Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775370812173796pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.batista-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo geral discutir algumas funções sobre o lúdico na educação contextualizada o processo de ensino e a partir das contribuições teóricas propostas por Vygotsky (1987,2007), Fonseca (2008), Kishimoto (1993), dentre outros autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da temática em questão. Utilizou-se, portanto, como método uma leitura exploratória e, por como seguinte, de uma leitura seletiva do material bibliográficos da temática abordada. Tomamos, como objetivos específicos a serem almejados: a) expor a produção teórica sobre o lúdico e sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes b) apresentarem um levantamento histórico sobre o lúdico na brincar e o seu processo evolutivo econômico, social e cultural; c) discutir sob uma ótica didática o brincar com o proposta lúdica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A problematização do trabalho é a seguinte: Quais seriam as funções da atividade lúdica na construção de uma educação contextualizada para as escolas da região do Semiárido das series iniciais? Como hipótese para esse questionamento, consideramos, que todo processo educativo é um processo metodológico adotado, ou seja, por meio do qual o docente adota uma metodologia para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é preciso ter clareza de que o jogo pode possibilitar o encontro de aprendizagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2021-08-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828-
dc.date.accessioned2021-08-25T18:14:19Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-08-25T18:14:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdico na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectCultura lúdicapt_BR
dc.subjectBrinquedo e Educaçãopt_BR
dc.subjectPlayful in educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectPlayful culturept_BR
dc.subjectToy and educationpt_BR
dc.subjectJuguetón en la educaciónpt_BR
dc.subjectEducación contextualizadapt_BR
dc.subjectEducación lúdicapt_BR
dc.subjectCultura lúdicapt_BR
dc.subjectJuguete y educaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Cristina de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of playfulness in contextualized education in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Cristina de Sousa. A importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo tiene como objetivo general discutir algunas funciones sobre o lúdico en al educación contextualizada o proceso de enseñanza e a partir das contribuciones teóricas propuestas por Vygotsky (1987,2007), Fonseca (2008), Kishimoto (1993), dentre outros autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da temática en questión. Utilizou-se, portanto, como método uma leitura exploratória e, por como seguinte, de una lectura selectiva do material bibliográficos da temática abordada. Tomamos, com los objetivos específicos a serem almejados: a) expoer la producción teórica sobre el lúdico e sobre o processo de enseñanza y aprendizagem dos estudantes b) apresentaren un levantamento histórico sobre o lúdico na brincar e o seu processo evolutivo econômico, social e cultural; c) discutir sob uma ótica didática o brincar com o proposta lúdica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A problematização do trabalho é a seguinte: Cuales seriam as funcciones da actividades lúdica na construção de uma educação contextualizada para as escuelas da región do Semiárido das series iniciais? Como hipótese para esse questionamento, consideramos, que todo processo educativo es un proceso metodológico adotado, ou seja, por meio do cuál o docente adota uma metodologia para desenrolo o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é preciso ter clareza de que el juego pode possibilitar o encontro de aprendizagens.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA DE SOUSA BATISTA - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfCristina de Sousa Batista - Especialização em Educação Contextualizada 2021573.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.