Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, M. R. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5740645351907279 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PINHEIRO-MARIZ, Josilene. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PINHEIRO-MARIZ, J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CORREIA NETO, Lino Dias. | - |
dc.contributor.referee2 | COSTA, Marcos Antônio Margarido. | - |
dc.description.resumo | Muito se discute a respeito de qual seria o momento mais adequado para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Comumente se aponta a fase da infância como sendo a mais propícia; outros diriam ser a adolescência ou a fase adulta. A partir desse questionamento, pretendemos discutir, nesta pesquisa, qual seria o momento ideal para a aprendizagem de uma LE. Além disso, buscamos identificar quais principais fatores neurodidáticos motivam a aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira) para crianças, averiguando como esses estímulos podem instigar o imaginário e o lúdico na criança. Feitas essas ponderações, sugerimos algumas propostas metodológicas para que esse processo seja ativado, no ensino da língua francesa para crianças. Assim, nesta pesquisa-ação, examinamos fundamentos teóricos sobre a aprendizagem e a aquisição de línguas estrangeiras para essa faixa etária, com foco no aprendizado do FLE em uma realidade exolíngue brasileira, a partir das reflexões de Reyes (2010), Lago (2011) e de Shaffer (2009), dentre outros estudiosos. Os participantes e colaboradores desta pesquisa foram crianças entre três e cinco anos de idade, matriculadas na Unidade de Educação Infantil (UEI), da Universidade Federal de Campina Grande, seus pais e/ ou responsáveis e as professoras/educadoras, responsáveis pela formação geral desses aprendizes de FLE. Como resultados obtidos, pode-se enfatizar a constatação de que há um período sensível da maturação cognitiva que favorece a aquisição de uma LE. Também constatamos que a partir da aplicação das sequências didáticas elaboradas para esta pesquisa e adequadas à faixa etária dos aprendizes, obtivemos resultados satisfatórios, uma vez que as crianças tiveram, claramente, seu acervo lexical ampliado a partir da participação nas atividades lúdicas propostas nesta pesquisa-ação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888 | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T15:41:23Z | - |
dc.date.available | 2021-03-30 | - |
dc.date.available | 2021-03-30T15:41:23Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Francês para crianças | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de língua estrangeira - crianças | pt_BR |
dc.subject | Fatores neurodidáticos - aprendizagm do francês | pt_BR |
dc.subject | Francês como língua estrangeira - ensino | pt_BR |
dc.subject | Crianças - aprendizagem de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de língua estrangeira - crianças | pt_BR |
dc.subject | Unidade de Edycação Infantil - UEI - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Maturação cognitiva - aquisição de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas - ensino de francês | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação - ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Language acquisition | pt_BR |
dc.subject | Adquisición lingüística | pt_BR |
dc.subject | Acquisition du language | pt_BR |
dc.subject | Français pour les enfants | pt_BR |
dc.subject | Francés para niños | pt_BR |
dc.subject | French for children | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Développement cognitif | pt_BR |
dc.subject | Apprentissage des langues étrangères - enfants | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje de lenguas extranjeras: niños | pt_BR |
dc.subject | Foreign language learning - children | pt_BR |
dc.subject | Neurodidactic factors - learning French | pt_BR |
dc.subject | Factores neurodidacticos - aprender francés | pt_BR |
dc.subject | Facteurs neurodidactiques - Apprendre le français | pt_BR |
dc.subject | Enfants - apprentissage des langues étrangères | pt_BR |
dc.subject | Niños - aprendizaje de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.subject | Children - foreign language learning | pt_BR |
dc.subject | Foreign language acquisition - children | pt_BR |
dc.subject | Adquisición de lenguas extranjeras: niños | pt_BR |
dc.subject | Acquisition d'une langue étrangère - enfants | pt_BR |
dc.subject | Maturation cognitive - acquisition d'une langue étrangère | pt_BR |
dc.subject | Maduración cognitiva - adquisición de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.subject | Cognitive maturation - foreign language acquisition | pt_BR |
dc.subject | Action Research - Foreign Language Teaching | pt_BR |
dc.subject | Investigación-acción - Enseñanza de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.subject | Recherche-action - Enseignement des langues étrangères | pt_BR |
dc.subject | Séquences pédagogiques - Enseignement du français | pt_BR |
dc.subject | Secuencias didácticas - Enseñanza del francés | pt_BR |
dc.subject | Teaching sequences - French teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Maria Rennally Soares da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Aspects neurodidactiques impliqués dans l'acquisition / l'apprentissage de la langue française pour les enfants. | pt_BR |
dc.title.alternative | Neurodidactic aspects involved in the acquisition / learning of the French language for children. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Rennally Soares da. Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças. 2014. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888 | pt_BR |
dc.description.resume | On discute beaucoup sur ce qui serait le moment le plus approprié pour l'apprentissage d'une langue étrangère (LE). Couramment on affirme qui la phase de l’enfance est la plus propice ; d’autres disent que c'est l’adolescencel'âge adulte. À partir de cette interrogation, nous avons l'intention de discuter, dans cette recherche, ce qui serait le moment idéal pour l'apprentissage d’une LE. De plus, nous cherchons à identifier quels sont les principaux facteurs neurodidactiques qui motivent l'apprentissage du FLE (Français langue étrangère) pour les enfants, en examinant comment ces stimuli peuvent susciter l'imagination et ludique chez les enfants. Compte tenu de ces considérations, on suggère quelques propositions méthodologiques pour que ce processus soit activé dans l'enseignement du français aux enfants. À cette fin, dans cette recherche-action nous avons étudié les fondements théoriques basés sur l'apprentissage et l'acquisition des langues étrangères pour les enfants, en mettant l'accent sur l'apprentissage du Français comme Langue Étrangère (FLE) dans une réalité brésilienne exolingue à travers les réflexions de Reyes (2010), Lago (2011) et de Shaffer (2009), parmi d’autres chercheurs. Les participants et/ou collaborateurs de cette recherche sont des enfants de trois à cinq ans, inscrits dans l’Unité d’Éducation Infantile (UEI)2, de l’Université Fédérale de Campina Grande, leurs parents respectifs et/ou tuteurs, ainsi que les enseignants/éducateurs, responsables de la formation générale de ces apprenants du FLE. Concernant les résultats obtenus, on peut observer notamment qu’il y a une période sensible de maturation cognitive qui favorise l'acquisition d'une langue étrangère. À partir de l'élaboration et de l'application des séquences didactiques appropriées au groupe d'âge des apprenants, nous avons eu des résultats satisfaisants, une fois que les enfants ont obtenu un approfondissement de leurs connaissances lexicales, par l'intermédiaire de leur participation à des activités ludiques proposées par cette recherche-action. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA RENNALLY SOARES DA SILVA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2014.pdf | Maria Rennally Soares da Silva - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2014 | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.