Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, J. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MENEZES, Marcus Bessa de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MENEZES, M. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.santos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de matemática na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, para verificar e identificar quais as contribuições do programa PROLCARIRI em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo investigar quais as contribuições do programa PROLCARIRI em sala de aula. Assim,buscamos analisar as tarefas realizadas em sala de aula, com a essência do trabalho em grupos interativos, em que os alunos construíram seus conhecimentos a partir de discussões entre seus pares sob a supervisão de um voluntario lhe deu‘pistas’ sobre o objeto de ensino. Além disso,o trabalho com a inserção de um esporte olímpico –Judô –quena prática se mostrouimportante para a educação, trazendo inúmeros benefícios, tanto para o físico quanto para a mente. A metodologia se deu através de observações sistemáticas e entrevistas por observação participante, com o uso de gravador e diário de campo. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que é caracterizada pela a observação dos fatos. Esses dados nos apontam,que as atividades realizadas foram relevantes para aprendizagem dos alunos, além de contribuir bastante para o desenvolvimento das relações sociais e respeito ao próximo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O programa olímpico para o cariri paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-07-11 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a research carried out in mathematics classes at Padre Paulo Roberto de Oliveira School, to verify and identify the contributions of the PROLCARIRI program in the classroom. In this sense, the research aimed to investigate the contributions of the PROLCARIRI program in the classroom. Thus, we seek to analyze the tasks performed in the classroom, with the essence of working in interactive groups, in which students built their knowledge from discussions among their peers under the supervision of a volunteer gave him "clues" about the object of teaching. In addition, working with the insertion of an Olympic sport - Judo - which practice proved to be important for education, bringing numerous benefits to both the physical and the mind. The methodology was done through systematic observations and interviews by participant observation, using a tape recorder and field diary. The collected data were analyzed in a descriptive and interpretive way, since it is characterized by observation of the facts. These data show us that the activities performed were relevant to students' learning, besides contributing greatly to the development of social relations and respect for others. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676 | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:45:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30 | - |
dc.date.available | 2019-10-30T13:45:36Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Judô e matemática | pt_BR |
dc.subject | Prática esportiva e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | PROLCARIRI | pt_BR |
dc.subject | Prática esportiva e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Judo and math | pt_BR |
dc.subject | Sports practice and learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | PROCARIRI | pt_BR |
dc.subject | Sports practice and education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Joseane do Nascimento. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The Paraguayan Cariri Olympic Program (PROLCARIRI) and its implication in the mathematics classroom: a look at the teacher's optics. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Joseane do Nascimento. O programa olímpico para o Cariri Paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor. 2019. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSEANE DO NASCIMENTO SANTOS - TCC LECAMPO 2019.pdf | Joseane do Nascimento Santos - TCC LECAMPO 2019. | 2.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.