Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEQUENO, V. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5293436428876317 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BEZERRA, Maria Auxiliadora. | - |
dc.contributor.advisor1ID | BEZERRA, M. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos. | - |
dc.description.resumo | No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017-04-12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T21:35:52Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26 | - |
dc.date.available | 2021-03-26T21:35:52Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Francês para crianças | pt_BR |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - Francês | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa - ensino para crianças | pt_BR |
dc.subject | Professor de língua francesa - formação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Enseignement du français - Enfants | pt_BR |
dc.subject | French Language Teaching - Children | pt_BR |
dc.subject | French for children | pt_BR |
dc.subject | Français pour les enfants | pt_BR |
dc.subject | Formation des enseignants - français | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - French | pt_BR |
dc.subject | French language - teaching for children | pt_BR |
dc.subject | Langue française - enseignement pour les enfants | pt_BR |
dc.subject | Professeur de langue française - formation | pt_BR |
dc.subject | French language teacher - training | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education - French language | pt_BR |
dc.subject | Éducation de la petite enfance - Langue française | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEQUENO, Vanessa Cavalcante. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VANESSA CAVALCANTE PEQUENO - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2017.pdf | Vanessa Cavalcante Pequeno - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2017 | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.