Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA JUNIOR, J. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7796393000026897 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TORRES, Denise Xavier. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TORRES, D. X. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. | - |
dc.contributor.referee1ID | ARAÚJO, B. M. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.referee2ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silvajunior | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa intitulada avaliação integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento realizado entre 2020 e 2021 como trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. Nesta pesquisa adotamos a abordagem explicativa-exploratória e tivemos como objetivo geral: Compreender como se manifesta, ou não, o processo de integração dos saberes matemáticos às demais disciplinas a partir dos instrumentos de avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dois professores pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede publica da cidade de Serra Branca – PB. Constatamos que os professores pesquisados compreendem que os conteúdos matemáticos são importantes na integração ou interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento. Quanto à integração dos conteúdos matemáticos nos instrumentos de avaliação percebemos que ainda há uma lacuna. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação: integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
dc.description.abstract | In this paper, we present a research entitled evaluation: integration of mathematical knowledge in the early years with other areas of knowledge carried out between 2020 and 2021 as a final course work for the Specialization in Contextualized Education for Living with the Semiarid Region. In this research, we adopted the explanatoryexploratory approach and we had as the general objective: to understand how the process of integrating mathematical knowledge into other disciplines is manifested, or not, using the learning assessment instruments. The research was carried out with two pedagogue teachers who work in the early years of elementary school in the public network in the city of Serra Branca – PB. We found that the researched professors understand that mathematical content is important in the integration or interdisciplinarity with other areas of knowledge. As for the integration of mathematical content in the assessment instruments, we realized that there is still a gap. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T17:42:20Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10 | - |
dc.date.available | 2021-09-10T17:42:20Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Matemática no ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Math education | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics in elementary school | pt_BR |
dc.subject | Math teaching | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA JUNIOR, José Manoel da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment: integration of mathematical knowledge in the early years with other areas of knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, José Manoel da. Avaliação : integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento. 2021. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ MANOEL DA SILVA JUNIOR - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdf | José Manoel da Silva Junior - Especialização em Educação Contextualizada 2021. | 419.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.