Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALCÂNTARA, G. D. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6420421680162758 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BEZERRA, Maria Auxiliadora. | - |
dc.contributor.advisor1ID | BEZERRA, M. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | LIRA, Sônia Maria de. | - |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos. | - |
dc.description.resumo | Partindo da concepção de que a inclusão educacional em nosso país ainda não acontece de maneira eficaz, observamos que, quando se trata da educação voltada a pessoas cegas, dificilmente as vemos em ambiente escolar e quando isso ocorre a sua inserção não é feita dignamente, pois elas não possuem materiais adequados as suas necessidades constituindo assim mais uma barreira educacional a ser enfrentada. Pensando nessa escassez, e poderíamos até dizer inexistência de materiais didáticos específicos voltados para o trabalho com esse público em nossa realidade e enxergando a relevância do ensino de francês em contexto exolíngue para nossa sociedade, desenvolvemos um curso de francês básico oferecido pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande destinado ao Instituto dos Cegos da mesma cidade, o qual é o único centro voltado para o público totalmente cego ou com algum tipo de deficiência visual da nossa região. Nesse contexto, vimos a necessidade de analisar os materiais didáticos (MD) utilizados durante o curso. Assim, tivemos por objetivo identificar as concepções de aprendizagem e de língua que orientaram a preparação do MD usado nas aulas de Francês como língua estrangeira (FLE) para cegos e a concepção de aprendizagem subjacente ao desenvolvimento das aulas com a utilização desses MD. Para tanto, nos baseamos nos estudos sobre educação inclusiva, concepções de aprendizagem e de linguagem, na teoria da compensação sobre o ensino para indivíduos que têm algum tipo de necessidade especial e em estudos sobre o ensino de língua estrangeira, FLE e MD. Como resultado, identificamos que a concepção de aprendizagem e de linguagem que subjaz ao MD e às aulas ministradas é a interacionista, favorecendo a aprendizagem do FLE em situações comunicativas. Dessa forma, podemos concluir que o MD demonstrou ser eficaz para o que se propôs. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | Concepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868 | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-27T14:57:08Z | - |
dc.date.available | 2021-03-27 | - |
dc.date.available | 2021-03-27T14:57:08Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Material didático de francês | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Cegos - ensino de francês | pt_BR |
dc.subject | Material didático para cegos - língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Cegos e língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Inclusão em ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino de FLE | pt_BR |
dc.subject | Francês como língua estrangeira - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação e inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação de cegos | pt_BR |
dc.subject | Cegos e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação voltada para cegos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Cegos - material didático de francês | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - francês | pt_BR |
dc.subject | Lingua e linguagem - concepção | pt_BR |
dc.subject | Instituto dos Cegos - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | French teaching material | pt_BR |
dc.subject | Matériel didactique du français | pt_BR |
dc.subject | Material didáctico francés | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.subject | Apprentissage des langues étrangères | pt_BR |
dc.subject | Foreign language learning | pt_BR |
dc.subject | Blind people - teaching French | pt_BR |
dc.subject | Aveugles - Enseigner le français | pt_BR |
dc.subject | Personas ciegas - enseñanza de francés | pt_BR |
dc.subject | Material didáctico para ciegos: francés | pt_BR |
dc.subject | Matériel pédagogique pour les aveugles - Français | pt_BR |
dc.subject | Teaching material for the blind - French | pt_BR |
dc.subject | Blind and foreign language | pt_BR |
dc.subject | Langue aveugle et étrangère | pt_BR |
dc.subject | Personas con ceguera y lengua extranjera. | pt_BR |
dc.subject | Inclusión en la enseñanza de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.subject | Inclusion dans l'enseignement des langues étrangères | pt_BR |
dc.subject | Inclusion in foreign language teaching | pt_BR |
dc.subject | French as a foreign language - teaching | pt_BR |
dc.subject | Français langue étrangère - enseignement | pt_BR |
dc.subject | Francés como lengua extranjera - enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Educación de ciegos | pt_BR |
dc.subject | Éducation des aveugles | pt_BR |
dc.subject | Education of the blind | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALCÂNTARA, Géssika Demétrio de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions de l'apprentissage et de la langue, sous-tendant le matériel didactique du français pour les aveugles: une étude de cas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions of learning and language, underlying French foreign language teaching material for the blind: a case study. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, Géssika Demétrio de. Concepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso. 2018. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868 | pt_BR |
dc.description.resume | En partant du principe de l'inclusion d'enseignement dans notre pays n’a pas toujours lieu de manière efficace, nous avons observé que, quand il s´agit de l'enseignement donné aux aveugles, nous les voyons difficilement dans l'atmosphère scolaire et quand cela arrive, leur insertion n'est pas faite dignement, parce qu'ils ne possèdent pas de matériels appropriés à leurs besoins ce qui constitue pour eux une barrière éducative de plus à affronter. En pensant au manque, nous pourrions même dire à l'inexistence de matériels didactiques spécifiques fournis pour le travail avec ce public et en observant la pertinence de l’enseignant de français dans le contexte exolingue dans notre société, nous avons developpé un cours de français débutant offert par le projet d'extension de l'Université Fédérale de Campina Grande à l'Institut des Aveugles de la même ville, qui est le seul centre adapté à un public totalement aveugle ou malvoyant dans notre région. Dans ce contexte, nous avons la necessité d’analyser les materiéls didactiques ( MD) utilisés pendant le cours. Ainsi, nous avions pour objectif d'identifier les conceptions d’apprentissage et de langue qui guidaient la préparation du MD utilisé dans les cours de français comme langue étrangère (FLE) pour les aveugles et la conception de l'apprentissage implicite au développement des cours à travers l’utilisation de ce MD. Pour ce faire, nous nous sommes basés sur les études de l’éducation inclusive, la conception d’apprentissage et du langage, dans la théorie de la compensation sur l'enseignement pour des individus qui ont des besoins spéciaux et dans l’étude sur l'enseignement de LE, FLE et MD. Comme résultat, nous avons identifié que la conception d’apprenantissage et du langage sous-jacent au MD et aux cours est la théorie de l'interaction, favorisant l'apprentissage du FLE dans les situations communicatives. De cette façon, nous pouvons conclure que le MD s´est démontré efficace pour notre étude. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GÉSSIKA DEMÉTRIO DE ALCÂNTARA - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA CH 2018.pdf | Géssika Demétrio de Alcântara - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2018 | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.