Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGALDINO, L. D. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.-
dc.contributor.advisor1IDFIRMO, L. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES FILHO, Luiz da Costa.-
dc.contributor.referee1IDALVES FILHO, L. Cpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8176048382547872pt_BR
dc.contributor.referee2CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.referee2IDCORREIA, S. É. Npt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.description.resumoO atual cenário do mundo dos negócios é marcado pelas constantes e intensas mudanças nos âmbitos sócio-político, econômico e tecnológico. Tais mudanças são encaradas como o principal desafio a ser superado pelas organizações. Logo, essas transformações têm levado as empresas a uma reflexão sobre o seu negócio e as competências necessárias para alcançarem a competitividade no mercado. É nesse contexto, que a valorização das pessoas e suas competências no âmbito organizacional, ganha força. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar a contribuição do Programa Jovem Aprendiz no desenvolvimento de competências profissionais discentes para atuação no mercado de trabalho, na percepção dos próprios alunos. Para dar subsídio ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os jovens. Os métodos utilizados foram de natureza descritiva e exploratória, a partir do estudo de caso, e análise quantitativa dos dados. A pesquisa levantou dados e informações em uma instituição formadora na cidade de Campina Grande – PB. Assim, de acordo com os dados colhidos observou-se que o programa tem conseguido contribuir para o desenvolvimento das competências dos jovens inseridos no programa. Em suma, verificou-se que o programa Jovem Aprendiz tem conseguido dar suporte aos jovens no que tange ao seu desenvolvimento profissional, discente e pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleCompetências profissionais discentes: um estudo de caso no programa Jovem Aprendiz.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe current scenario in the business world is marked by constant and intense changes in the socio-political, economic and technological spheres. Such changes are seen as the main challenge to be overcome by organizations. Therefore, these transformations are taken as companies to a reflection on their business and as competences to acquire a competitiveness in the market. In this context, the people valuation and their competencies in the organizational sphere gains strength. Thus, the objective of this work was to analyze the contributions of the "Jovem Aprendiz" Program in the development of students and yours professional skills to the market, in the students' own opinion. To give support to this research, a form was developed with young people inserted in "Jovem Aprendiz" Program. The methods used are descriptive and exploratory, based on the case study, and quantitative data analysis. The research collected data and information in a training school in Campina Grande, Paraíba. Thus, according to the data collected, it was observed that the development of the skills of the young professionals included in the program. In general, it had been verified that the "Jovem Aprendiz" Program has been able to support the young professional in their professional, student and personal development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5318-
dc.date.accessioned2019-08-01T23:56:15Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-08-01T23:56:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJovem Aprendizpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectJob marketpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALDINO, Laryssa Damiany de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProfessional student skills: a case study in the Young Apprentice program.-
dc.identifier.citationGALDINO, Laryssa Damiany de Almeida. Competências profissionais discentes: um estudo de caso no programa Jovem Aprendiz. 2018. 62 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidade, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5318pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA DAMIANY DE ALMEIDA GALDINO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfLaryssa Damiany de Almeida Galdino - Relatório de Estágio Administração CH 2018473.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.