Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FARIAS, J. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1145667632868140 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. | - |
dc.contributor.referee1ID | FARIAS, T. J. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. | - |
dc.contributor.referee2ID | ALENCAR, A. C. M. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.farias | - |
dc.description.resumo | A referida pesquisa é resultado do curso de especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, da UFCG-CDSA/Sumé-PB, teve por objetivo elaborar e realizar uma proposta metodológica com a temática “O Semiárido Brasileiro” na Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, verificando como essa proposta pode ajudar os mesmos na compreensão sobre o Semiárido Brasileiro. A mesma foi desenvolvida a partir das discussões e questionamentos presentes no componente curricular intitulado: Condições Históricas e Materiais de Produção da existência de homens e mulheres no Semiárido Brasileiro, realizado no curso de especialização, o qual oportunizou uma vivência em sala de aula. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre o Semiárido: (MALVEZZI, 2007), (AB’SABER, 2003), (MOTA, 2018), da pesquisa-participante (MARQUES, 2016) entre outros. Ao final da pesquisa compreendemos que uma proposta de formação contextualizada no Semiárido para os alunos da EJA não pode limitar-se somente aos aspectos pedagógicos, precisa assumir um caráter político pedagógico de transformação, devendo ser uma educação construída e discutida no contexto histórico dos envolvidos com a proposta pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
dc.description.abstract | This research is a result of the Specialization Course in Contextualized Education for dealing with the semiarid, at UFCG/CDSA - Sumé, PB. It aimed to elaborate and carry out a methodological proposal about "The Brazilian Semiarid" for Youth and Adult Education at Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, in order to find out how the proposal can help its students understand the Brazilian Semiarid Region. The proposal was developed based on the discussions and questions from the curricular component Historical and Material Conditions of Production of the Existence of Men and Women in the Brazilian Semiarid Region, carried out in the aforementioned specialization course, in which an opportunity for classroom experience was provided. The research methodology is qualitative in nature, using bibliographic procedure for literature review and the construction of the theoretical framework about the Semi-arid region: (MALVEZZI, 2007; AB’SABER, 2003; MOTA, 2018), the participant research (MARQUES, 2016), among others. As a conclusion, a contextualized education proposal for EJA students in the Semiarid region cannot be limited only to pedagogical aspects. It must assume a pedagogical political character of transformation, and it must be an education constructed and discussed in the historical context of those involved with the pedagogical proposal. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888 | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T16:42:06Z | - |
dc.date.available | 2021-08-27 | - |
dc.date.available | 2021-08-27T16:42:06Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Semiárido Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos | pt_BR |
dc.subject | Proposta metodológica | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Brazilian semiarid | pt_BR |
dc.subject | José Leal Ramos State Journalist School | pt_BR |
dc.subject | Methodological proposal | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Jozilene Ferreira de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The semiarid in the school context:.a proposal educational methodology contextualized in the EJA of State School Journalist José Leal Ramos. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Jozilene Ferreira de. O Semiárido no contexto escolar: uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOZILENE FERREIRA DE FARIAS - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdf | Jozilene Ferreira de Farias - Especialização em Educação Contextualizada 2021. | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.