Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, D. O. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5185273075766798pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.contributor.referee2MARTINS, Eliane Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDMARTINS, E. F.pt_BR
dc.description.resumoNo atual contexto empresarial, as organizações necessitam agir de forma estratégica para que alcance um melhor espaço no mercado frente à concorrência, obtendo, sobretudo, resultados exitosos. Nesse sentido, faz-se importante delimitar o tipo de estratégia que irá adotar, fazendo com que as demais funções organizacionais estejam de acordo com a estratégia delimitada. Diante destas considerações iniciais, este estudo tem como objetivo geral verificar a existência de alinhamento entre as estratégias competitivas e de produção numa empresa de papel e celulose, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Para se averiguar tal alinhamento, foi utilizado um modelo proposto por Pires (1994), que propõe a combinação das estratégias competitivas e das prioridades de produção. Para tanto, foram entrevistados o gerente de produção e o presidente da empresa visando à obtenção de maiores informações quanto à existência ou inexistência de um alinhamento. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se por ser do tipo exploratória-descritiva, conduzida sob a forma de um estudo de caso, e com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos convergem para o fato de que a Empresa ABC apresenta um alinhamento entre a estratégia competitiva e de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAlinhamento entre estratégia competitiva e estratégia de produção: um estudo de caso numa indústria de papel e celulose.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractIn the current business environment, organizations need to act strategically so to achieve better positions front to competition, resulting, above all, in successful results. Accordingly, it is important to define the type of strategy to be adopted, so that the other organizational functions are consistent with the strategy defined. Face to these initial considerations, this study aims to verify the existence of alignment between competitive an productive strategies in a cellulose and paper company, located in the city of Campina Grande - PB. To investigate such an alignment a model proposed by Pires (1994) will be used. This model proposes the combination of the competitive strategies and the production priorities. Thus, the manager of production and president of the company were interviewed aiming to obtain more information about the existence or absence of such an alignment. As to methodological procedures, this research is characterized by being of exploratory-descriptive kind, conducted as a case study, and with qualitative approach. The results obtained point to the fact that ABC Company presents an alignment between competitive and production strategy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5383-
dc.date.accessioned2019-08-02T22:36:10Z-
dc.date.available2009-
dc.date.available2019-08-02T22:36:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectEstratégia de produçãopt_BR
dc.subjectÁreas decisivaspt_BR
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectCompetitive strategypt_BR
dc.subjectProduction strategypt_BR
dc.subjectDecisive areaspt_BR
dc.subjectStrategic alignmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Dielle Oliveira Filocre.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlignment between competitive strategy and production strategy: a case study in a pulp and paper industry.-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Dielle Oliveira Filocre. Alinhamento entre estratégia competitiva e estratégia de produção: um estudo de caso numa indústria de papel e celulose. 2009. 84 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5383pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIELLE OLIVEIRA FILOCRE RODRIGUES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdf Dielle Oliveira Filocre Rodrigues - Relatório de Estágio Administração CH 2009652.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.