Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307954783916925pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Marcus Bessa.-
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.bezerra-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo investigar concepções de professores de Matemática acerca do letramento estatístico, numa perspectiva de formação crítica voltada para o entendimento do mundo contemporâneo. Dessa forma, buscou-se identificar a partir da aplicação de um questionário, o perfil, as concepções sobre a importância do conhecimento da estatística e a percepção que os mesmos possuem sobre o letramento estatístico, tendo em vista que os conhecimentos estatísticos estão presentes nas diferentes mídias, redes sociais e meios de comunicação, em que as pessoas, em geral, não letradas estatisticamente, podem ficar sem a possibilidade de entendimento necessário para o exercício pleno da cidadania. Destacamos a necessidade do ensino e aprendizagem da estatística numa perspectiva de letramento estatístico. Conclui-se com este trabalho que a prática pedagógica dos docentes não apresenta índice de que são levadas em consideração, no desenvolvimento de suas aulas, as informações do mundo contemporâneo, o que poderia facilitar na apresentação dos dados estatísticos e assim proporcionar algumas discussões na perspectiva do letramento estatístico. Percebeu-se ainda que os mesmos compreendem a importância da estatística na formação crítica de seus alunos, mas, na sua prática ainda é necessário avançar para atingir esse contexto. Acredita-se que este trabalho pôde contribuir para uma discussão que envolve formação crítica e reflexiva de sujeitos, pois ao identificar concepções, as mesmas podem ser ponto de partida para transformações que irão implicar na prática de ensino em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleConcepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.pt_BR
dc.date.issued2018-04-19-
dc.description.abstractThis article aims to investigate conceptions of Mathematic teachers about statistical literacy from a critical training perspective, focused on the understanding of the contemporary world. This way, it was sought to identify, through the application of a questionnaire, the profile, conceptions about the importance of statistical knowledge and the perception they have about statistical literacy, considering that the statistical knowledge is present in the different media, social networks and means of communication, where people in general, not statistically literate, may be left without the possibility of the necessary understanding for the full exercise of citizenship. We highlight the need for teaching and learning of statistics from a statistical literacy perspective. It was concluded with this work that.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659-
dc.date.accessioned2019-07-03T14:00:02Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-03T14:00:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectEstatístico-ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectStatistical Literacypt_BR
dc.subjectStatistic-basic educationpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Rosimere da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' conceptions about the importance of statistical literacy for understanding the world today.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Rosimere da Silva. Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual. 2018. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSIMERE DA SILVA BEZERRA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfRosimere da Silva Bezerra - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 20181.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.