Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | OLIVEIRA, H. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6615139269190455 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Márcia Candeia. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivos (I) refletir sobre o fazer docente em situação de estágio supervisionado, utilizando as noções de planejamento e de sequência didática que concretizam essa prática, além de (II) demonstrar como os estagiários articulam os eixos didáticos, a saber - leitura, escrita e análise linguística - na Sequência Didática elaborada pelos mesmos. Assim, essa pesquisa, qualitativa e de natureza interpretativista, elege o contexto de ensino de Língua Portuguesa como o locus de investigação e reflexão sobre o fazer docente e tem como corpus a sequência didática elaborada para um período de estágio supervisionado que dois estagiários do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – PB elaboraram para a ministração de suas aulas da disciplina Estágio de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Esse estágio foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio situada na cidade de Campina Grande em uma turma do ensino fundamental I – 6o ano. Uma das vertentes a serem desenvolvidas no estágio se constitui na preparação dos alunos daquela escola para participarem das Olimpíadas de Língua Portuguesa que, no caso do 6o ano, o gênero trabalhado foi o poema. As reflexões obtidas para a elaboração desse trabalho monográfico foram fundamentadas a partir das contribuições teóricas e metodológicas de: Pimenta e Lima (2004) sobre estágio, Araújo e Kemiac (2010), Bezerra e Reinaldo (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Perrenoud (2002), Zabala (2010), Bunzen (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (1996, 1997, 2006), Mendonça (2006), Moita-Lopes (2006), Godoy (1995) e Lüdke e André (1986). Sobre os resultados obtidos da análise da SD, verificamos que a articulação dos eixos de ensino foi realizada de maneira satisfatória tendo em vista que eles agiram em consonância com os novos rumos pensados para o ensino-aprendizagem de uma LM. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909 | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-02T02:55:42Z | - |
dc.date.available | 2021-04-01 | - |
dc.date.available | 2021-04-02T02:55:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Eixos de ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado - língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Planejamento e prática docente | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais - sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject | Pratique de l'enseignement - portugais | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - portuguese | pt_BR |
dc.subject | Práctica docente - portugués | pt_BR |
dc.subject | Stage supervisé - langue portugaise | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship - Portuguese language | pt_BR |
dc.subject | Pasantía supervisada - idioma portugués | pt_BR |
dc.subject | Planificación y práctica docente | pt_BR |
dc.subject | Planning and teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Planification et pratique de l'enseignement | pt_BR |
dc.subject | Genres textuels - séquences didactiques | pt_BR |
dc.subject | Textual genres - didactic sequences | pt_BR |
dc.subject | Géneros textuales - secuencias didácticas | pt_BR |
dc.subject | Secuencias didácticas | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequences | pt_BR |
dc.subject | Séquences didactiques | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Heloisa Costa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Réflexions sur l'enseignement comme séquence d'enseignement en situation de stage. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Heloisa Costa de. Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELOISA COSTA DE OLIVEIRA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2017.pdf | Heloisa Costa de Oliveira - TCC Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2017 | 570.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.