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dc.creator.IDCOELHO, G. R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112762054958020pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Adriana Salete Dantas de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, A. S. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1610316998619284pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Maria de Fátima.-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764682036707991pt_BR
dc.contributor.referee2ROCHA, José Sebastião.-
dc.contributor.referee2IDROCHA, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154991568312722pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso em uma empresa distribuidora de alimentos da cidade de Esperança - PB, e tem como Objetivo Geral: Identificar oportunidade de melhorias no planejamento de rotas da empresa Paraíba Distribuidora através da aplicação do método de Clarke e Wright (1963). O método escolhido baseia-se na economia de ganhos, e tem como objetivo minimizar a distância total percorrida por todos os veículos de cargas de uma empresa. A pesquisa se desenvolveu na cidade de Campina Grande - PB, um importante mercado atendido pela Paraíba Distribuidora (nome fictício), onde foi aplicado um roteiro de entrevista para a coleta dos dados primários visando: a caracterização da empresa, identificar os principais problemas da logística de entrega enfrentados, e também a localização dos clientes na cidade em estudo; Para viabilizar essa aplicação, a cidade de Campina Grande foi dividida em cinco zonas geográficas, sendo gerado um roteiro de entrega para cada zona, que contemplou um grupo de 20 clientes (amostra não probabilística, aleatória, definida pela proximidade geográfica). Os roteiros obtidos com a aplicação do método foram apresentados ao diretor da empresa para sua avaliação. Confrontando os resultados obtidos e a avaliação do gestor foi possível concluir que as rotas propostas pelo Método podem levar a um aperfeiçoamento das atividades logísticas da empresa, por ser flexível e de simples aplicação, não necessitando de investimentos adicionais, podendo auxiliar na solução da variabilidade do tempo de entregas, um dos problemas apontado pela empresa no roteiro de entrevista. Assim, o trabalho demonstra a viabilidade da aplicação do método para a situação apresentada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePlanejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963).pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe present work is characterized as a study case in a food distribution company located at the city of Esperança-PB, and the general goal is to identify improvement opportunities at the Paraiba Distribuidora company’s route planning by applying Clarke’s and Wright`s method (1963); The chosen method is based on the profit gain model, and it aims to minimize the total travelled distance by all the company’s vehicles. The research developed at Campina Grande city – PB, an important food market attended by Paraiba Distributora (fictitious name), where it was applied an interview for primary data gathering, such as: characterization of the company, identify mainly faced delivery logistics issues , in addition to the customers’ city location; To achieve this, the city of Campina Grande was divided into five geographical areas, generating a route that included a group of 20 clients (non- probability, nor random sample, defined by geographic proximity). The routes obtained by the method application were presented for the Company Director assessment. Confronting the results obtained and the Manager's assessment it was possible to conclude that the method is an improvement of the Company’s logistic activities for its flexibility and simple application, not requiring any additional investment, and may assisting for a delivery time variability solution, one of the problems pointes out by the company in the interview script. Thus, the work demonstrates the feasibility of applying the method to the situation presented.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5265-
dc.date.accessioned2019-08-01T14:31:16Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T14:31:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão de transportept_BR
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.subjectMétodo Clarke e Wright (1963)pt_BR
dc.subjectTransportation managementpt_BR
dc.subjectVehicle routing problempt_BR
dc.subjectMethod Clarke and Wright (1963)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOELHO, Gabriela Ribeiro Motta.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRoute planning of a food distribution company through the Clarke and Wright heuristic (1963).-
dc.identifier.citationCOELHO, Gabriela Ribeiro Motta. Planejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963). 2016. 66 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidade, Universidade Federal de Campina Grande – Paraiba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5265pt_BR
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