Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42637
Title: Literatura afro-brasileira e africana: construindo caminhos para a educação quilombola na Unidade Integrada Pontal no município de Bequimão/MA.
Other Titles: Afro-Brazilian and African literature: building paths for quilombola education at the Pontal Integrated Unit in the municipality of Bequimão/MA.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Lucileide Martins Borges.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NUNES, Antonio de Assis Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, José Carlos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: REIS , Maria da Conceição dos.
Keywords: Literatura afro-brasileira;Educação quilombola;Educação escolar quilombola;Quilombolas;Bequimão - MA - Unidade Integrada Pontal;História e cultura afro-brasileira;Cultura africana;Cultura afro-brasileira;Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola;Crianças negras quilombolas;Mulheres aquilombadas;Comunidade Quilombola Pontal - Bequimão - MA;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;Mulheres negras;Afro-Brazilian Literature;Quilombola Education;Quilombolas;Bequimão - MA - Pontal Integrated Unit;Afro-Brazilian History and Culture;African Culture;Afro-Brazilian Culture;National Curricular Guidelines for Quilombola School Education;Black Quilombola Children;Quilombola Women;Quilombola Community Pontal - Bequimão - MA;Federal University of Maranhão - Dissertation;Black Women
Issue Date: 2020
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
Citation: FERREIRA, Lucileide Martins Borges. Literatura afro-brasileira e africana: construindo caminhos para a educação quilombola na Unidade Integrada Pontal no município de Bequimão/MA. 2020. 222f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa trata sobre a literatura Afro-brasileira e africana em contextos escolares quilombolas. O estudo está organizado em duas partes, a saber: a teórica e a empírica. Na parte teórica são descritas as categorias conceituais sobre literatura em nível geral e em nível de Brasil. A literatura é evidenciada como um instrumento pedagógico para abordagem da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Em continuidade da parte teórica, foi feita uma descrição acerca do percurso da inserção da História e Cultura Afro-brasileira e africana no currículo da Educação Básica em nível de Brasil e de Maranhão. Finalizando a parte teórica, o estudo faz uma descrição analítica sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Na parte empírica, há uma descrição da caracterização da Unidade Integrada Pontal; a metodologia da investigação; as análises e interpreções dos dados da pesquisa; e a intervenção por meio do produto educacional. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como é desenvolvido o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade Integrada Pontal, na perspectiva de construir um caderno de orientações didáticas sobre a literatura afro-brasileira e africana como instrumento de materialização dos conteúdos referentes à temática. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Souza e Vieira (2016), Silva, Ferreira e Faria (2011); Silva e Silva (2015), Mariosa e Reis (2011); Lima (2005), Candau (2012,2016); Souza (2005,2006), Duarte (1993), Zilberman (2006), Souza e Lima (2006) e Fonseca (2006). Nossa pesquisa utilizou como método de procedimento o Estudo de Caso Instrumental. Os participantes da pesquisa foram os professores do 1o ao 5o ano, a coordenadora pedagógica e os discentes das turmas selecionadas para aplicação do produto. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista, observação não-participante, questionário e formulário. A pesquisa concluiu que a utilização da literatura como instrumento para abordagem da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, na Unidade Integrada Pontal possibilitou desenvolver atividades que contribuíram para o reconhecimento e valorização de aspectos da história, cultura e identidade dos descendentes de africanos, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
Abstract: The research deals with Afro-Brazilian and African literature in quilombola school contexts. The study is organized in two parts, namely: the theoretical and empirical. In the theoretical part, conceptual categories about literature are described in general and in Brazil. The Literature is evidenced as a pedagogical instrument to approach Afro-Brazilian and African History and Culture. Continuing with the theoretical part, a description was made about the path of insertion of Afro-Brazilian and African History and Culture in the Basic Education curriculum at the level of Brazil and Maranhão. Concluding the theoretical part, the study makes an analytical description about the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education. In the empirical part, there is a description of the characterization of the Pontal Integrated Unit; the research methodology; analyzes and interpretations of research data; and intervention through the educational product. The general objective of the research was to investigate how the teaching of Afro-Brazilian History and Culture is developed in the Early Years of Elementary Education at the Pontal Integrated Unit, with a view to building a didactic guidance book on Afro-Brazilian and African literature as an instrument for materializing the contents related to the theme. The main bibliographic sources used were: Souza and Vieira (2016), Silva, Ferreira and Faria (2011); Silva and Silva (2015), Mariosa and Reis (2011); Lima (2005), Candau (2012,2016); Souza (2005,2006), Duarte (1993), Zilberman (2006), Souza and Lima (2006) and Fonseca (2006). Our research used the Instrumental Case Study with the procedure method. The research participants were teachers from the 1st to the 5th year, the pedagogical coordinator and the students of the classes selected for application of the product. The instruments for data collection were interview, non- participant observation, questionnaire and form. The research concluded that the use of literature as an instrument to approach Afro-Brazilian and African History and Culture, at the Pontal Integrated Unit, made it possible to develop activities that contributed to the recognition and appreciation of aspects of the history, culture and identity of African descendants, as recommended by the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education.
Keywords: Literatura afro-brasileira
Educação quilombola
Educação escolar quilombola
Quilombolas
Bequimão - MA - Unidade Integrada Pontal
História e cultura afro-brasileira
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola
Crianças negras quilombolas
Mulheres aquilombadas
Comunidade Quilombola Pontal - Bequimão - MA
Universidade Federal do Maranhão - Dissertação
Mulheres negras
Afro-Brazilian Literature
Quilombola Education
Quilombolas
Bequimão - MA - Pontal Integrated Unit
Afro-Brazilian History and Culture
African Culture
Afro-Brazilian Culture
National Curricular Guidelines for Quilombola School Education
Black Quilombola Children
Quilombola Women
Quilombola Community Pontal - Bequimão - MA
Federal University of Maranhão - Dissertation
Black Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42637
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfucileide Martins Borges Ferreira -Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 20208.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.