Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BARROS, C. B. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5271872654424713 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CALDAS, Patrícia Trindade. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CALDAS, P. T. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto. | - |
dc.contributor.referee1ID | SIEBRA, S. S. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ALENCAR, Luciene Firmo. | - |
dc.contributor.referee2ID | ALENCAR, L. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 | pt_BR |
dc.description.resumo | O comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
dc.title | Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.description.abstract | The commitment corresponds to the link established by the individual by identifying, dedication, compromise and strong positive feeling or loyalty to your career / job / organization. This theme can be analyzed in almost all organizations and can be investigated from different perspectives, focusing on various social objects. With the aim of analyzing the organizational commitment of professors of public institutions, this research was conducted, which had as theoretical concepts based on commitment, especially when organizational commitment was made. Methodologically, it was opted for a descriptive research, and as a technique for data collection, questionnaires were applied with open and closed questions, based on the Scale Bases of Organizational Commitment (EBACO), which was developed and validated by Medeiros (2003) with the aim of measuring the construct and its indicators in the Brazilian context. The data analysis was quantitative and qualitative. According to the results, it was found that teachers in public institutions surveyed are compromised and are at the same level in all bases, with no significant differences between the institutions. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T18:49:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13 | - |
dc.date.available | 2019-08-13T18:49:00Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino superior públicas | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Organizational commitment | pt_BR |
dc.subject | Public institutions of higher education | pt_BR |
dc.subject | Professors | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROS, Cristiane Brasilino Soares. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Organizational commitment: a study among professors of the public HEI Administration course in Campina Grande, PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANE BRASILINO SOARES BARROS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdf | Cristiane Brasilino Soares Barros - Relatório de Estágio Administração CH 2014 | 477.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.