Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11647
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GOMES, J. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6524554918907397 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LOPES, Mirleide Dantas. | |
dc.contributor.advisor1ID | LOPES, M. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUZA, Taciana Araújo de. | |
dc.contributor.referee2 | PEREIRA, Jeane Guimarães. | |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi motivada a partir da realização de estágios supervisionados em turmas da Educação de Jovens e adultos (EJA). Aplicamos uma estratégia metodológica que contemplou a Alfabetização Científica e Técnica (ACT), bem como a Aprendizagem Significativa, perspectivas teóricas que quando aliadas à prática em sala de aula para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de comunicação e do desenvolvimento de competências e habilidades dos/as discentes. Propomos desenvolver e executar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), teorizada por Gerard Fourez, utilizando como ferramenta de investigação o ferro elétrico. Objetivamos construir novas concepções a respeito de conceitos que estão interligados à utilização deste aparelho eletrodoméstico. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano da EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moises Coelho, na cidade de Cajazeiras/PB. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, um questionário semi estruturado, observações sistemáticas, registros fotográficos e a produção de painéis de grupo. Ao final da pesquisa, concluímos que, quando expostos a novas metodologias, os/as alunos/as despertam um olhar mais aprofundado sobre o que está sendo apresentado em sala de aula. Além disso, através das IIR, eles/elas conseguiram construir novas concepções sobre diversos conceitos que englobam a utilização do ferro elétrico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física. | pt_BR |
dc.title | Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.description.abstract | This research was motivated from the accomplishment of supervised internships in Youth and Adult Education (EJA) classes. We applied a relatively new methodological strategy, which included Scientific and Technical Literacy (ACT), as well as Meaningful Learning, theoretical perspectives that when combined with classroom practice for the development of autonomy, communication skills and competence development, and student skills so that they can negotiate their own decisions in the face of concrete situations in everyday life. Our proposal was to develop and execute an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), theorized by Gerard Fourez, using electric iron as a research tool. Thus, we aim to build, with students, new concepts about concepts that are interconnected with the use of this appliance. The research was carried out in a 3rd year EJA class at Dom Moises Coelho State School of Elementary and High School, in the city of Cajazeiras/PB. We used as a data collection instrument a semi-structured questionnaire, systematic observations, photographic records and the production of group panels. At the end of the research, we conclude that when exposed to new methodologies, students awaken a deeper look at what is being presented in the classroom. In addition, through the IRS, they were able to construct new conceptions on various concepts that encompass the use of electric iron. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11647 | |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T15:00:20Z | |
dc.date.available | 2020-02-07 | |
dc.date.available | 2020-02-07T15:00:20Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Ferro elétrico | pt_BR |
dc.subject | Physics - teaching | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary Islands of Rationality | pt_BR |
dc.subject | Electric iron | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Josefa Alves. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Building a new perspective on the use of electric iron through the Interdisciplinary Islands of Rationality. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Josefa Alves. Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSEFA ALVES GOMES. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA.2019.pdf | Josefa Alves Gomes. TCC. Licenciatura em Física.2019. | 798.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.