Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, M. H. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814595372135451pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Udson.
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, U.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8715098938592033pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Veralucia S.
dc.contributor.referee2COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.description.resumoA Genética é uma área da Biologia cujos conhecimentos produzidos estão intimamente ligados ao cotidiano das pessoas, uma vez que estes proporcionaram grandes avanços biotecnológicos como o exame de DNA, edição gênica e alimentos geneticamente modificados, por exemplo. Além disso, a Genética também proporcionou grandes transformações na maneira como os seres ­vivos são classificados, isto é, através do parentesco e não mais por semelhanças morfológicas. Mesmo tendo um forte impacto na sociedade, a Genética ainda é uma disciplina em que grande parte dos alunos tem dificuldades de compreensão, devido à complexidade dos conteúdos. Este trabalho teve como objetivo primeiro avaliar os principais desafios enfrentados pelos alunos para o processo de ensino ­aprendizagem na disciplina de Genética. Diante disso, foram entrevistados 58 alunos vinculados e egressos ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande; através de um formulário online com dez questões discursivas. Segundo os entrevistados, as principais dificuldades enfrentadas para o aprendizado de temas relacionados à Genética são: resolver questões que envolvam cálculos ou raciocínio lógico, dificuldade de abstração e compreensão do conteúdo e falta de uma base teórica de temas que são abordados na disciplina Biologia no Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.titleObstáculos à efetivação do ensino-aprendizagem em Genética: percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG Campus Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2020-12-01
dc.description.abstractGenetics is an area of Biology, the knowledge of which is closely linked to the daily lives of people, since it has provided major biotechnological advances, such as the examination of DNA, gene editing, and genetically modified foods. Furthermore, genetics has also provided great transformations regarding the way via which living beings are classified; that is, through kinship and no longer through logical similarities. Even though it has a strong impact on society, genetics is still a course that most students find difficult, due to the complexity of its contents. The main objective of this work was to evaluate the main challenges faced by the students in the teaching­learning process in the subject of Genetics. In view of this, 58 students enrolled and engaged in the degree course of Biological Sciences in the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande were interviewed through an online form with ten discursive questions. According to the interviewees, the main difficulties faced in learning the themes related to Genetics are the following: solving questions involving calculations or logical thinking, difficulties in understanding the abstract content of the course, and a lack of a theoretical basis regarding themes that were addressed in High School.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18593
dc.date.accessioned2021-05-05T17:28:46Z
dc.date.available2021-04-05
dc.date.available2021-05-05T17:28:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectGenetics teachingpt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Maria Helena Pinto.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeObstacles to the effectiveness of teaching-learning in Genetics: perceptions of students in the Biological Sciences Degree course at UFCG Campus Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria Helena Pinto. Obstáculos à efetivação do ensino-aprendizagem em Genética: percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG Campus Cajazeiras-PB. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA HELENA PINTO GONÇALVES. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.2020.pdfMaria Helena Pinto Gonçalves. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2020.270.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.