Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES FILHO, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6949703542649547pt_BR
dc.contributor.advisor1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.advisor1IDCÂNDIDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee2LIRA, Waleska Silveira.-
dc.contributor.referee2IDLIRA, W. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737441256901983pt_BR
dc.description.resumoA gestão do conhecimento é comprovadamente uma nova ação estratégica e uma nova forma de gerenciamento no seio das empresas. Este tema tem provocado estudos nas mais variadas áreas empresariais e é considerado de grande relevância no mundo atual dos negócios. As redes de cooperação não poderiam se furtar da busca de melhores resultados e de retrabalharem seus processos de transformação do conhecimento na criação de espaços físicos, mentais ou virtuais (espaços Ba). Nas redes, estes espaços existem e agregam mecanismos para circulação de informações e conhecimentos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo: analisar a transformação interorganizacional do conhecimento em espaços físicos, virtuais e mentais existentes na Rede Compre Mais Supermercados localizada na Região do Cariri e Agreste da Borborema. Esta pesquisa teve como alicerce o trabalho de Caldas (2008), Balestrin, Vargas e Fayard (2005) e pesquisa bibliográfica da Gestão do Conhecimento e Redes de Cooperação, que apontam para a dinâmica do conhecimento interorganizacional e os espaços Ba‟s existentes. A Rede Compre Mais Supermercados apresenta características bastante favoráveis à criação e compartilhamento do conhecimento e atende as variáveis propostas no modelo, fundamentais para seu melhor funcionamento, entretanto, como todo início de caminhada requer de melhor entendimento em relação ao tema estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractKnowledge management is arguably a new strategic action and a new form of management within companies. The issue has provoked studies in various business areas and is considered of great relevance in today's business world. Cooperation networks, they can not avoid the search for better results and rework their processes of transformation of knowledge in the creation of physical space, mental or physical (spaces Ba). In networks, these spaces exist and add mechanisms for the circulation of information and knowledge. Thus, this study aims: to analyze the inter-transformation of knowledge into physical spaces, virtual and existing mental Network Buy More Supermarkets located in the Region and Cariri Agreste Borborema. This research had as its foundation the work of Caldas (2008), Balestrin, Vargas and Fayard (2005) and literature search of Knowledge Management and Cooperation Networks, pointing to the dynamics of knowledge and inter-Ba's existing spaces. Network Buy More Supermarkets has enough features for the creation and sharing of knowledge and meets the proposed variables in the model, essential for its better functioning, however, like any start walking requires better understanding in relation to the theme.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477-
dc.date.accessioned2019-09-01T21:30:51Z-
dc.date.available2019-09-01-
dc.date.available2019-09-01T21:30:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectRedes de cooperaçãopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectEnterprise cooperationpt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectSupermarketspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES FILHO, Edjarde Arcoverde.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe process of construction / conversion of interroganizacional knowledge in an SME network: a case study in the Compre Mais Supermercados Network.pt_BR
dc.identifier.citationALVES FILHO, Edjarde Arcoverde. O processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados. 2009. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDJARDE ARCOVERDE ALVES FILHO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfEdjarde Arcoverde Alves Filho - Relatório de Estágio Administração CH 20091.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.