Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5416927071532594pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.advisor1IDH.H.B. Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Jaene Guimarães.
dc.contributor.referee2LIMA, Andesron Alves de.
dc.description.resumoAs TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se referem a um agrupamento de recursos tecnológicos usados para reunir, distribuir e compartilhar informações de uma forma adaptada e com um objetivo comum, possibilitando a automação e/ou a comunicação de diversos tipos de procedimentos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e em várias outras áreas. Nos dias atuais é necessário que a Educação acompanhe as transformações tecnológicas, que inove e se reinvente nas questões metodológicas num processo contínuo. No Ensino de Física, em particular, são múltiplas as vantagens que as TICs podem proporcionar à relação didá-tico-pedagógica. Trata-se de instrumentos pedagógicos poderosos e que apresentam condições de promover a aprendizagem tanto de um ponto de vista quantitativo, se levarmos em consideração a dimensão da melhoria da aprendizagem fazendo o uso desses recursos, como do ponto de vista qualitativo, tendo em vista a compreensão e interpretação das novas tendências no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva localizada na cidade Carrapateira/PB, com a proposição de se trabalhar o Ensino de Óptica Geométrica, comumente oferecida em turmas da 2ª série do ensino médio, utilizando as TICs como ferramentas do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação, isto é, em um primeiro momento foi aplicado um questionário semi estruturado aos/as alunos/as a fim de saber se seus/ua professores/as de Física fizeram ou se fazem o uso das TICs nas aulas, e em um segundo momento, houve exposição de aulas baseadas no uso das TICs. Contudo, os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sob a luz da literatura pertinente, através de pesquisa bibliográfica. Com as análises dos questionários, foi possível representar as opiniões dos/as alunos/as de forma coerente e significativa em relação à investigação se os/as professores/as fizeram ou fazem o uso das TICs, a aprendizagem que obtiveram durante as aulas e as vantagens do uso das TICs no Ensino de Óptica Geométrica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleInvestigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.pt_BR
dc.date.issued2019-12-10
dc.description.abstractICTs, acronym for Information and Communication Technologies, refers to a grouping of technological resources used to gather, distribute and share information in an adapted manner and with a common goal, enabling automation and/or communication of various types of procedures existing in business, teaching and scientific research, banking and many other areas. Nowadays, Education needs to follow technological transformations to innovate and reinvent itself in methodological issues continuously. In Physics teaching, in particular, there are multiple advantages that ICTs can provide to the didactic-pedagogical relation. This is because they can be powerful pedagogical instruments that are able to promote learning both from a quantitative point of view, if we take into account the dimen-sion of improving learning by using these resources, as well as from a qualitative point of view, understanding and interpreting new trends in the teaching-learning process. This research was developed at the Joel Pereira da Silva State High School located in Carrap-ateira/PB city, with the proposition of teaching Geometric Optics, commonly offered in classes of the 2nd grade of high school, using ICTs as teaching-learning process tools. This is an action research, so at first, a semi-structured questionnaire was applied to stu-dents in order to know if their Physics teachers did or use ICTs in classes, and in a second moment, there was exposure of classes based on the use of ICTs. Regarding the data, it was analyzed quantitatively and qualitatively in the light of relevant literature, through bib-liographic research. With the analysis of the questionnaires, it was possible to represent the students' opinions in a coherent and meaningful way regarding the investigation if the teachers did or use the ICTs, how much they learned during the classes and the ad-vantages of using ICTs in Geometric Optics Teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
dc.date.accessioned2020-01-22T13:05:30Z
dc.date.available2020-01-22
dc.date.available2020-01-22T13:05:30Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPhysics - Teachingpt_BR
dc.subjectGeometric Opticspt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies - ICTspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Jéssica de Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInvestigation of the advantages of using ICTs in teaching geometrical optics.pt_BR
dc.identifier.citationVEIRA, Jéssica de Araújo. Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA DE ARAÚJO VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2019.pdfJéssica de Araújo Vieira. TCC. Licenciatura em Física. 2019.642.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.