Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42707
Title: | Corpos negros, educação e territórios de identidade no tempo presente: reflexões a partir de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Muritiba/BA. |
Other Titles: | Black bodies, education and territories of identity in the present time: reflections from students at a public high school in Muritiba/BA. |
???metadata.dc.creator???: | MELO, Duília de Jesus Lopes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Maria Cecilia de Paula |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | OLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CERQUEIRA, Cleidinalva Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | AVELINO , Priscila Gomes Dornelles. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | SILVA, Rosangela Souza da. |
Keywords: | Corpos negros;Identidade racial - negros;Negros - educação;Relações étnico-raciais;Lei no 10.639/2003;Cultura afro-brasileira;Dissertação - Universidade Federal da Bahia;Universidade Federal da Bahia - Dissertação;Grupo de Pesquisa Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Sociedade - UFBA;Miritiba - BA - escola estadual;História do tempo presente;Educação decolonial;Produção imagético-textual - estudantes de ensino médio;Comunidade Quilombola do Chico Velho - Juazeiro - BA;Comunidade Quilombola Baixa Grande - Muritiba - BA;Grupo de Mulheres Fruto da Terra Quilombola - BA;Mulheres negras;Mulheres quilombolas;Black Bodies;Racial Identity - Black People;Black People - Education;Ethnic-Racial Relations;Law No. 10.639/2003;Afro-Brazilian Culture;Dissertation - Federal University of Bahia;Federal University of Bahia - Dissertation;Research Group: Body Culture, Education, Sports, Leisure, Environment, and Society - UFBA;Miritiba - BA - State School;History of the Present Time;Decolonial Education;Image-Textual Production - High School Students;Chico Velho Quilombola Community - Juazeiro - BA;Baixa Grande Quilombola Community - Muritiba - BA;Fruto da Terra Quilombola Women's Group - BA;Black Women;Quilombola Women |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Citation: | MELO, Duília de Jesus Lopes. Corpos negros, educação e territórios de identidade no tempo presente: reflexões a partir de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Muritiba/BA. 2024. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia PPGE/UFBA, na área de concentração Educação, Sociedade e e Práxis Pedagógica - linha de Pesquisa Educação,Cultura Corporal e Lazer e compõe as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa da Cultura Corporal Educação, Esporte, Lazer Meio Ambiente e Sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Esta produção teve por objeto de investigação as manifestações dos corpos negros no ambiente escolar e suas expressões concedidas a partir de princípios de uma história ainda segregadora, dos saberes dessas culturas. O objetivo central foi analisar as manifestações da identidade negra presente em produções de estudantes de ensino médio de uma escola estadual em Muritiba (Ba) e como objetivos específicos pretendemos historicizar os Núcleos Territoriais de Educação , reconhecer as manifestações da identidade negra presentes em produções de estudantes da referida unidade escolar , bem como refletir como a práxis pedagógica e a história do tempo presente podem contribuir para uma perspectiva de educação decolonial. Como caminho metodologico, idealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo subsidiada pela metodologia da pesquisa histórica do tempo presente e para a técnica de análise de dados seguiu-se com a análise documental. A presente pesquisa segue no formato multipaper, e para tal , desenvolvemos artigos que reflitam os objetivos dessa pesquisa, sendo assim, cada artigo apresenta uma revisão de literatura, de caráter descritivo e analítico. Como resultado, foi possível observar que a busca para analisar as manifestações da identidade negra presente em produções de estudantes de ensino médio de uma escola estadual em Muritiba- Bahia nos permitiu a descrição de seis documentos estudantis sendo:2 imagéticos,3 textuais e 1 textual-imagético.Tratando-se das análises, pôde -se constatar que os estudantes têm conhecimentos da cultura africana e afro-brasileira,o que evidenciou a presença da Lei 10. 639/03 na unidade escolar.Constatou-se ainda que os estudantes estão despertos para os conceitos de negritude, discriminação e intolerância religiosa. Apesar de os princípios da Lei 10.639/03 estarem presentes no chão da escola,em alguma perspectiva constatamos a necessidade de uma melhor aproximação nas discussões mais críticas referentes ao povo negro , partindo assim para o aprofundamento de conceituações descoloniais ,e pós -coloniais também. |
Abstract: | This research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Bahia PPGE/UFBA, in the area of concentration Education, Society and Pedagogical Praxis - line of Education, Body Culture and Leisure Research and forms part of the research carried out by the group of research into Body Culture Education, Sport, Leisure, Environment and Society (HCEL/UFBA/CNPq). This prdouction's object of investigation is the manifestations of black bodies in the school environment and their expressions granted based on the principles of a history that is still segregating, of the knowledge of these cultures. The central objective was to analyze the manifestations of black identity present in productions by high school students from a state school in Muritiba (Ba) and as specific objectives we intend to historicize the Territorial Education Centers, recognize the manifestations of black identity present in student productions of the aforementioned school unit, as well as reflecting on how pedagogical praxis and the history of the present time can contribute to a decolonial education perspective. As a methodological path, we devised a documentary research, of a qualitative nature, subsidized by the methodology of historical research of the present time and for the data analysis technique, document analysis was followed. This research follows a multipaper format, and to this end we developed articles that reflect the objectives of this research, therefore, each article presents a literature review, of a descriptive and analytical nature. As a result, it was possible to observe that the search to analyze the manifestations of black identity present in productions by high school students from a state school in Muritiba-Bahia allowed us to describe five student documents: 2 images, 2 textual and 1 textual -imagetic.In the case of the analyses, it was possible to verify that the students have knowledge of African and Afro-Brazilian culture, which evidenced the presence of Law 10. 639/03 in the school unit.It was also verified that the students are awakened to the concepts of blackness, discrimination and religious intolerance. Although the principles of Law 10,639/03 are present on the school floor, from some perspective we see the need for a better approach in the most critical discussions regarding black people, thus starting to deepen decolonial and post-colonial concepts as well. |
Keywords: | Corpos negros Identidade racial - negros Negros - educação Relações étnico-raciais Lei no 10.639/2003 Cultura afro-brasileira Dissertação - Universidade Federal da Bahia Universidade Federal da Bahia - Dissertação Grupo de Pesquisa Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Sociedade - UFBA Miritiba - BA - escola estadual História do tempo presente Educação decolonial Produção imagético-textual - estudantes de ensino médio Comunidade Quilombola do Chico Velho - Juazeiro - BA Comunidade Quilombola Baixa Grande - Muritiba - BA Grupo de Mulheres Fruto da Terra Quilombola - BA Mulheres negras Mulheres quilombolas Black Bodies Racial Identity - Black People Black People - Education Ethnic-Racial Relations Law No. 10.639/2003 Afro-Brazilian Culture Dissertation - Federal University of Bahia Federal University of Bahia - Dissertation Research Group: Body Culture, Education, Sports, Leisure, Environment, and Society - UFBA Miritiba - BA - State School History of the Present Time Decolonial Education Image-Textual Production - High School Students Chico Velho Quilombola Community - Juazeiro - BA Baixa Grande Quilombola Community - Muritiba - BA Fruto da Terra Quilombola Women's Group - BA Black Women Quilombola Women |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42707 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DUÍLIA DE JESUS LOPES MELO - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdf | Duília de Jesus Lopes Melo - Dissertação Nordeste UFBA 3 PPG Educação 2024 | 2.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.