Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1145667632868140pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, T. J. V.pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.farias-
dc.description.resumoA referida pesquisa é resultado do curso de especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, da UFCG-CDSA/Sumé-PB, teve por objetivo elaborar e realizar uma proposta metodológica com a temática “O Semiárido Brasileiro” na Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, verificando como essa proposta pode ajudar os mesmos na compreensão sobre o Semiárido Brasileiro. A mesma foi desenvolvida a partir das discussões e questionamentos presentes no componente curricular intitulado: Condições Históricas e Materiais de Produção da existência de homens e mulheres no Semiárido Brasileiro, realizado no curso de especialização, o qual oportunizou uma vivência em sala de aula. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre o Semiárido: (MALVEZZI, 2007), (AB’SABER, 2003), (MOTA, 2018), da pesquisa-participante (MARQUES, 2016) entre outros. Ao final da pesquisa compreendemos que uma proposta de formação contextualizada no Semiárido para os alunos da EJA não pode limitar-se somente aos aspectos pedagógicos, precisa assumir um caráter político pedagógico de transformação, devendo ser uma educação construída e discutida no contexto histórico dos envolvidos com a proposta pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.pt_BR
dc.date.issued2021-07-12-
dc.description.abstractThis research is a result of the Specialization Course in Contextualized Education for dealing with the semiarid, at UFCG/CDSA - Sumé, PB. It aimed to elaborate and carry out a methodological proposal about "The Brazilian Semiarid" for Youth and Adult Education at Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, in order to find out how the proposal can help its students understand the Brazilian Semiarid Region. The proposal was developed based on the discussions and questions from the curricular component Historical and Material Conditions of Production of the Existence of Men and Women in the Brazilian Semiarid Region, carried out in the aforementioned specialization course, in which an opportunity for classroom experience was provided. The research methodology is qualitative in nature, using bibliographic procedure for literature review and the construction of the theoretical framework about the Semi-arid region: (MALVEZZI, 2007; AB’SABER, 2003; MOTA, 2018), the participant research (MARQUES, 2016), among others. As a conclusion, a contextualized education proposal for EJA students in the Semiarid region cannot be limited only to pedagogical aspects. It must assume a pedagogical political character of transformation, and it must be an education constructed and discussed in the historical context of those involved with the pedagogical proposal.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888-
dc.date.accessioned2021-08-27T16:42:06Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T16:42:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectSemiárido Brasileiropt_BR
dc.subjectEscola Estadual Jornalista José Leal Ramospt_BR
dc.subjectProposta metodológicapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectBrazilian semiaridpt_BR
dc.subjectJosé Leal Ramos State Journalist Schoolpt_BR
dc.subjectMethodological proposalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Jozilene Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe semiarid in the school context:.a proposal educational methodology contextualized in the EJA of State School Journalist José Leal Ramos.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Jozilene Ferreira de. O Semiárido no contexto escolar: uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOZILENE FERREIRA DE FARIAS - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfJozilene Ferreira de Farias - Especialização em Educação Contextualizada 2021.1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.