Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, D. Z. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401974858616027pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Luis Henrique.-
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, L. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991283096951332pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Antônio Berto.-
dc.contributor.referee2SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra.-
dc.description.resumoNo âmbito do debate acerca das politicas de inclusão social adotadas pelas universidades publicas brasileiras na ultima década uma questão tem sido ainda pouco abordada: como as relações sociais no interior das próprias universidades são afetadas pelas politicas de inclusão e em que medida as universidades publicas tem combinado projetos de ação afirmativa com medidas que possibilitem a integração efetiva dos alunos beneficiados por estas politicas em seu ambiente acadêmico. Criado em 1997 pela Universidade Federal da Paraíba, o Programa Estudante Convenio - Rede Publica (PEC-RP) facilitou o acesso de professores não licenciados em efetiva atuação profissional em escolas publicas, através de processo seletivo simplificado, nos cursos de licenciatura da UFPB e da Universidade Federal de Campina Grande (criada como desmembramento da primeira, em 2002). No curso de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da UFCG, a inserção desses alunos tem definido formas de relações e configurações sociais novas, dividindo os estudantes em dois grupos: o do alunado PEC, estigmatizado, e o do alunado não PEC (alunado que ingressa na universidade principalmente através do vestibular). Este trabalho analisa o processo de constituição de duas identidades diferenciadas entre os estudantes do curso de Ciências Sociais, em que o grupo majoritário (alunado nao PEC) e o minoritário (alunado PEC) tem suas imagens confrontadas em termos do desempenho acadêmico. As representações do alunado PEC são carregadas de conteúdos e atributos negativos e depreciativos, que definem as formas pelas quais se relacionam tanto com os demais alunos do curso quanto com os professores. Os jogos de atribuições de identidade e de seus significados revelados pela pesquisa, tanto quantitativa quanto qualitativa, permitem compreender como relações de poder operam nas novas configurações sociais criadas pela politica de inclusão instituída pelo PEC-RP. A problemática inserção do alunado PEC no curso de Ciências Sociais da UFCG e o estigma que lhe e associado possibilitam a ampliação do debate sobre as politicas de inclusão, de modo a incorporarem mecanismos de acompanhamento de estudantes beneficiados por elas depois do ingresso na universidade, evitando que integrem grupos minoritários estigmatizados no interior das instituições em que estão sendo acolhidos, situação que afeta tanto a credibilidade destas politicas quanto o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia-
dc.titleInclusão e estigmatização na universidade pública: o caso do PEC-RP no curso de Ciências Sociais da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2006-04-
dc.description.abstractIn the middle of the debate about the inclusive policies adopted by the Brazilian statesponsored (federal) universities in the last decade there is a question that has not been much discussed: how the social relations inside the universities themselves are affected by these policies, and how these universities have combined projects of affirmative action with measures that allow the effective integration of the students benefited by these same policies in the academic environment. Created at the Federal University of Paraiba (UFPB), The Programa Estudante Convenio - Rede Publica (PEC-RP) [The Student - Public School Partnership Program] facilitated the entrance of in-service teachers with an professional practice in public schools-through a simplified university entrance examination-in the undergraduate courses at the Federal University of Paraiba (UFPB) as well as in the Federal University of Campina Grande (UFCG) which was created as a dismembering of the former in 2002. In the undergraduate course of Social Sciences of the Center of Humanities at the UFCG, the insertion of these students has defined new ways of social relations as well as new social configurations. This insertion has divided the students in two groups: the stigmatized PEC students, and the non-PEC students (students who enter the university mainly through a non-simplified university entrance examination known as Vestibular). This work analyses the process the formation of two different identities among the students in the undergraduate course of Social Sciences, where the majority group (non-PEC students) and the minority group (PEC students) have their images confronted with one another when academic performance is concerned. The representation of the PEC students is charged with negative and pejorative contents that define the ways they relate with the other students as well as the teachers. The games of attributing identities and their meanings that were revealed in the research, quantitative as well as qualitative, allows us to understand how power relations operate in the new social configurations created by the inclusive policies established by the PEC-RP. The problematic insertion of the PEC student in the undergraduate course of Social Sciences at the UFCG and the stigma which is associated with this insertion allows the broadening of the debate on inclusive policies, so as to incorporate mechanisms of accompaniment of the students who are benefited by them after entering the university, thus avoiding that these students join stigmatized minority groups inside the institutions in where they study, a situation that affects the credibility of the policies themselves as well as the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6740-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:32:13Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T14:32:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConfigurações Sociais-
dc.subjectRelações Sociais-
dc.subjectIdentidades-
dc.subjectEstigma-
dc.subjectPoliticas de Inclusão Social-
dc.subjectCurso de Ciências Sociais - UFCG-
dc.subjectRelações de Poder-
dc.subjectPrograma Estudante Convênio - Rede Pública (PEC-RP)-
dc.subjectUniversidade Pública-
dc.subjectSocial Settings-
dc.subjectSocial relationships-
dc.subjectIdentities-
dc.subjectStigma-
dc.subjectSocial Inclusion Policies-
dc.subjectStudents of the Social Sciences Course-
dc.subjectPower Relations-
dc.subjectProgram Student Agreement - Public Network (PEC-RP0-
dc.subjectPublic University-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Denize Zoraide Alexandria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusion and stigmatization in the public university: the case of PEC-RP in the course of Social Sciences of UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Denize Zoraide Alexandria. Inclusão e estigmatização na universidade pública: o caso do PEC-RP no curso de Ciências Sociais da UFCG. 2006. 142f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6740pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENIZE ZORAIDE ALEXANDRIA FERNANDES - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2006.pdfDenize Zoraide Alexandria Fernandes - Dissertação PPGCS CH 2006. 13.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.