC Artigo Lic Geografia CH 2016. 337.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.