Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354
Title: | A geotinta na perspectiva da economia solidária: o solo no fortalecimento do protagonismo de estudantes de uma escola do campo. |
Other Titles: | Geotint in the perspective of the solidarity economy: the soil in the strengthening of the protagonism of students of a rural school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Joana D'arc Morais da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | GONÇALVES, Cleomária. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | DINIZ, Paulo César Oliveira. |
Keywords: | Geotinta;Educação de jovens e adultos;Escola do campo;Economia solidária;Geotint ;Youth and Adult Education ;Country school ;Solidarity economy |
Issue Date: | Jul-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Joana D'arc Morais da. A geotinta na perspectiva da economia solidária: o solo no fortalecimento do protagonismo de estudantes de uma escola do campo. 2017. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa objetivou verificar a percepção dos alunos sobre o solo e a possibilidade da tinta à base de terra (geotinta) agregar renda enquanto atividade artística e foi concluída numa escola do campo, tendo como instrumento a aplicação de questionários e uma oficina temática. Os resultados apontam para a relevância dessa prática, enquanto oportunidade de dialogar sobre a conservação do solo e a geração de renda, assim fortalecendo o empoderamento dos estudantes, seu protagonismo e a cidadania. |
Abstract: | The research aimed to verify the students' perception about the soil and the possibility of earth - based paint (geotinta) to aggregate income as an artistic activity and was conducted in a rural school, with the application of questionnaires and a thematic workshop. The results point to the relevance of this practice, as an opportunity to dialogue about soil conservation and income generation, thus strengthening students' empowerment, their protagonism and citizenship. |
Keywords: | Geotinta Educação de jovens e adultos Escola do campo Economia solidária Geotint Youth and Adult Education Country school Solidarity economy |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOANA D'ARC MORAIS DA SILVA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdf | Joana D'arc Morais da Silva - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017 | 738.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.