Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMÉLO, Mayarapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5333586063495958pt_BR
dc.contributor.advisor1MENESES, Valdênio Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDMENESES, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511840894418595pt_BR
dc.contributor.referee1GOMES, Ramonildes Alves.-
dc.contributor.referee2CHECHI, Letícia Andréa.-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) em parceria com as escolas municipais de Campina Grande no combate à insegurança alimentar entre estudantes, no período de 2022 a 2024. Ao buscar entender as estratégias adotadas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, o estudo revela uma complexa dinâmica de relações de poder e hierarquias, que permeiam a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município. A pesquisa aprofunda a compreensão das dinâmicas de poder que influenciam a implementação de políticas públicas de segurança alimentar em nível local, com foco na concentração de poder nos CAEs. Observa-se que, embora os CAEs sejam espaços de participação social, a tomada de decisões muitas vezes se concentra nas mãos de um grupo restrito de membros, geralmente os mais influentes, como representantes do governo, diretores escolares e alguns profissionais de saúde. Essa dinâmica pode marginalizar a participação de outros atores importantes, como pais, alunos e representantes da sociedade civil, que podem ter suas vozes e demandas menos ouvidas A pesquisa busca compreender como a concentração de poder nos CAEs afeta a participação da comunidade escolar na tomada de decisões e no controle social do PNAE. Analisa a representatividade dos diferentes segmentos nos CAEs, as formas de participação na tomada de decisões e os desafios para garantir a efetiva participação social. Ao analisar a participação da comunidade escolar nos CAEs, o estudo busca compreender a representatividade dos diferentes segmentos e as formas de participação na tomada de decisões, evidenciando os desafios para garantir a efetiva participação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleDa concentração de poder à (in)segurança alimentar : Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) na comunidade escolar em Campina Grandept_BR
dc.date.issued2025-04-24-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the role of the School Feeding Councils (CAEs) in partnership with the municipal schools of Campina Grande in combating food insecurity among students between 2022 and 2024. By seeking to understand the strategies adopted to guarantee food and nutritional security for students, the study reveals a complex dynamic of power relations and hierarchies that permeate the implementation of the National School Feeding Program (PNAE) in the municipality. The research deepens our understanding of the power dynamics that influence the implementation of public food security policies at local level, focusing on the concentration of power in the CAEs. It was observed that although CAEs are spaces for social participation, decision-making is often concentrated in the hands of a restricted group of members, usually the most influential, such as government representatives, school principals and some health professionals. This dynamic can marginalize the participation of other important actors, such as parents, students and representatives of civil society, who may have their voices and demands less heard The research seeks to understand how the concentration of power in the CAEs affects the participation of the school community in decision-making and social control of the PNAE. It analyzes the representativeness of the different segments in the CAEs, the forms of participation in decision-making and the challenges to ensuring effective social participation. By analyzing the participation of the school community in the CAEs, the study seeks to understand the representativeness of the different segments and the forms of participation in decision-making, highlighting the challenges to ensuring effective social participation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42651-
dc.date.accessioned2025-08-01T12:18:07Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-08-01T12:18:07Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectInsegurança alimentarpt_BR
dc.subjectConselhos de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectSchool feedingpt_BR
dc.subjectFood insecuritypt_BR
dc.subjectSchool Feeding Councilspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Mayara Mélo Regis de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the concentration of power to food (in)security: School Food Councils (CAEs) in the school community in Campina Grandept_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Mayara Mélo Regis de. Da concentração de poder à (in)segurança alimentar : Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) na comunidade escolar em Campina Grande 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA MÉLO REGIS DE ARAUJO -DISSERTAÇÃO - (PPGCS) 2025.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.