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dc.contributor.advisor1DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, R. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2372898088259711pt_BR
dc.contributor.advisor-co1NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.-
dc.contributor.advisor-co1IDNASCIMENTO, A. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848329182172810pt_BR
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Cynara Rodrigues.-
dc.description.resumoA Humanização em Saúde constitui uma questão bastante discutida nos dias atuais, haja vista seu conceito contemplar todos os níveis de atenção do usuário do service de saúde, principalmente no que se refere a setores de alta complexidade como o Centro Cirúrgico. O presente estudo buscou investigar, sob a percepção do paciente, a assistência de enfermagem prestada na fase perioperatória, quando este se encontrava no centro cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras, com enfase na humanização. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 20 pacientes encontrados nas unidades de internação da Clinica Cirúrgica e Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, do referido hospital, apos aprovação do Comité de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba sob numero 0225.0.133.000-11. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta no período de maio e junho do presente ano, e analisados qualitativamente através da técnica de analise de conteúdo de Bardin (2002). Os resultados obtidos revelaram que a maioria da amostra e residente da cidade de Cajazeiras-PB (55%), possui entre 31 e 45 anos (35%), com 1° grau incompleto (30%), casada (60%), tendo como principal ocupação a agricultura (30%), de religião católica (80%). Na análise da qualidade da recepção por parte dos profissionais de enfermagem, os discursos revelaram, em sua maioria, um bom atendimento, por terem sido tratados por seus nomes e ter havido o estabelecimento de diálogo por parte dos profissionais; no tocante ao suporte fornecido no pré e pós-operatório,os discursos foram heterogêneos, em que alguns afirmavam ter recebido apoio através de conversas e outros que ficaram sozinhos enquanto aguardavam, apesar de todos expressarem certa tranquilidade pela rapidez com que foram atendidos. A maioria não tinha conhecimentos sobre a cirurgia proposta e nem tão pouco foram preparados pela equipe. Os sentimentos apresentados pelos entrevistados variaram entre felicidade, tranquilidade, medo, ansiedade e insegurança. E a avaliação que fizeram do atendimento prestado pela equipe ficou situada entre ótimo e bom, por ter existido preocupação e atenção dos enfermeiros. Desta forma, pode-se concluir que ha falta de preparo do paciente para se submeter ao processo operatório e que os sentimentos expressados pelos mesmos são decorrentes da falta de uma consulta direcionada a sua tranquilização e compreensão sobre o procedimento; esta lacuna na assistência demonstra que a enfermagem precisa humanizar suas ações. Sugere-se, portanto, a implantação de um programa institucional voltado para a humanização do atendimento no setor, bem como da elaboração de cartilhas, oficinas e educação continuada do paciente e dos profissionais para que se possa implementar uma assistência individual e direcionada aos interesses do paciente e firmar o cuidar humanizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleHumanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractHumanization in Health was established as a highly politicized issue today, given its concept to cover all levels of care for the user of health's service, especially as regards the sectors of high complexity as the Surgical Center. The present study investigates, by the perception of the patient, the nursing care in the perioperative period, when it was in the operating room of the Cajazeiras' Hospital, with emphasis on humanization. It is a cross-sectional survey, with an exploratory descriptive qualitative approach developed with 20 patients found at inpatient units of the Surgical Clinic and Maternity Dr. Deodato Cartaxo, from the hospital mentioned, after approval of the Ethics Committee of the State University of Paraiba under number 0225.0.133.000-11. Data were collected through open interviews between May and June of this year, and analyzed qualitatively using the Bardin's technique of content analysis (2002). The results showed that the majority of the sample is a resident of the city of Cajazeiras-PB (55%) has between 31 and 45 years (35%), with an incomplete primary education (30%), married (60%), with the principal occupation at agriculture (30%), Catholic (80%). In the analysis about the quality of reception from the nurses, the speeches revealed mostly a good service, having been treated by their names and have been the establishment of dialogue among the professionals; about the support provided in pre and postoperatively, the speeches were mixed, with some claiming to have received support through talking by the nurses and others who were left alone while waiting, despite all they express a certain equanimity by the speed with which they were served. Most had no knowledge of the proposed surgery and neither were prepared by the team. The feelings presented by respondents ranged from happiness, tranquility, fear, anxiety and insecurity. And their assessment of care provided by the team was located between great and good, by having existed concern and attention of nurses. Thus, we can conclude that there is a lack preparation of the patient to the surgical process and that the sentiments expressed by them are due to the lack of a consult directed to your reassurance and understanding about the procedure; this gap in the care shows that nursing need to humanize their actions. It is suggested, therefore, the establishment of an institutional program aimed at the humanization of care in the institution, as well as the development of educational materials, workshops and continuing education of patients and professionals to be possible to implement an oriented service to individual interests of the patient and firm the humanized care.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13462-
dc.date.accessioned2020-07-22T18:40:13Z-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-22T18:40:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCentro Cirúrgico - humanização na assistênciapt_BR
dc.subjectAssistência de enfermagem - Centro Cirúrgicopt_BR
dc.subjectPré-operatório - assistência de enfermagempt_BR
dc.subjectSurgical Center - Humanization of Carept_BR
dc.subjectNursing Care - Surgical Centerpt_BR
dc.subjectPreoperative - Nursing Carept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHumanization of nursing care at the Surgical Center: a patient's view.pt_BR
dc.identifier.citationDAMÁSIO, Luana Egle Queiroz. Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente. 2011. 76f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.pt_BR
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