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dc.creator.IDFREITAS, G. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4327512109467896pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Adriana Sales Dantas.-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOTIN, Maria Angeluce S. Perônico.-
dc.contributor.referee2IDBARBOTIN, M. A. S. P.pt_BR
dc.description.resumoDiante de uma mudança de percepção, as organizações passaram a perceber que durante muito tempo negligenciaram uma parte volumosa de consumidores. É o caso dos consumidores das classes C, D e E, que atualmente estão sendo vistos como um mercado em potencial e com um considerável poder de compra. Neste sentido, constatou-se a necessidade das empresas adotarem estratégias específicas para atender aos anseios dos clientes da base da pirâmide, devido às características peculiares dos mesmos. Esta pesquisa tem o objetivo geral de identificar as estratégias utilizadas por uma empresa varejista do setor de móveis e eletrodomésticos para atender os seus clientes, que com base no perfil identificado estão incluídos na da base da pirâmide do consumo. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados demonstram a caracterização do perfil do cliente da empresa e as estratégias de marketing utilizadas, com base no modelo de Parente (2007), que apresenta os seguintes pontos: ambiente da loja, estratégia de preço, de produtos, de distribuição e localização e de comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractBefore a perception change, the organizations started to notice that for a long time neglected a bulky part of consumers. It is the consumers' of the classes case C, D and E that now are being seen as a market in potential and with a considerable one to can of purchase. Observing that is necessary that the companies adopt specific strategies to assist the customers' of the base of the pyramid needs owed the peculiar characteristics of the same ones. The work was divided in five parts: Introduction, Theoretical Fundamentação, Methodological Aspects, Presentation and Discussion of the Results and final Considerations. The research has the general objective of characterizing the profile of the customer vajerista and the strategies used to assist the customers of the base of the pyramid. As á methodology the research is of exploratory and descriptive character with qualitative and quantitative approach. For obtaining of the data it was used bibliographical researches, interviews, form and participant observation as well as a model for identification of the strategies. Regarding the results it was diagnosed the characterization of the customer's of the company (sex, age, marital status, education, age, number of rooms and income) profile and information based in the model that presents the following points: adapt of the store, price strategy, of products, of distribution and location and of communication.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6465-
dc.date.accessioned2019-09-01T13:08:04Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-09-01T13:08:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConsumidor da base da pirâmidept_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectVarejo de baixa rendapt_BR
dc.subjectConsumer of the base of the pyramidpt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectMarketing strategypt_BR
dc.subjectSociety of the consumptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Geane Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarketing strategies for low-income consumers: a case study in a furniture and appliance retailer.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Geane Ferreira. Estratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos. 2009. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6465pt_BR
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