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dc.creator.IDSILVA, N. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563370581651616pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, C. V. A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325092221947739pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA BRANCO, Sinara de.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise da tradução do romance Moi, Tituba sorcière... Noire de Salem (1986), de Maryse Condé com vistas a responder ao seguinte questionamento: como as tendências deformadoras elencadas por Antoine Berman se manifestam na tradução de Angela Melim para o romance supracitado? Para isso, nos baseamos nas reflexões de Berman (2013) acerca da analítica da tradução e da sistemática da deformação. Nossa pesquisa se caracteriza como descritiva-explicativa (OLIVEIRA (2008), analítica (PRODANOV; FREITAS, 2013); quanti-qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013; TOZONI-REIS, 2010) e documental (SÁSILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009) e, para respondermos ao questionamento do qual ela se origina, elencamos o seguinte objetivo: analisar a tradução em língua portuguesa do romance Moi, Tituba sorcière... Noire de Salem (1986), de Maryse Condé, traduzido por Angela Melim sob o título de Eu, Tituba, feiticeira... negra de Salem (1997), a fim de verificar a manifestação das tendências deformadoras discutidas por Berman (2013). Para chegarmos ao nosso objetivo principal, os seguintes objetivos específicos foram traçados: identificar as tendências deformadoras de maior recorrência na tradução supracitada e analisar os casos de deformações encontrados à luz da Analítica da Tradução de Antoine Berman. A justificativa principal do nosso trabalho é a necessidade de se fornecer embasamento analítico-científico que fundamente ou invalide críticas feitas acerca da tradução analisada. Em ocasião da análise, limitamo-nos aos dois primeiros capítulos da tradução de Melim e do original de Condé, devido à extensão da obra. Da mesma forma, julgamos mais produtivo o estudo de apenas cinco tendências dentre as treze elencadas por Berman, apesar da ocorrência de diversas outras. Serão analisadas: racionalização, clarificação, destruição dos ritmos, empobrecimento qualitativo e empobrecimento quantitativo. Além de comprovarmos a abundância das deformações em Eu, Tituba, feiticeira... negra de Salem, nossa pesquisa verificou a ocorrência de um fenômeno não observado por Berman, o “enriquecimento quantitativo”, o qual denominamos dessa maneira por se tratar de um oposto exato do “empobrecimento quantitativo” estudado pelo autor. Por fim, esperamos que esta pesquisa suscite outros trabalhos acerca das traduções dos romances de Maryse Condé, bem como a elaboração de novas traduções e reedições desses, uma vez que eles são de difícil acesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleAnálise de Eu, tituba, feiticeira... negra de salem, de Maryse Condé à luz da analítica da tradução de Antoine Berman.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17875-
dc.date.accessioned2021-03-29T21:54:02Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T21:54:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnalítica da tradução - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectSistemática da deformação - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectTradutologiapt_BR
dc.subjectMaryse Condépt_BR
dc.subjectTitubapt_BR
dc.subjectLiteratura francesa - traduçãopt_BR
dc.subjectRomance francês - traduçãopt_BR
dc.subjectEstudos da traduçãopt_BR
dc.subjectHistória da traduçãopt_BR
dc.subjectAnalyse de la traduction - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectAnalítica de traducción - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectTranslation analytics - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectDeformation systematics - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectSistemática de la deformación - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectSystématique de la déformation - Antoine Bermanpt_BR
dc.subjectLittérature française - Traductionpt_BR
dc.subjectLiteratura francesa - Traducciónpt_BR
dc.subjectFrench Literature - Translationpt_BR
dc.subjectAntoine Berman - analítica da traduçãopt_BR
dc.subjectAntoine Berman - translation analyticspt_BR
dc.subjectAntoine Berman - Analyse de la traductionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Natielly Rosa da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalyse de "Moi, tituba, sorcière ... noire de salem", par Maryse Condé à la lumière de l'analyse de la traduction d'Antoine Berman.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Natielly Rosa da. Análise de Eu, tituba, feiticeira... negra de salem, de Maryse Condé à luz da analítica da tradução de Antoine Berman. 2018. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17875pt_BR
dc.description.resumeCe travail présente l’analyse de la traduction du roman Moi, Tituba sorcière... Noire de Salem (1986) de Maryse Condé, avec pour objectif de répondre à la problématique suivante: comment les tendances déformantes décrites par Antoine Berman se manifestent-elles dans la traduction mentionnée ci-dessus? Pour cela, nous nous basons sur les réflexions de Berman (2013) à propos de l’analytique de la traduction et de la systématique de la déformation. Notre recherche se caratérise comme descriptive-explicative (OLIVEIRA (2008), analytique (PRODANOV; FREITAS, 2013), quantitative et qualitative (PRODANOV; FREITAS, 2013; TOZONI-REIS, 2010) et documentaire (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009). Pour répondre à la problématique qui est à l’origine des recherches, nous avons comme objectif principal d’analyser la traduction en langue portugaise du roman Moi, Tituba sorcière... Noire de Salem (1986), de Maryse Condé, traduit par Angela Melim sous le titre « Eu, Tituba, feiticeira... negra de Salem» (1997), afin de vérifier la manifestation des tendances déformées discutées par Berman (2013). Pour arriver à notre but principal, les objectifs spécifiques suivants ont été choisis: identifier les tendances déformées qui ont le plus de récurrence dans la traduction susmentionnée et analyser les cas de déformations trouvés sous l’optique de l’Analytique de la traduction d’Antoine Berman. La principale raison de notre travail est la nécessité d’apporter une base analytique-scientifique qui puisse justifier ou annuler les critiques faites sur la traduction analysée. Dans notre analyse, nous nous sommes limitées aux deux premiers chapitres de la traduction de Melim et de l’originel de Condé, en raison de l’extension de l’œuvre. De la même façon, nous avons jugé plus fructueux l’étude de seulement cinq des tendances listées par Berman, même s’il y en a d’autres dans le texte. Nous analyserons la rationalisation, la clarification, la destruction des rythmes, l’appauvrissement qualitatif et l’appauvrissement quantitatif. En plus de prouver l’abondance des déformations dans la traduction « Eu, Tituba, feiticeira... negra de Salem », notre recherche a vérifié l’apparition d’un phénomène que Berman n’a pas observé dans ses discutions, l’« enrichissement quantitatif », que nous avons intitulé comme cela parce qu’il est l’opposé exact de l’« appauvrissement quantitatif » étudié par cet auteur. Finalement, nous espérons que ce travail suscite d’autres recherches à propos des traductions des romans de Maryse Condé, ainsi que l’élaboration de nouvelles traductions et rééditions de ces livres qui sont déjà traduits, puisqu’ils sont encore rares aujourd’hui.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

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NATIELLY ROSA DA SILVA- TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2018.pdfNatielly Rosa da Silva - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2018528.07 kBAdobe PDFView/Open


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