Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11850
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PESSOA , Rodrigo Bezerra. | |
dc.contributor.advisor1ID | PESSOA, Rodrigo Bezerra. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA , Micaelle Amancio da. | |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda o uso dos recursos audiovisuais pelos professores de geografia na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto prática pedagógica em sala de aula, voltada tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. O objetivo geral consistiu em analisar a visão dos professores de geografia do município de Cajazeiras que lecionam na EJA no que diz respeito ao uso dos recursos audiovisuais como instrumento didático-pedagógico em favor do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Já os objetivos específicos propuseram: a) compreender as potencialidades dos recursos audiovisuais nas aulas de geografia da EJA como mecanismo fundamental no processo de ensino e aprendizagem; b) descrever como os recursos audiovisuais podem ser usados no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia nesta modalidade de ensino e c) identificar como os professores de geografia que lecionam na EJA tem utilizado os recursos audiovisuais em suas aulas, bem como suas concepções acerca dos benefícios que proporcionam para uma aprendizagem dinâmica e mais efetiva. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfico de caráter descritivo e exploratório com abordagem quanti-qualitativa. Embora o professor tenha consciência da importância do uso destes recursos em sala de aula, ele ainda se depara com os desafios de se associar o conteúdo pedagógico aos instrumentos, o que reforça a ideia de que é preciso uma busca permanente de capacitação do docente para desenvolver habilidades e técnicas necessárias para uma aprendizagem que seja, realmente, significativa com o uso das tecnologias digitais em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia. | pt_BR |
dc.title | Utilização dos recursos audiovisuais pelos professores de Geografia na aprendizagem da educação de jovens e adultos em Escolas Públicas do Município de Cajazeiras, Paraíba. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-12-04 | |
dc.description.abstract | This study addresses the use of audiovisual resources by geography teachers in the teaching modality of Youth and Adult Education, as a pedagogical practice in the classroom, focused on both teaching and learning. The general objective was to analyze the view of geography teachers of the city of Cajazeiras who teach in Youth and Adult Education regarding the use of audiovisual resources as a didactic-pedagogical tool in favor of the teaching and learning process of students. The specific objectives proposed: a) to understand the potential of audiovisual resources in the geography classes of Youth and Adult Education as a fundamental mechanism in the teaching and learning process; b) describe how audiovisual resources can be used in the teaching and learning process of Geography in Youth and Adult Education; and c) identify how geography teachers who teach in Youth and Adult Education have used audiovisual resources in their classes. , as well as their conceptions about the benefits they provide for dynamic and more effective learning. The methodology used was a literature review based on a descriptive and exploratory bibliographic research with a quantitative and qualitative approach. Although the teacher is aware of the importance of using these resources in the classroom, he still faces the challenges of associating the pedagogical content with the instruments, which reinforces the idea that a permanent search for teacher qualification is necessary to develop skills and techniques needed for learning that is truly meaningful with the use of digital technologies in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11850 | |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T10:21:01Z | |
dc.date.available | 2020-02-13 | |
dc.date.available | 2020-02-13T10:21:01Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual Resources | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching Methodology | pt_BR |
dc.subject | Geography Teachers | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Maria do Céu Abreu do. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of audiovisual resources by teachers of Geography in the learning of youth and adult education in Public Schools in the Municipality of Cajazeiras, Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria do Céu Abreu do. Utilização dos recursos audiovisuais pelos professores de Geografia na aprendizagem da educação de jovens e adultos em Escolas Públicas do Município de Cajazeiras, Paraíba. 2019. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DO CÉU ABREU DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdf | Maria do Céu Abreu do Nascimento. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019. | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.