Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577
Title: | A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
Other Titles: | The importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Alves, Cícera Cecilia Esmeraldo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
Keywords: | Geografia - ensino;Trabalho em campo;Metodologia de ensino;Geography - teaching;Field work;Methodology teaching |
Issue Date: | 27-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia. |
Abstract: | The fieldwork allows the approximation between the studied object and the individual, constituting an important element for the teaching-learning process. The field is an ex- cellent teaching environment, as it enables a greater understanding and connection of classroom content with a complex reality, enables greater socialization among students and streamlines the work of the teacher. This research aims to conduct a discussion about the contributions of fieldwork as a teaching methodology for geography. The re- search was developed from a theoretical discourse on the subject, aiming to analyze the main contributions of the use of geography. fieldwork as a methodology for teaching geography to facilitate the teaching-learning process. Followed by an experience report of a fieldwork that was carried out in the municipality of Aparecida-PB where it was possible to notice the importance of its accomplishment to boost the teaching of geogra- phy. |
Keywords: | Geografia - ensino Trabalho em campo Metodologia de ensino Geography - teaching Field work Methodology teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA TATIANE FERREIRA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdf | Maria Tatiane Ferreira de Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia.2019. | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.