Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, M. A. P. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924440072927270pt_BR
dc.description.resumoTentarei refletir neste trabalho um pouco do que aprendi sobre livro didático. A minha experiência se deu na escola Estadual de 1° grau Antonio Gomes Barbosa, na Cidade de São José de Piranhas. No primeiro momento os professores ignoraram o tema, mostrando-se indiferentes fazendo-me pensar que não haveria contribuição no sentido de juntos buscarmos uma maneira de trabalhar melhor o livro didático. No segundo momento houve reações de interesses por parte dos professores. Passei assim a acreditar na possibilidade de concretizar esse trabalho. Fazia (1994) destaca que o livro didático e um dos instrumentos que tem privilegio para garantir a ideologia burguesa. Essa ideologia e transmitida muitas vezes das gravuras, das situações, das histórias narradas e principalmente dos conceitos morais e linguísticos etc. Entretanto seja qual for a forma de trabalhar, o livro didático, este assume um papel significativo vez que " e um elemento tão presente na sala de quanto o professor” havendo aqueles professores que chegam a proibir a entrar na sala os alunos que não tinham trazido o livro. O presente trabalho se apresenta uma reflexão crítica da prática com o livro didático no dia-a-dia da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued1995-12-
dc.description.abstractI will try to reflect in this work a little of what I learned about textbooks. My experience took place at Antonio Gomes Barbosa State School, in the city of São José de Piranhas. At first, the teachers ignored the theme, being indifferent making me think that there would be no contribution in the sense of together looking for a way to better work the textbook. In the second moment there were reactions of interests on the part of the teachers. So I came to believe in the possibility of doing this work. Fazia (1994) points out that the textbook is one of the instruments that has the privilege to guarantee the bourgeois ideology. This ideology is often transmitted from pictures, situations, narrated stories and mainly from moral and linguistic concepts, etc. However, whatever the way of working, the textbook, this assumes a significant role since "it is an element as present in the classroom as the teacher" with those teachers who even forbid students who had not brought in the room The present work presents a critical reflection of the practice with the textbook in the day-to-day of the school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15071-
dc.date.accessioned2020-09-09T18:45:49Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T18:45:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeaching - Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rita de Carcia Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textbook: its role in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rita de Carcia Sousa. O livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem. 1995. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CARCIA SOUSA SILVA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfRita de Carcia Sousa Silva. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.7.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.