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dc.creator.IDALCÂNTARA, G. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420421680162758pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos.-
dc.description.resumoPartindo da concepção de que a inclusão educacional em nosso país ainda não acontece de maneira eficaz, observamos que, quando se trata da educação voltada a pessoas cegas, dificilmente as vemos em ambiente escolar e quando isso ocorre a sua inserção não é feita dignamente, pois elas não possuem materiais adequados as suas necessidades constituindo assim mais uma barreira educacional a ser enfrentada. Pensando nessa escassez, e poderíamos até dizer inexistência de materiais didáticos específicos voltados para o trabalho com esse público em nossa realidade e enxergando a relevância do ensino de francês em contexto exolíngue para nossa sociedade, desenvolvemos um curso de francês básico oferecido pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande destinado ao Instituto dos Cegos da mesma cidade, o qual é o único centro voltado para o público totalmente cego ou com algum tipo de deficiência visual da nossa região. Nesse contexto, vimos a necessidade de analisar os materiais didáticos (MD) utilizados durante o curso. Assim, tivemos por objetivo identificar as concepções de aprendizagem e de língua que orientaram a preparação do MD usado nas aulas de Francês como língua estrangeira (FLE) para cegos e a concepção de aprendizagem subjacente ao desenvolvimento das aulas com a utilização desses MD. Para tanto, nos baseamos nos estudos sobre educação inclusiva, concepções de aprendizagem e de linguagem, na teoria da compensação sobre o ensino para indivíduos que têm algum tipo de necessidade especial e em estudos sobre o ensino de língua estrangeira, FLE e MD. Como resultado, identificamos que a concepção de aprendizagem e de linguagem que subjaz ao MD e às aulas ministradas é a interacionista, favorecendo a aprendizagem do FLE em situações comunicativas. Dessa forma, podemos concluir que o MD demonstrou ser eficaz para o que se propôs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleConcepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868-
dc.date.accessioned2021-03-27T14:57:08Z-
dc.date.available2021-03-27-
dc.date.available2021-03-27T14:57:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMaterial didático de francêspt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectCegos - ensino de francêspt_BR
dc.subjectMaterial didático para cegos - língua francesapt_BR
dc.subjectCegos e língua estrangeirapt_BR
dc.subjectInclusão em ensino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino de FLEpt_BR
dc.subjectFrancês como língua estrangeira - ensinopt_BR
dc.subjectEducação e inclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação de cegospt_BR
dc.subjectCegos e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação voltada para cegospt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectCegos - material didático de francêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - francêspt_BR
dc.subjectLingua e linguagem - concepçãopt_BR
dc.subjectInstituto dos Cegos - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectFrench teaching materialpt_BR
dc.subjectMatériel didactique du françaispt_BR
dc.subjectMaterial didáctico francéspt_BR
dc.subjectAprendizaje de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectApprentissage des langues étrangèrespt_BR
dc.subjectForeign language learningpt_BR
dc.subjectBlind people - teaching Frenchpt_BR
dc.subjectAveugles - Enseigner le françaispt_BR
dc.subjectPersonas ciegas - enseñanza de francéspt_BR
dc.subjectMaterial didáctico para ciegos: francéspt_BR
dc.subjectMatériel pédagogique pour les aveugles - Françaispt_BR
dc.subjectTeaching material for the blind - Frenchpt_BR
dc.subjectBlind and foreign languagept_BR
dc.subjectLangue aveugle et étrangèrept_BR
dc.subjectPersonas con ceguera y lengua extranjera.pt_BR
dc.subjectInclusión en la enseñanza de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectInclusion dans l'enseignement des langues étrangèrespt_BR
dc.subjectInclusion in foreign language teachingpt_BR
dc.subjectFrench as a foreign language - teachingpt_BR
dc.subjectFrançais langue étrangère - enseignementpt_BR
dc.subjectFrancés como lengua extranjera - enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación de ciegospt_BR
dc.subjectÉducation des aveuglespt_BR
dc.subjectEducation of the blindpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALCÂNTARA, Géssika Demétrio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions de l'apprentissage et de la langue, sous-tendant le matériel didactique du français pour les aveugles: une étude de cas.pt_BR
dc.title.alternativeConceptions of learning and language, underlying French foreign language teaching material for the blind: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Géssika Demétrio de. Concepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso. 2018. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868pt_BR
dc.description.resumeEn partant du principe de l'inclusion d'enseignement dans notre pays n’a pas toujours lieu de manière efficace, nous avons observé que, quand il s´agit de l'enseignement donné aux aveugles, nous les voyons difficilement dans l'atmosphère scolaire et quand cela arrive, leur insertion n'est pas faite dignement, parce qu'ils ne possèdent pas de matériels appropriés à leurs besoins ce qui constitue pour eux une barrière éducative de plus à affronter. En pensant au manque, nous pourrions même dire à l'inexistence de matériels didactiques spécifiques fournis pour le travail avec ce public et en observant la pertinence de l’enseignant de français dans le contexte exolingue dans notre société, nous avons developpé un cours de français débutant offert par le projet d'extension de l'Université Fédérale de Campina Grande à l'Institut des Aveugles de la même ville, qui est le seul centre adapté à un public totalement aveugle ou malvoyant dans notre région. Dans ce contexte, nous avons la necessité d’analyser les materiéls didactiques ( MD) utilisés pendant le cours. Ainsi, nous avions pour objectif d'identifier les conceptions d’apprentissage et de langue qui guidaient la préparation du MD utilisé dans les cours de français comme langue étrangère (FLE) pour les aveugles et la conception de l'apprentissage implicite au développement des cours à travers l’utilisation de ce MD. Pour ce faire, nous nous sommes basés sur les études de l’éducation inclusive, la conception d’apprentissage et du langage, dans la théorie de la compensation sur l'enseignement pour des individus qui ont des besoins spéciaux et dans l’étude sur l'enseignement de LE, FLE et MD. Comme résultat, nous avons identifié que la conception d’apprenantissage et du langage sous-jacent au MD et aux cours est la théorie de l'interaction, favorisant l'apprentissage du FLE dans les situations communicatives. De cette façon, nous pouvons conclure que le MD s´est démontré efficace pour notre étude.pt_BR
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GÉSSIKA DEMÉTRIO DE ALCÂNTARA - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA CH 2018.pdfGéssika Demétrio de Alcântara - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 20181.4 MBAdobe PDFView/Open


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