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dc.creator.IDPAVÃO, L. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7678282474236039pt_BR
dc.contributor.advisor1PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo.
dc.contributor.advisor1IDPEDERNEIRAS, M. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074595437987801pt_BR
dc.contributor.referee1BASSO, Ana Paula.
dc.contributor.referee1IDBASSO, A. P.pt_BR
dc.contributor.referee2MORAIS, José Jassuipe da Silva.
dc.contributor.referee2IDMORAIS, J. J. S.pt_BR
dc.description.resumoO controle social é um importante meio para o exercício da cidadania. Todavia, este direito, apesar de naturalmente positivo para a Administração Pública, encontra barreiras para sua efetivação plena. Isto ocorre pela falta de uma cultura participativa, práticas patrimonialistas e o descrédito da população pelas suas instituições de representação. Em suma, constatou-se que o controle social só será bem-sucedido quando essas práticas forem efetivamente enfrentadas em nossa sociedade. Ressalta-se o papel de destaque que cabe à educação nesse processo, pois esta é fundamental para as transformações sociais e a formação de cidadãos com mais senso crítico. Dessa forma, conduziu-se um estudo para analisar se a implementação de ações educativas poderá contribuir para a ressignificação do controle social no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Para isso, foi realizada uma pesquisa com alunos do quarto ano deste Instituto, pertencentes às turmas de nível integrado de Têxtil, Vestuário, Informática e Eletrotécnica. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados em duas etapas entre os meses de setembro a dezembro de 2017. Na primeira etapa, utilizou-se como fonte de evidência um questionário composto por dezesseis questões. Ainda na primeira etapa, foi realizada uma análise preliminar dos questionários através do sistema SPSS Software, cujos dados foram apresentados em forma de quadros. Na segunda etapa, a pesquisadora elaborou ações com o intuito de fortalecer os pontos críticos observados, a partir de dados obtidos com os questionários; esses relatos foram feitos por fotografias. Por fim, a pesquisadora reaplicou dez questões do questionário proposto inicialmente e analisou, por meio do sistema SPSS Software, os resultados obtidos após a implementação das ações. A partir dos resultados apresentados, concluiu-se que a implementação das ações educativas modificou a percepção dos discentes sobre controle social, contribuindo para que estes entendessem a relevância dessa temática para a gestão pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.titleUm estudo da ressignificação do controle social no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó.pt_BR
dc.date.issued2018-02-20
dc.description.abstractSocial control is very important to citizenship practice. Although this right is naturally positive to the public administration, it faces barriers when it comes to its fully realization. This happens due to the lack of a participative culture, of patrimonial practices as well as to the population’s disbelief in their institutions of political representations. In short, it has been noticed that the social control will only be successful when these practices are effectively discussed in our society. The role of education in this process is thus highlighted for it is fundamental to social transformations and to form citizens with a more accurate critical view. Thus, a study has been carried out to analyze if the implementation of educational actions could contribute to the resignification of social control in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó (Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – Caicó Campus). To this end, a quantitative, exploratory-descriptive research with the students of the referred school was done. The data were collected in two stages, during September-December, 2017. In the first stage, a questionnaire composed of sixteen questions was used as source of evidence. Yet in the first stage, a previous analysis was made with the SPSS software, which data was presented in charts. In the second stage, the researcher created actions aimed at strengthening the observed critical point – as a resulted from the data obtained from the questionnaires; these reports were made through photographs. In the third and last stage, the researcher reapplied ten questions from the questionnaire firstly answered and analized, with the SPSS software, the obtained results after the actions were implemented. From the results found, one may conclude that the implementation of educational actions modified the perception of the students over the social control, contributing to their understanding of this topic to public administration.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17514
dc.date.accessioned2021-03-05T03:57:04Z
dc.date.available2021-03-05
dc.date.available2021-03-05T03:57:04Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectControle Socialpt_BR
dc.subjectCidadania - exercíciopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectSocial Controlpt_BR
dc.subjectCitizenship - exercisept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAVÃO, Luana Carvalho Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study of the reframing of social control at the Federal Institute of Rio Grande do Norte - Campus Caicó.pt_BR
dc.identifier.citationPAVÃO, Luana Carvalho Araújo. Um estudo da ressignificação do controle social no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. 2018. 157fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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