Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDJESUS, I. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4628965483929973pt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitão.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278pt_BR
dc.contributor.referee1NUNES, Georgina Helena Lima.-
dc.contributor.referee1IDNUNES, G. H. L.pt_BR
dc.contributor.referee2DIALLO, Cintia Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9142-3284pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944077151726172pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Acildo Leite da.-
dc.contributor.referee3IDSILVA, A. L.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448pt_BR
dc.contributor.referee4CASTRO, César Augusto.-
dc.contributor.referee4IDCASTRO, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo, que insere nossa trajetória com a temática, utiliza o referencial teórico-metodológico que aprofunda o conhecimento sobre a educação, relações étnico-raciais, a educação escolar quilombola e a perspectiva afrocentrada (Asante, 2009), (Gomes, 2017), (Gonzalez, 1982, 2020), epistemologias decoloniais (Freire, 1975, 1996); (Vergès, 2020), (Madhubuti, 1990); (Munanga, 1996, 2005, 2015), Silva (2011); feminismo negro e mulherismo africana com abordagem materno-centrada (hooks, 2017, 2019, 2021), (Collins, 2019); (Hudson Weems, 2021); epistemologias africanas (Oy wùmí, 2021), que indicam a necessidade de ruptura com o eurocentrismo para valorização dos saberes e reconhecimento dos conhecimentos alternativos. Os principais resultados da pesquisa detectam que as professoras quilombolas passaram a utilizar as referidas Diretrizes na prática pedagógica devido ao fato de que as escolas quilombolas não contam com materiais didáticos para que a história e cultura afro-brasileira e africana esteja presente no cotidiano escolar, o que nos leva à conclusão de que é necessário construir esses materiais a partir da própria história local, o que sugere a adoção de uma pedagogia quilombola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação no quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão: o olhar das professoras quilombolas.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe research carried out in the Doctorate in Education of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Maranhão (UFMA) aims to analyze Education in Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, from the perspective of quilombola teachers, and goes through the history and educational policy of quilombola schools to identify whether the guidelines of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education and the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture are used. The study, which inserts our trajectory with the theme, uses the theoretical-methodological framework that deepens knowledge about education, ethnic-racial relations, quilombola school education and the Afrocentric perspective (Asante, 2009), (Gomes, 2017), (Gonzalez, 1982, 2020), decolonial epistemologies (Freire, 1975, 1996); (Vergès, 2020), (Madhubuti, 1990); (Munanga, 1996, 2005, 2015), Silva (2011); black feminism and African womanism with a maternal-centered approach (hooks, 2017, 2019, 2021), (Collins, 2019); (Hudson Weems, 2021); African epistemologies (Oy wùmí, 2021), which indicate the need to break with Eurocentrism to value knowledge and recognize alternative knowledge. The main results of the research detect that quilombola teachers began to use the aforementioned Guidelines in their pedagogical practice due to the fact that quilombola schools do not have teaching materials so that Afro-Brazilian and African history and culture are present in the school routine, which leads us to the conclusion that it is necessary to build these materials based on local history itself, which suggests the adoption of a quilombola pedagogy.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42621-
dc.date.accessioned2025-07-29T17:51:56Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T17:51:56Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectQuilombo Piqui da Rampa - Vargem Grande - MApt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectProfessoras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relaçõe Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectAutoria feminina quilombolapt_BR
dc.subjectEscritos quilombolaspt_BR
dc.subjectPedagogia quilombolapt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectQuilombolas - professoraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas nas ciênciaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Tesept_BR
dc.subjectQuilombo Piqui da Rampa - Vargem Grande - MApt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Teacherspt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectQuilombola Female Authorshippt_BR
dc.subjectQuilombola Writingspt_BR
dc.subjectQuilombola Pedagogypt_BR
dc.subjectBlack Feminismpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Teacherspt_BR
dc.subjectQuilombola Women in Sciencept_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Thesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJESUS, Ilma Fátima de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation in the Piqui da Rampa quilombo, Vargem Grande, Maranhão: the perspective of quilombola teachers.pt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6066-
dc.identifier.citationJESUS, Ilma Fátima de. Educação no quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão: o olhar das professoras quilombolas. 2024. 315f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:4 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILMA FÁTIMA DE JESUS - TESE NORDESTE UFMA 4 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfIlma Fátima de Jesus - Tese Nordeste UFMA 4 PPG Educação 20243.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.