Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1BOMFIM, Maria Do Carmo Alves Do.-
dc.contributor.advisor1IDBOMFIM, M. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5240228431593569pt_BR
dc.contributor.referee1BOAKARI, Francis Musa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5786-2387pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595766452722585pt_BR
dc.contributor.referee2LOPES, Antônio de Pádua Carvalho.-
dc.contributor.referee2IDLOPES, A. P. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4610019350546921pt_BR
dc.contributor.referee3MOTTA, Diomar das Graças.-
dc.contributor.referee3IDMOTTA, D. G.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981pt_BR
dc.description.resumoA identidade racial e a construção da feminilidade, em determinadas culturas e contextos sociais, podem ser visibilizadas ou invisibilizadas. De que forma? Como ocorre o processo de constituição da dimensão feminina na identidade de mulheres afrodescendentes? Quais elementos compõem as dimensões da feminilidade e da afro descendência parte da identidade de mulheres professoras? Existem articulações entre as dimensões da identidade feminina afrodescendente e a chegada à carreira docente? Como ocorrem estas articulações? Com o intuito de refletir sobre estas questões, a pesquisa realizada analisou trajetórias educativas de dez professoras afrodescendentes que atuam no município de São João do Piauí. À luz das contribuições de Ferreira (2010), Hall (2006), Castells (2008), que nortearam a compreensão dos processos de constituição da identidade entrelaçada a atributos culturais; Kehl (2010), Beauvoir (1975), Louro (2008), Bomfim (2010), que fundamentaram a <construção social da feminilidade= e suas implicações entre as relações de gênero e o mercado de trabalho; e Crénshaw (2013), Carneiro (2014), Boakari (2003; 2010) e Motta (2008), que alicerçaram as análises sobre o entrelaçamento entre raça, classe e gênero na história de mulheres professoras afrodescendentes e a importância de investigações sobre suas trajetórias. A pesquisa foi guiada por princípios e procedimentos metodológicos da História de Vida que orientou a escolha da entrevista narrativa como técnica para colher as narrativas das professoras (CHIZZOTTI, 2006; SCHÜTZE, 1977; BERTAUX, 2010). As análises apontam que a constituição das feminilidades da maioria das interlocutoras, embora atravessadas por valores patriarcais, vem sendo influenciadas por valores de mulheres com perfil aguerrido no âmbito da família, da profissão docente e de organizações sociais. Os processos de constituição da identidade afrodescendente das interlocutoras tiveram forte influência de valores do contexto social de São João do Piauí, contribuindo para que o processo de cada uma seja singular e plural ao mesmo tempo. Assim, os saberes oriundos de diferentes espaços e da astúcia de cada professora, foram mobilizados para constituição da sua identidade feminina afrodescendente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPIpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConstituições de feminilidades de professoras afrodescendentes “entre contextos” de São João do Piauí.pt_BR
dc.date.issued2015-02-27-
dc.description.abstractThe racial identity and the construction of femininity, in certain cultures and social contexts, can be visualized or invisible. That way? How does the process of constitution of the feminine dimension in identity of women African descent/ black women? There are links between the dimensions of female identity African descent and arrival to the teaching career? As occur these joints? In order to reflect on these issues, the survey examined educational trajectories of 10 teachers afro that act in the municipality of saint John of Piaui. The light of the contributions of Ferreira (2010), Hall (2006), Castels (2008) guiding the understanding of the processes of constitution of identity interwoven the cultural attributes; Kehl (2010), Beauvoir (1975), Laurel (2008), Bomfim (2010), wich motivated the "social construction of femininity" and its implications between gender relations and the labor market; Gomes (1995, 2002), Boakari (2003; 2010) and Munanga (1988) underpinned the analyzes on the interweaving between race, Class and gender in the history of women teachers afro and the importance of research on their trajectories. The research was guided by the principles and methodology of the History of Life that guided the choice of the narrative interview as a technique for harvesting the narratives of the teachers (CHIZZOTTI, 2006; SCHÜTZE, 1977; BERTAUX, 2010). The analyzes indicate that the constitution of femininities tightly connected of interlocutors, although crossed by patriarchal values, is being influenced by values of women with profile offensive in the context of the family. The teaching profession and of social organizations. And their processes of constitution of the afro-descendant identity had strong influence of values in the social context of Saint John of Piaui, Contributing to the identitary dimension of interlocutors is singular and plural at the same time. Thus, the knowledge stemming from different spaces and the cunning of each teacher, Were mobilized for the constitution of their feminine identity afro-descendant.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42619-
dc.date.accessioned2025-07-29T17:31:26Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T17:31:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectProfessoras afrodescendentespt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectFeminilidade - mulheres negraspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEntrevista narrativapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Piauí - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectSão João do Piauí - professoras afrodescendentespt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectAfro-descendant Teacherspt_BR
dc.subjectRacial Identitypt_BR
dc.subjectAfro-descendantpt_BR
dc.subjectLife Storypt_BR
dc.subjectFemininity - Black Womenpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectNarrative Interviewpt_BR
dc.subjectFederal University of Piauí - Dissertationpt_BR
dc.subjectSão João do Piauí - Afro-descendant Teacherspt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Adriana de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConstitutions of femininities of Afro-descendant teachers “between contexts” in São João do Piauí.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Adriana de. Constituições de feminilidades de professoras afrodescendentes “entre contextos” de São João do Piauí. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI - Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA DE SOUSA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPI 3 PPG EDUCAÇÃO 2015.pdfConstituições de feminilidades de professoras afrodescendentes “entre contextos” de São João do Piauí - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 201518.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.