Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257
Title: | Disputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense. |
Other Titles: | Identity disputes and cultural hybridizations in people's ceramics. |
???metadata.dc.creator???: | SOBRAL, Bruna Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RETONDAR, Anderson Moebus. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LIMA, Marinalva Vilar de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CARVALHO, Jean Carlo de. |
Keywords: | Sociologia da Cultura;Sociology of Culture;Cerâmica Pessoense;Personal Ceramics;Artes Plásticas;Hibridação Cultural;Visual Arts;Cultural Hybridization;Disputas Identitárias;Tradição e Modernidade;Identity Disputes;Identity Disputes;Tradition and Modernity |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOBRAL, Bruna Oliveira. Disputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense. 2010. 98f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação tern por objetivo o mapeamento das relações identitárias estabelecidas no campo da cerâmica pessoense, a partir das narrativas de cinco produtores residentes em João Pessoa-PB, sobre as esferas da produção, distribuição e consumo de tal bem simbólico. O contexto contemporâneo e intercultural suscita conflitos de identificação nesses ceramistas, evidenciados a partir da distinção arte/artesanato presente nos depoimentos. As referencias populares e eruditas contidas nessa cerâmica foram interpretadas a partir da reflexão de Garcia Canclini (2006; 2007) sobre os processos de hibridação cultural. Com o intuito de dar conta das relações de poder e prestigio instauradoras de uma hierarquização na disputa pela legitimidade das obras e dos artistas no local referido, utilizamos o conceito de campo de Bourdieu (1982; 1983; 1996; 2004). As diferentes estrategias utilizadas pelos ceramistas estão em relação com as posições diferenciais ocupadas nesse espaço social. A necessidade de orquestração de dois universos valorativos, tradição e modernidade, observada no discurso dos informantes foi problematizada a partir da contribuição de Giddens (1991; 1997) sobre as características das instituições modernas, tais como a reflexividade, o desencaixe dos sistemas sociais e a incorporação da tradição como valor. A centralidade do mercado estabelece a seletividade implicada nos níveis de hibridação de cada bem simbólico, o que fica claro no caso do grupo pesquisado e a conjugação de reflexividade, aplicada as técnicas e as formas da cerâmica, com a "tradicionalização" das estéticas e dos temas escolhidos pelos produtores. |
???metadata.dc.description.resume???: | Cette dissertation vise a cartographier les relations d'identite etablies dans Ie domaine de la ceramique produite a Joao Pessoa, a travers les recits de cinq producteurs qui y habitent, sur les spheres de la production, la distribution et la consommation de ce produit symbolique. Le contexte contemporain et interculturel souleve des conflits de ridentification de ces potiers, qui sont mis en valeur a partir de la distinction entre I'art et artisanat dans leurs temoignages. Les references populaires et classiques contenues dans cette entreprise de ceramique ont ete interpretees a partir de la reflexion de Garcia Canclini (2006, 2007) sur le processus d'hybridation culturelle. Visant a rendre compte des relations de pouvoir et de prestige qui engendrent une hierarchie dans la lutte pour la legitimite des oeuvres et des artistes qui sont sur place, nous utilisons le concept de champ de Bourdieu (1982, 1983, 1996, 2004). Les differentes strategies utilisees par les potiers sont associees avec les differentes positions occupees dans cet espace social. La necessite d'orchestration de ces deux univers de la valeur, la tradition et la modernite, observee dans le discours des informateurs a ete analysee a partir de la contribution de Giddens (1991, 1997) sur les caracteristiques des institutions modernes, telles que la reflexivite, la deconnexion des systemes sociaux et Integration de la tradition en tant que valeur. La centralite du marche definit la selectivity impliquee dans les niveaux de I'hybridation de chaque produit symbolique, ce qui est evident dans le cas du groupe etudie est la combinaison de la reflexivite, appliquee a des techniques et a des formes de la ceramique avec la «traditionalisation » des esthetiques et des themes choisis par les producteurs. |
Keywords: | Sociologia da Cultura Sociology of Culture Cerâmica Pessoense Personal Ceramics Artes Plásticas Hibridação Cultural Visual Arts Cultural Hybridization Disputas Identitárias Tradição e Modernidade Identity Disputes Identity Disputes Tradition and Modernity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Sociais |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNA OLIVEIRA SOBRAL - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2010.pdf | Bruna Oliveira Sobral - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2010. | 6.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.