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dc.creator.IDRODRIGUES, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2141880345037547pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee2MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.-
dc.contributor.referee2IDALBUQUERQUE, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135220151360318pt_BR
dc.description.resumoNos últimos tempos, as organizações vêm caminhado para modelos de negócio voltados não somente para o viés econômico, mas atingindo as dimensões social e ambiental. Nesse sentido, os negócios de impacto social (NIS) se apresentam com um modelo de negócio que tem por missão a solução de um problema socioambiental atrelado ao retorno financeiro. Por ter como missão a mitigação de um problema socioambiental, este tipo de negócio precisa avaliar e monitorar o impacto gerado, fato este que tem sido muito discutido devido à sua complexidade. Assim, a Teoria de Mudança (TM) se apresenta como uma ferramenta de planejamento e controle que pode auxiliar essas organizações no processo de avaliação de impacto. Este trabalho tem como objetivo analisar a teoria de mudança de negócios de impacto social através de estudo multicaso com empresas do setor de educação brasileiro. Para isto, foram realizadas entrevistas com os empreendedores da 4you2 e Studos, com o fim de colher informações sobre os componentes de sua cadeia de valor, bem como o processo de implementação. Constatou-se que o processo de relação causal entre a proposta de valor das empresas e o impacto gerado é bem estruturado, com lacunas existentes apenas em relação à ferramentas de avaliação de impacto, e comprovação deste. Assim, é necessário a aplicação de ferramentas que possibilitem as empresas visualizarem se realmente o impacto está sendo atingido, e, caso contrário, fazer ajustes necessários para alcançá-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAvaliação de impacto à luz da teoria de mudança: um estudo multicaso.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractIn recent times, organizations have been moving towards business models geared not only to the economic bias, but reaching social and environmental dimensions. In this sense, the social impact business (NIS) presents itself with a business model whose mission is the solution of a socioenvironmental problem linked to the financial return. Because of its mission to mitigate to socio-environmental problem, this type of business needs to evaluate and monitor the impact generated, a fact that has been much discussed due to its complexity. Thus, the Theory of Change (ToC) presents itself as a planning and control tool that can assist organizations in the process of impact assessment. This paper aims to describe and analyze the theory of change of the social impact business through a multicaso study with companies in the Brazilian education sector. For this, interviews were conducted with the entrepreneurs of 4you2 and Studos, in order to gather information about the components of its value chain, as well as the implementation process. It was found that the process of causal relationship between the value proposition of the companies and the impact generated is well structured, with gaps only existing in relation to impact assessment tools, and proof of this. Thus, it is necessary to apply tools that allow companies to see if the impact is actually being achieved, and make necessary adjustments to achieve it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5314-
dc.date.accessioned2019-08-01T23:12:53Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-08-01T23:12:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeoria de mudançapt_BR
dc.subjectAvaliação de impactopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTheory of changept_BR
dc.subjectImpact evaluationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Amanda de Araujo Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessing the impact on a room's light of life: a multicase study.-
dc.identifier.citationLIRA, Amanda de Araujo Rodrigues. Avaliação de impacto à luz da teoria de mudança: um estudo multicaso. 2018. 42 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5314pt_BR
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