Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1545-9733pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996402604144590pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, José Carlos de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0501-8141pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979pt_BR
dc.contributor.referee1DUTRA, Rosyane de Moraes Martins.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4800-7493pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305787052738350pt_BR
dc.contributor.referee2VICENTE, Kyldes Batista.-
dc.contributor.referee2IDVICENTE, K. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249709305972671pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “O lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na Educação Infantil: um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA, visou à reflexão acerca do objeto de pesquisa “o lúdico do livro-brinquedo no contexto quilombola” com as propostas desenvolvidas a partir da cultura das comunidades remanescentes de quilombos. Enquanto objetivo geral, buscamos construir práticas literárias lúdicas e de valorização das relações étnico-raciais das crianças a partir do livro-brinquedo em espaços educativos de territórios quilombolas, com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias. Em termos metodológicos, esta pesquisa possui abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos foram baseados, primeiramente, em uma pesquisa de Revisão de Literatura, na qual trouxemos para o debate as contribuições da modalidade denominada “Pesquisa do Tipo Estado da Arte”. Nessa perspectiva, foi definido o Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa de Nível Superior (CAPES) para a realização de pesquisas de teses e dissertações, no período entre os anos de 2017 e 2021, com a atribuição dos seguintes descritores: literatura infantil, leitura literária, livro-brinquedo. Para o segundo momento da pesquisa, realizamos a aplicação de questionários via Google Forms com algumas educadoras e educadores que, na sua maioria, estão inseridos nos grupos de Formação de Professores de Crianças de 04 a 05 anos no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI. Já nas escolas campo de pesquisa, as intervenções pedagógicas foram feitas por meio de entrevista com as educadoras e diretoras. Em seguida, realizamos algumas propostas de práticas literárias lúdicas com uma abordagem de valorização das relações étnico-raciais com e para as crianças nesses espaços educativos. Utilizamos os seguintes instrumentos de geração de dados: observação, diário de campo, registros fotográficos. Os dados obtidos foram analisados em conjunto e tabulados em quadros sustentados por leituras e reflexões acerca dos resultados da pesquisa, as quais apoiaram a elaboração do Produto Educacional, um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias, cujo intuito é possibilitar a mediação do livro enquanto um brinquedo para a valorização das questões étnico-raciais por meio de diversas linguagens, incluindo o processo de criação do livro-brinquedo (livro interativo/livro artesanal). Com esta pesquisa, esperamos contribuir com os direitos de aprendizagens das crianças e possibilitar o seu desenvolvimento pleno e integral a partir das vivências literárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO Lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na educação infantil: um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe present research, entitled “The Playfulness of the Toy Book and Literary Experiences in Early Childhood Education: A Study in Two Educational Spaces in the Quilombola Territories of Igaruçu – MA and Santa Rita do Vale – MA” was developed under the Graduate Program in Basic Education Teaching Management (PPGEEB/UFMA). The study aims to reflect on the research object “the playfulness of the toy book in the quilombola context”, based on proposals developed from the cultural heritage of communities descended from quilombos. The general objective was to construct playful literary practices that promote the appreciation of ethnic racial relations among children through the toy book in educational spaces within quilombola territories, with the ultimate goal of developing a Handbook of Playful and Literary Guidelines. Methodologically, this study follows a qualitative approach, with technical procedures initially based on a literature review, incorporating contributions to the state of the art. In this regard, thesis and dissertations published between 2017 and 2021 were analysed and extracted from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database using the following keywords: children's literature, literary reading, and toy book. In the second phase of the research, questionnaires were distributed via Google Forms to educators, most of whom are part of the Teacher Training Groups for Children Aged 4 to 5 within the National Commitment to Literate Children / Early Childhood Education Literacy and Writing Training Program (LEEI). Additionally, pedagogical interventions included interviews with teachers and school directors in the schools selected as research sites. Subsequently, playful literary practices were proposed, focusing on ethnic racial relations with and for children in these educational spaces. Data generation instruments included observation, field diaries, and photographic records. The collected data were analyzed collectively and organized into tables, supported by readings and reflections on the research findings. These analyses informed the development of the Educational Product, a Handbook of Playful and Literary Guidelines, aimed at facilitating the mediation of books as toys to enhance ethnic racial awareness through multiple forms of expression, including the toy book (interactive/artisanal books) creation process. Through this research, we seek to contribute to children's learning rights and foster their holistic and comprehensive development through literary experiences.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42624-
dc.date.accessioned2025-07-29T18:32:26Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T18:32:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTerritórios quilombolas - MApt_BR
dc.subjectIgaraçu - Território Quilombola - MApt_BR
dc.subjectSanta Rita do Vale - Território Quilombola - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Igaraçu - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Santa Rita do Vale - MApt_BR
dc.subjectLúdico e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLivro brinquedopt_BR
dc.subjectPráticas literáriaspt_BR
dc.subjectEducação quilombola infantilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCrianças quilombolaspt_BR
dc.subjectRemanescentes quilombolas - MApt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombola Territories - MApt_BR
dc.subjectIgaraçu - Quilombola Territory - MApt_BR
dc.subjectSanta Rita do Vale - Quilombola Territory - MApt_BR
dc.subjectIgaraçu Quilombola Community - MApt_BR
dc.subjectSanta Rita do Vale Quilombola Community - MApt_BR
dc.subjectPlay and Educationpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectToy Bookpt_BR
dc.subjectLiterary Practicespt_BR
dc.subjectEarly Quilombola Educationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectQuilombola Childrenpt_BR
dc.subjectQuilombola Remnants - MApt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, Joselma Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playfulness of the toy book and literary experiences in early childhood education: a study in two educational spaces in the quilombola territories of Igaruçu - MA and Santa Rita do Vale - MA.pt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6287-
dc.identifier.citationVIANA, Joselma Santos. O Lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na educação infantil: um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA. 2024. 210f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSELMA SANTOS VIANA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfJoselma Santos Viana - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 202422.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.