Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, K. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Anna Raquel Dionísio.
dc.contributor.referee1IDRAMOS, A. R. D.pt_BR
dc.description.resumoDiante das dificuldades que a população nordestina enfrenta com as questões hídricas e a importância dessa temática para a Geografia, surgiram as seguintes indagações: este tema vem sendo discutido nas escolas? De que forma é abordado nos livros didáticos de Geografia? Desta forma, tem-se como objetivo verificar a temática das questões hídricas é trabalhada em dois livros, a pesquisa é de caráter qualitativo, através de uma aproximação da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) utiliza citações das fontes, através de indicadores construídos ao longo da pesquisa. Como resultados identificamos que os livros didáticos abordam sobre as questões hídricas, e especificamente, sobre a região Nordeste, contudo o fazem de forma fragmentada, muitas vezes dicotomizando os aspectos naturais e humanos. Como também, encontramos estereótipos construídos sobre a figura do nordestino. Por isso, constatamos que este material não deve ser o único a ser utilizado para trabalhar esta temática no ensino de Geografia. Assim, tem-se como alternativa o uso da pedagogia de projetos para que haja possibilidade de uma construção do conhecimento geográfico menos fragmentada e mais crítica sobre a realidade nordestina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleQuestões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractGiven the difficulties that the Northeastern population faces with water issues and the importance of this theme for Geography, emerged the following questions: this topic has been discussed in schools? How is discussed in textbooks of Geography? Thus, it has as objective to verify the theme of water issues is crafted in two books, the research is qualitative, through an approach of content analysis (Bardin, 1977) uses quotes from sources, through indicators built to during the research. The results identified that textbooks deal on water issues, and specifically on the Northeast, but do so in a fragmented way, often dichotomizes natural and human aspects. As well, we find stereotypes built on the northeastern figure. So, we found that it should not be the one to be used to work this theme in teaching geography. Thus, we have an alternative use of the pedagogy of projects so that there is possibility of construction of geographical knowledge less fragmented and more critical on the northeastern reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629
dc.date.accessioned2021-12-20T12:14:36Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T12:14:36Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didático de geografiapt_BR
dc.subjectQuestão hídrica no Nordestept_BR
dc.subjectNordeste - questão hídricapt_BR
dc.subjectConhecimento geográficopt_BR
dc.subjectSistemas atmosféricos - Nordeste Brasileiropt_BR
dc.subjectHidrologiapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectPolíticas para a convivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectWater issue in the Northeastpt_BR
dc.subjectNortheast - water issuept_BR
dc.subjectGeographic knowledgept_BR
dc.subjectAtmospheric systems - Northeast Brazilpt_BR
dc.subjectHydrologypt_BR
dc.subjectCoexistence with the semiaridpt_BR
dc.subjectPolicies for living with the semiarid regionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWater issues in the Northeast Region and the textbook: a look at the construction of geographic knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo. Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico. 2016. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLYANE RODRIGUES DE ARAÚJO ALVES - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfKellyane Rodrigues de Araújo Alves - TCC Monografia Lic Geografia CH 2016.598.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.