Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.advisor1IDH.H.B. Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.referee2LIMA, Anderson Alves de.
dc.description.resumoAs tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, ocupando papel relevante nas transformações ocorridas na sociedade. Na área educacional, mostram-se como indispensáveis por propiciarem o desenvolvimento de atividades dinâmicas, onde o aluno é protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Quando usadas com a finalidade de informar e comunicar são denominadas de TICs. Importantes ferramentas que embora venham sendo introduzidas gradualmente na educação básica brasileira apresentam potencialidades que modificam o cotidiano das salas de aula, assim como o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições das TICs no ensino da Física na educação básica na Escola Estadual Professor Joaquim Umbelino da cidade de Bom Jesus, PB. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, intervindo inicialmente com a pesquisa, utilizando a aplicação de questionários como instrumento de trabalho e consequentemente a ação, desenvolvendo atividades auxiliadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Os sujeitos da pesquisa são os alunos das turmas 1º, 2º e 3º séries do ensino médio regular do turno da tarde, assim como o professor que ministra aulas do componente curricular Física. A leitura e análise dos questionários subsidiou a elaboração de atividades fundamentadas no uso de simulações computacionais, a fim de trabalhar os conteúdos: Trabalho realizado por uma força (1º ano), Efeito Estufa (2º ano) e Campo Magnético (3º ano). O dinamismo da aula proporcionado pelo uso das simulações computacionais colaborou para o aumento da interação entre alunos e professor, participação efetiva dos discentes assim como uma acentuada melhoria na compreensão conceitual dos conteúdos da Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleAs contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica.pt_BR
dc.date.issued2019
dc.description.abstractTechnologies are part of our daily lives, they occupying a relevant function in the transformations in society. In the education area they are indispensable for providing the development of dynamic activities, whereupon the student is protagonist in building their own knowledge. When we used them with purpose of informing and communicating are called ICTs. They are important tools that although have been gradually introduced into Brazilian basic education present potentialities that modify the daily life of the classrooms, as well as the teaching-learning process. This study aims to analyze the contributions of ICTs in the teaching of physics in basic education at the State school Professor Joaquim Umbelino from the town of Bom Jesus, PB. The methodology used it was to action-research, initially intervening with the research, using the application of questionnaires as a working instrument and consequently the action, developing activities assisted by Information and Communication Technologies. The subjects of research are the students of high school from the 1st, 2nd and 3rd grades, as well as the physics teacher from these classes. The reading and analysis of the questionnaires supported the elaboration of grounded activities in the use of computer simulations in order to work the contents: Performed by a force (1st), Greenhouse Effect (2nd), and Magnetic Field (3rd). The dynamism of the class provided by the use of computer simulations contributed to increase student-teacher interaction, effective student participation as well as a marked improvement in the conceptual understanding of the Physical contents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11005
dc.date.accessioned2020-01-16T17:24:53Z
dc.date.available2020-01-16
dc.date.available2020-01-16T17:24:53Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICspt_BR
dc.subjectSimulações computacionaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPhysics - Teachingpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies - ICTspt_BR
dc.subjectComputer Simulationspt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Yolanda Dias da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of ICTs in the teaching of Physics in Basic Education.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Yolanda Dias da Silva. As contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica. 2019. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YOLANDA DIAS DA SILVA FERNANDES. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2019.pdfYolanda Dias da Silva Fernandes. TCC. Licenciatura em Física. 2019.2.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.