Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V.M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.contributor.referee2CARDOSO, Lucyanno Moreira.-
dc.contributor.referee2IDCARDOSO, L.M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9311680520537048pt_BR
dc.description.resumoSabendo que o fenômeno do Microempreendedor Individual está em crescimento no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) de Microempreendedores Individuais (MEI´s). Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o perfil dos Microempreendedores Individuais investigados e analisar as CCE´s dos MEI´s investigados com base na adaptação do modelo de McClelland (1987) pelo SEBRAE (2018). Então, foi realizado um levantamento com abordagem metodológica quantitativa e descritiva que obteve uma amostra de 71 MEI´s respondentes do questionário de CCE’S de McClelland (1987). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com o uso de medida central – média e de dispersão – e coeficiente de variação. Os resultados apontam as características comportamentais empreendedoras, dentre elas, as que mais se destacam são as de iniciar negócios em novas áreas, além de buscar conhecimento para aperfeiçoar sua capacidade como gestor; em sua maioria, são avessos a riscos; buscam entregar os produtos no tempo correto e com a qualidade esperada pelo cliente; assumem a responsabilidade pelo sucesso e fracasso do negócio, buscando sempre entregar um serviço ou produto de qualidade ao cliente; buscam conhecer seus parceiros; fazem registros financeiros e se utilizam deles para as tomadas de decisões; acreditam ser importantes os relacionamentos com novas pessoas e manter relacionamentos comerciais duradouros, além de expressar confiança em suas ações, não se abalando com resultados desanimadores que possam vir. E também foram identificados pontos fracos que devem ser melhorados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleCaracterísticas comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.pt_BR
dc.creator.idNASCIMENTO, A.C.S.-
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractKnowing that the phenomenon of the Individual Microentrepreneur is growing in Brazil, this research aimed to analyze the entrepreneurial behavioral characteristics (CCE's) of Individual Microentrepreneurs (MEI's). For this, the following specific objectives were established: To analyze the profile of the Individual Microentrepreneurs investigated and analyze the CCE´s of the MEI´s investigated based on the adaptation of the McClelland model (1987) by SEBRAE (2018). For that, a survey was carried out with a quantitative and descriptive methodological approach, obtaining a sample of 71 MEI's respondents from the McClelland CCE questionnaire (1987). Data were analyzed from descriptive statistics using central - mean and dispersion - coefficient of variation. The results show the entrepreneurial behavioral characteristics are present are those of starting businesses in new areas, besides seeking knowledge to improve their capacity as manager; are mostly risk averse; seek to deliver the products at the right time and with the quality expected by the customer; assume responsibility for the success and failure of the business, always seeking to deliver a quality service or product to the customer; seek to know their partners; make financial records and use them for decision-making; believes it is important to relate to new people and maintain lasting business relationships, as well as expressing confidence in their actions, not being overwhelmed by disappointing results that may come. And weaknesses have also been identified that should be improved.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474-
dc.date.accessioned2019-09-01T20:01:09Z-
dc.date.available2019-09-01-
dc.date.available2019-09-01T20:01:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMicroempreendedor individualpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCaracterísticas comportamentais empreendedoraspt_BR
dc.subjectIndividual microentrepreneurpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectEntrepreneurial behavioral characteristicspt_BR
dc.subjectTo undertakept_BR
dc.subjectEmpreenderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial behavioral characteristics: a survey with individual microentrepreneurs.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva. Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO CARLOS DA SILVA NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfAntonio Carlos da Silva Nascimento - Relatório de Estágio Administração CH 2018470.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.