Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/5376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, Á. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211574542060051pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.advisor-co1IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee1IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee2CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.referee2IDCÂNDIDO, G.A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.description.resumoO gerenciamento do conhecimento dentro das organizações como forma de reformular a cultura organizacional, compartilhar a experiência e incrementar o aprendizado, na busca por propostas de melhorias que alavanquem o desenvolvimento organizacional e direcionem o planejamento estratégico é amplamente difundido por gestores, teóricos e pesquisadores em todo o mundo. Contudo, a implantação de uma estratégia de GC costuma provocar resistências internas devido ao seu caráter de reformulação organizacional. O Programa Permanente de Avaliação – PPA é uma unidade organizacional da UFCG que utiliza uma estratégia de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem para realizar uma auto-avaliação institucional, gerenciando o conhecimento e planejando melhorias para a Universidade. Desta forma, foi definido o objetivo geral desse trabalho que se constitui em descrever a estratégia de GC adotada pelo PPA na avaliação institucional da UFCG. Para isso foi utilizado o estudo de caso como método de pesquisa, com característica exploratória e descritiva, e em seu delineamento a pesquisa é bibliográfica e documental. Os dados foram coletados através de documentos do PPA e entrevista semi-estruturada e analisados de modo qualitativo. As conclusões do estudo apontam para o excelente desempenho da GC no alcance dos objetivos do PPA, comprovando o papel fundamental do conhecimento no desenvolvimento organizacional e aprendizagem coletiva. Este trabalho contribuirá para futuras pesquisas do uso da GC em universidades públicas, que não dispõe de trabalhos suficientes, apesar de ser uma área de extrema importância para essas organizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração-
dc.titleGestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThe management of knowledge within organizations as a way to reshape the organizational culture, to share experience and enhance learning, in search of proposals for improvements that leverage the organizational development and direct the strategic planning is widely known by managers, researchers and theorists across the world. However, the implementation of a strategy of KM often causes internal resistance due to the character of organizational reform. The Standing Program Evaluation - SPE is an organizational unit of UFCG that uses a strategy for Knowledge Management and Learning to conduct an institutional self-evaluation, managing the knowledge and planning improvements to the University. Thus was set the general objective of this work which is to describe the strategy adopted by the KM in the institutional evaluation of the SPE UFCG. For this we used the case study as research method, with characteristic exploratory and descriptive, and its design is to search bibliographic and documentary. Data were collected through the SPE documents and semi-structured interview and analyzed so qualitatively. The study's findings point to the excellent performance of KM in reaching the objectives of the SPE, confirming the key role of knowledge in organizational development and collective learning. This work will contribute to future research the use of KM in public universities, which do not have enough work, despite being an area of extreme importance for these organizations.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/5376-
dc.date.accessioned2019-08-02T21:23:28Z-
dc.date.available2009-
dc.date.available2019-08-02T21:23:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectAuto-avaliaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectSelf-evaluationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Állysson Albuquerque.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management and organizational learning in a public university: application of institutional self-assessment at UFCG.-
dc.identifier.citationANDRADE, Állysson Albuquerque. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG. 2009. 88 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/5376pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfÁllysson Albuquerque Andrade - Relatório de Estágio Administração CH 20092.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.