Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOBRAL, B. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4361250741692118pt_BR
dc.contributor.advisor1RETONDAR, Anderson Moebus.-
dc.contributor.advisor1IDRETONDAR, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015331505089334pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.referee2CARVALHO, Jean Carlo de.-
dc.description.resumoEsta dissertação tern por objetivo o mapeamento das relações identitárias estabelecidas no campo da cerâmica pessoense, a partir das narrativas de cinco produtores residentes em João Pessoa-PB, sobre as esferas da produção, distribuição e consumo de tal bem simbólico. O contexto contemporâneo e intercultural suscita conflitos de identificação nesses ceramistas, evidenciados a partir da distinção arte/artesanato presente nos depoimentos. As referencias populares e eruditas contidas nessa cerâmica foram interpretadas a partir da reflexão de Garcia Canclini (2006; 2007) sobre os processos de hibridação cultural. Com o intuito de dar conta das relações de poder e prestigio instauradoras de uma hierarquização na disputa pela legitimidade das obras e dos artistas no local referido, utilizamos o conceito de campo de Bourdieu (1982; 1983; 1996; 2004). As diferentes estrategias utilizadas pelos ceramistas estão em relação com as posições diferenciais ocupadas nesse espaço social. A necessidade de orquestração de dois universos valorativos, tradição e modernidade, observada no discurso dos informantes foi problematizada a partir da contribuição de Giddens (1991; 1997) sobre as características das instituições modernas, tais como a reflexividade, o desencaixe dos sistemas sociais e a incorporação da tradição como valor. A centralidade do mercado estabelece a seletividade implicada nos níveis de hibridação de cada bem simbólico, o que fica claro no caso do grupo pesquisado e a conjugação de reflexividade, aplicada as técnicas e as formas da cerâmica, com a "tradicionalização" das estéticas e dos temas escolhidos pelos produtores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais-
dc.titleDisputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257-
dc.date.accessioned2019-08-28T10:31:34Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T10:31:34Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia da Cultura-
dc.subjectSociology of Culture-
dc.subjectCerâmica Pessoense-
dc.subjectPersonal Ceramics-
dc.subjectArtes Plásticas-
dc.subjectHibridação Cultural-
dc.subjectVisual Arts-
dc.subjectCultural Hybridization-
dc.subjectDisputas Identitárias-
dc.subjectTradição e Modernidade-
dc.subjectIdentity Disputes-
dc.subjectIdentity Disputes-
dc.subjectTradition and Modernity-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOBRAL, Bruna Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIdentity disputes and cultural hybridizations in people's ceramics.pt_BR
dc.identifier.citationSOBRAL, Bruna Oliveira. Disputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense. 2010. 98f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257pt_BR
dc.description.resumeCette dissertation vise a cartographier les relations d'identite etablies dans Ie domaine de la ceramique produite a Joao Pessoa, a travers les recits de cinq producteurs qui y habitent, sur les spheres de la production, la distribution et la consommation de ce produit symbolique. Le contexte contemporain et interculturel souleve des conflits de ridentification de ces potiers, qui sont mis en valeur a partir de la distinction entre I'art et artisanat dans leurs temoignages. Les references populaires et classiques contenues dans cette entreprise de ceramique ont ete interpretees a partir de la reflexion de Garcia Canclini (2006, 2007) sur le processus d'hybridation culturelle. Visant a rendre compte des relations de pouvoir et de prestige qui engendrent une hierarchie dans la lutte pour la legitimite des oeuvres et des artistes qui sont sur place, nous utilisons le concept de champ de Bourdieu (1982, 1983, 1996, 2004). Les differentes strategies utilisees par les potiers sont associees avec les differentes positions occupees dans cet espace social. La necessite d'orchestration de ces deux univers de la valeur, la tradition et la modernite, observee dans le discours des informateurs a ete analysee a partir de la contribution de Giddens (1991, 1997) sur les caracteristiques des institutions modernes, telles que la reflexivite, la deconnexion des systemes sociaux et Integration de la tradition en tant que valeur. La centralite du marche definit la selectivity impliquee dans les niveaux de I'hybridation de chaque produit symbolique, ce qui est evident dans le cas du groupe etudie est la combinaison de la reflexivite, appliquee a des techniques et a des formes de la ceramique avec la «traditionalisation » des esthetiques et des themes choisis par les producteurs.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA OLIVEIRA SOBRAL - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2010.pdf Bruna Oliveira Sobral - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2010. 6.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.