Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA JUNIOR, Henrique Antunes.-
dc.contributor.advisor1IDCUNHA JUNIOR, H. A.pt_BR
dc.contributor.referee1NUNES, Cícera.-
dc.contributor.referee1IDNUNES, C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976938140345357pt_BR
dc.contributor.referee2QUEIROZ, Zuleide Fernandes.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3174-4750pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3003401690552110pt_BR
dc.description.resumoA educação escolar quilombola é um direito a ser garantido à população negra que vive em territórios de reminiscência africana. Ao estudarem em escolas situadas geograficamente nesses espaços, próximas a eles ou que recebam quilombolas, devem considerar no currículo escolar, os aspectos étnicos, históricos, antropológicos e culturais da comunidade. Essas comunidades são fortemente marcadas pela presença da cultura africana e constituem o patrimônio material e imaterial do Brasil. Os elementos históricos e identitários que compõem a formação de quilombos são encontrados na comunidade quilombola de Carcará, município de Potengi na região do Cariri, sul do estado do Ceará. O foco desta investigação se define, a partir de um trabalho voltado para a africanização curricular da escola quilombola Maria Virgem da Silva, marcado por uma pedagogia de quilombo. Esta proposta de trabalho tem como objetivo investigar fatores do repertório cultural afrocarcarense que são importantes para o currículo escolar quilombola na comunidade em questão, tendo como referências, a Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira em todos os currículos da educação básica, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola de 2012. A partir disso, construir com as/os professoras/es uma Diretriz Curricular que norteie o trabalho na escola. No desdobramento desse objetivo adotei, inicialmente, a pesquisa observação, iniciada no final de ano de 2014 e início de 2015, com o trabalho de conclusão de curso de especialização voltado para a gestão pedagógica da referida escola. A análise dos resultados revelou um currículo que não dialogava com os conhecimentos quilombolas, é a partir dessa problematização que nasce a pesquisa intervenção, originada da coleta de dados realizada a partir dos instrumentos metodológicos de diário de campo, como entrevistas e observação. O referencial teórico é constituído por autores como Cunha Junior (2007), Kabenguele Munanga e Gomes (2006), Anjos (2006), Macedo (2006), Videira (2013) e Nascimento (2006) que discutem as categorias conceituais necessárias para o enriquecimento teórico da pesquisa, categorias como: quilombo, identidade, território, memória quilombola e pedagogia de quilombo. A dissertação, também trata dos diversos elementos das africanidades caririenses, e promovem um diálogo com estudos geográficos, históricos e arqueológicos da região. O estudo permitiu concluir que é urgente que escolas quilombolas precisam desenvolver um trabalho pedagógico étnico racial por meio de pedagogias de quilombo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola no cariri cearense: africanização da escola a partir de pedagogias de quilombo.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe quilombola school education is a right to be guaranteed to the black population, who live in territories of African reminiscence, to study in schools located geographically in these spaces, next to them or that receives quilombola, must consider in the curriculum school, the ethnic, historical aspects, anthropological and cultural community. These communities are strongly marked by the presence of African culture and constitute the material and immaterial patrimony of Brazil. The historical and identity elements that make up the formation of quilombos are found in the quilombola community of Carcará, municipality of Potengi in the region of Cariri, in the southern state of Ceará. The focus of this research is defined, based on a work focused on the curricular Africanization of the quilombola school Maria Virgem da Silva, marked by a quilombo pedagogy. This work proposal, aims to investigate factors of the Afrocarian cultural repertoire are important for the quilombola school curriculum in the community in question, having as reference, Law 10.639 / 03, which established the obligation of teaching African and Afro-Brazilian history in all curricula of basic education, and the National Curricular Guidelines for Kildorn School Education of 2012, and from that, to build with the teachers a curricular guideline that guides the work in the school. In the unfolding, from this objective I initially adopted the observation research, begun at the end of the year 2014 and beginning of 2015, the conclusion of a specialization course for the pedagogical management of said school and the analysis of the results revealed a curriculum that did not dialogue with the quilombola knowledge, it is from this problematization that the intervention research originates from the collection of data made from the methodological instruments of field diary, interviews and observation. The theoretical framework is made up of authors such as Cunha Junior (2007), Kabenguele Munanga and Gomes (2006), Anjos (2006), Macedo (2006), Videira (2013) and Nascimento (2006) who discuss the conceptual categories necessary for theoretical enrichment of the research, categories as: quilombo, identity, territory, memory quilombola and pedagogy of quilombo. The dissertation also deals with the various elements of the Caririan Africanities, and promotes a dialogue with geographical, historical and archaeological studies of the region. The study allowed us to conclude that it is urgent that quilombola schools need to develop ethnic pedagogical work through quilombo pedagogies.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42630-
dc.date.accessioned2025-07-29T21:37:20Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T21:37:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectCariri Cearense - educação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectPedagogias de quilombopt_BR
dc.subjectAfricanização da escolapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Carcarápt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Carcará - Potengi - CEpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar quilombolapt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres dançadeiras quilombolaspt_BR
dc.subjectArtefatos da Cultura Negra - eventopt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectCariri Cearense - Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombo Pedagogiespt_BR
dc.subjectAfricanization of Schoolspt_BR
dc.subjectFederal University of Ceará - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Carcará - Potengi - CEpt_BR
dc.subjectQuilombola School Curriculumpt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Dancing Womenpt_BR
dc.subjectArtifacts of Black Culture - eventpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ana Paula dos.-
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuilombola school education in Cariri, Ceará: Africanization of the school based on quilombo pedagogies.pt_BR
dc.relationhttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33415-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula dos. Educação escolar quilombola no cariri cearense: africanização da escola a partir de pedagogias de quilombo. 2018. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE - Brasil, 2018. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFC 3 PPG EDUCAÇÃO 2018.pdfEducação escolar quilombola no cariri cearense: africanização da escola a partir de pedagogias de quilombo. - Dissertação Nordeste UFC 3 PPG Educação 20184.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.