Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, S. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1031036506547302pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.contributor.referee1RAMALHO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2SOUSA, Thiago Romeu.
dc.description.resumoNo contexto no qual está inserida a educação no Brasil, o ensino básico na rede pública brasileira é um problema complexo no qual se ligam diversos caminhos entrelaçados por um fator comum, o ensino e aprendizagem. Caminhos estes que podem sofrer influências de eventos e processos de várias escalas nos quais muitas vezes a prioridade não é a educação, consequentemente pode acarretar uma precarização do ensino público. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo, realizar uma análise do programa PNLD na escola Raul Córdula, buscando entender o processo de escolha do livro didático e qual a efetividade do mesmo no ensino de Geografia na instituição. Para chegarmos ao nosso propósito, foi realizado um diagnóstico físico e pedagógico, com a finalidade de entender em qual cenário se estabelece o livro na escola campo de pesquisa, isso posto, a coleta de dados foi feita através de questionários semiestruturados sobre o tema abordado e aplicados para a diretoria e os professores de Geografia, por entendermos que são as fontes mais seguras das que podemos consultar sobre a temática na instituição citada. Com a análise da escola, percebemos que a mesma possui boas condições, com relação ao espaço físico, material didático, e outros recursos disponíveis através de programas governamentais, o livro didático é o principal recurso em sala de aula, nesse contexto, a escolha do livro na mesma embora seja bem elaborada pelos professores, é um pouco equivocada, devido a os professores não analisarem todas as obras oferecidas pelo PNLD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleUma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo.pt_BR
dc.date.issued2015-11
dc.description.abstractThe context in which it operates education in Brazil, Basic education in Brazilian public schools is a very complex issue on which binds many ways intertwined by a common factor, teaching and learning. These paths that can be influenced by events and processes of various scales in which many times the priority is not education thus can lead to a precarious public education. Therefore, the this paper aims, conduct an analysis of PNLD program, in school Raul Cordula, trying to understand the process of choosing the textbook and that the effectiveness of it in geography teaching at the institution. To reach our purpose, we performed a physical and pedagogical diagnosis, in order to understand in which scenario is established book at school search field, it said, the data collection was made through semi-structured questionnaires on the topic and applied to the board and Geography teachers, because we believe that are the strongest sources from which we can consult on the subject in this institution. With the school's analysis, we realize that it has good conditions with respect to physical space, educational materials, and other resources available through government programs, the textbook is the main resource in the classroom, in this context, the choice of book at the same although it is well thought out by teachers, it is somewhat misleading, because the teachers do not analyze all the works offered by PNLD.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602
dc.date.accessioned2021-12-17T19:51:37Z
dc.date.available2021-12-17
dc.date.available2021-12-17T19:51:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático - PNLDpt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectAnálise política - Programa Nacional do Livro Didático - PNLDpt_BR
dc.subjectPNLD - Programa Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectEscola Raul Córdula - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectNational Textbook Program - PNLDpt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectPolitical analysis - National Textbook Program - PNLDpt_BR
dc.subjectPNLD - National Textbook Programpt_BR
dc.subjectRaul Córdula School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectPhotos - Raul Córdula School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Severino Prudêncio da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA political analysis of the PNLD Program at Escola Raul Córdula: feasibility, effectiveness and process.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Severino Prudêncio da. Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEVERINO PRUDÊNCIO DA SILVA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfSeverino Prudêncio da Silva - TCC Monografia Lic Geografia CH 2015.629.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.