Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, D. J. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896232902654581pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3506-8510pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631240054495428pt_BR
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDOLIVEIRA, C. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182327772314174pt_BR
dc.contributor.referee1CERQUEIRA, Cleidinalva Silva.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4870-0738pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8984669553117420pt_BR
dc.contributor.referee2AVELINO , Priscila Gomes Dornelles.-
dc.contributor.referee2IDAVELINO, P. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0914243123607426pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Rosangela Souza da.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3343-8220pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7963471652410018pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia PPGE/UFBA, na área de concentração Educação, Sociedade e e Práxis Pedagógica - linha de Pesquisa Educação,Cultura Corporal e Lazer e compõe as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa da Cultura Corporal Educação, Esporte, Lazer Meio Ambiente e Sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Esta produção teve por objeto de investigação as manifestações dos corpos negros no ambiente escolar e suas expressões concedidas a partir de princípios de uma história ainda segregadora, dos saberes dessas culturas. O objetivo central foi analisar as manifestações da identidade negra presente em produções de estudantes de ensino médio de uma escola estadual em Muritiba (Ba) e como objetivos específicos pretendemos historicizar os Núcleos Territoriais de Educação , reconhecer as manifestações da identidade negra presentes em produções de estudantes da referida unidade escolar , bem como refletir como a práxis pedagógica e a história do tempo presente podem contribuir para uma perspectiva de educação decolonial. Como caminho metodologico, idealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo subsidiada pela metodologia da pesquisa histórica do tempo presente e para a técnica de análise de dados seguiu-se com a análise documental. A presente pesquisa segue no formato multipaper, e para tal , desenvolvemos artigos que reflitam os objetivos dessa pesquisa, sendo assim, cada artigo apresenta uma revisão de literatura, de caráter descritivo e analítico. Como resultado, foi possível observar que a busca para analisar as manifestações da identidade negra presente em produções de estudantes de ensino médio de uma escola estadual em Muritiba- Bahia nos permitiu a descrição de seis documentos estudantis sendo:2 imagéticos,3 textuais e 1 textual-imagético.Tratando-se das análises, pôde -se constatar que os estudantes têm conhecimentos da cultura africana e afro-brasileira,o que evidenciou a presença da Lei 10. 639/03 na unidade escolar.Constatou-se ainda que os estudantes estão despertos para os conceitos de negritude, discriminação e intolerância religiosa. Apesar de os princípios da Lei 10.639/03 estarem presentes no chão da escola,em alguma perspectiva constatamos a necessidade de uma melhor aproximação nas discussões mais críticas referentes ao povo negro , partindo assim para o aprofundamento de conceituações descoloniais ,e pós -coloniais também.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGEpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCorpos negros, educação e territórios de identidade no tempo presente: reflexões a partir de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Muritiba/BA.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThis research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Bahia PPGE/UFBA, in the area of concentration Education, Society and Pedagogical Praxis - line of Education, Body Culture and Leisure Research and forms part of the research carried out by the group of research into Body Culture Education, Sport, Leisure, Environment and Society (HCEL/UFBA/CNPq). This prdouction's object of investigation is the manifestations of black bodies in the school environment and their expressions granted based on the principles of a history that is still segregating, of the knowledge of these cultures. The central objective was to analyze the manifestations of black identity present in productions by high school students from a state school in Muritiba (Ba) and as specific objectives we intend to historicize the Territorial Education Centers, recognize the manifestations of black identity present in student productions of the aforementioned school unit, as well as reflecting on how pedagogical praxis and the history of the present time can contribute to a decolonial education perspective. As a methodological path, we devised a documentary research, of a qualitative nature, subsidized by the methodology of historical research of the present time and for the data analysis technique, document analysis was followed. This research follows a multipaper format, and to this end we developed articles that reflect the objectives of this research, therefore, each article presents a literature review, of a descriptive and analytical nature. As a result, it was possible to observe that the search to analyze the manifestations of black identity present in productions by high school students from a state school in Muritiba-Bahia allowed us to describe five student documents: 2 images, 2 textual and 1 textual -imagetic.In the case of the analyses, it was possible to verify that the students have knowledge of African and Afro-Brazilian culture, which evidenced the presence of Law 10. 639/03 in the school unit.It was also verified that the students are awakened to the concepts of blackness, discrimination and religious intolerance. Although the principles of Law 10,639/03 are present on the school floor, from some perspective we see the need for a better approach in the most critical discussions regarding black people, thus starting to deepen decolonial and post-colonial concepts as well.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42707-
dc.date.accessioned2025-08-08T19:18:05Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T19:18:05Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCorpos negrospt_BR
dc.subjectIdentidade racial - negrospt_BR
dc.subjectNegros - educaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLei no 10.639/2003pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectGrupo de Pesquisa Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Sociedade - UFBApt_BR
dc.subjectMiritiba - BA - escola estadualpt_BR
dc.subjectHistória do tempo presentept_BR
dc.subjectEducação decolonialpt_BR
dc.subjectProdução imagético-textual - estudantes de ensino médiopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Chico Velho - Juazeiro - BApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Baixa Grande - Muritiba - BApt_BR
dc.subjectGrupo de Mulheres Fruto da Terra Quilombola - BApt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectBlack Bodiespt_BR
dc.subjectRacial Identity - Black Peoplept_BR
dc.subjectBlack People - Educationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectLaw No. 10.639/2003pt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Culturept_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Bahiapt_BR
dc.subjectFederal University of Bahia - Dissertationpt_BR
dc.subjectResearch Group: Body Culture, Education, Sports, Leisure, Environment, and Society - UFBApt_BR
dc.subjectMiritiba - BA - State Schoolpt_BR
dc.subjectHistory of the Present Timept_BR
dc.subjectDecolonial Educationpt_BR
dc.subjectImage-Textual Production - High School Studentspt_BR
dc.subjectChico Velho Quilombola Community - Juazeiro - BApt_BR
dc.subjectBaixa Grande Quilombola Community - Muritiba - BApt_BR
dc.subjectFruto da Terra Quilombola Women's Group - BApt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Duília de Jesus Lopes.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack bodies, education and territories of identity in the present time: reflections from students at a public high school in Muritiba/BA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39138-
dc.identifier.citationMELO, Duília de Jesus Lopes. Corpos negros, educação e territórios de identidade no tempo presente: reflexões a partir de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Muritiba/BA. 2024. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DUÍLIA DE JESUS LOPES MELO - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdf Duília de Jesus Lopes Melo - Dissertação Nordeste UFBA 3 PPG Educação 20242.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.