Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619138458835300pt_BR
dc.contributor.advisor1ZAPAROLI, Witembergue Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3452-2600pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468pt_BR
dc.contributor.advisor2CARVALHO, Herli de Sousa.-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1503-4468pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Priscila Coimbra.-
dc.contributor.referee1IDROCHA, P. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567142050094968pt_BR
dc.contributor.referee2BARROSO, Betânia Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7644-8050pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375pt_BR
dc.description.resumoVivemos em uma estrutura sedimentada pelas opressões de gênero e raça que atinge a população negra, em especial as mulheres, que, desde o processo de escolarização, são silenciadas e atingidas por uma política educacional que não contempla a pauta racial como prioridade na agenda. Frente a essa realidade, este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de mulheres negras e militantes no município em Açailândia, Maranhão, Brasil. A base teórica é fundamentada preferencialmente em autoras negras, almejando fortalecer e dar visibilidade para estas literaturas, assim temos nomes como: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com o método da história oral e a técnica de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Diante do estudo, foi possível inferir que as trajetórias de vida todas foram, em algum momento, marcadas pela nocividade do racismo, exigindo destas sujeitas luta constante pela efetivação de direitos. Acreditamos que é urgente pensar a construção de um projeto de educação que reconheça e valorize as identidades negras. Contudo, como produto desta dissertação, elaboraramos um podcast com as narrativas exposta em uma roda de conversa, pois entendemos que está ferramenta é um instrumento educativo que tem o poder de compartilhar histórias, saberes e, principalmente, ações antirracistas no contexto educacional..pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractPractices We live in a structure sedimented by gender and racial oppression that affects the black population, especially women, who, since the schooling process, are silenced and affected by an educational policy that does not consider the racial agenda as a priority on the agenda. Faced with this reality, this work aims to understand the educational trajectory of black women and militants in the municipality of Açailândia, Maranhão, Brazil. The theoretical basis is preferably based on black authors, aiming to strengthen and give visibility to these literatures, so we have names such as: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). For that, we used the qualitative approach as methodology, with the oral history method and the research technique semi-structured interviews that were carried out with three black women. In view of the study, it was possible to infer that all life trajectories were, at some point, marked by the harmfulness of racism, demanding from these subjects a constant struggle for the realization of their rights. We believe that it is urgent to think about building an education project that recognizes and values black identities. However, as a product of this dissertation, we intend to create a podcast with the women's narratives, as we understand that this tool is an educational instrument that has the power to share stories, knowledge and, mainly, anti-racist actions in the educational context.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42615-
dc.date.accessioned2025-07-28T22:44:41Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-07-28T22:44:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAçailândia - MApt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectAções antirracistaspt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectGênero e raçapt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subjectAnti-Racist Actionspt_BR
dc.subjectBlack Identitypt_BR
dc.subjectGender and Racept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cíntia Valéria de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack women activists in education in Açailândia, Maranhão.pt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5359-
dc.identifier.citationSILVA, Cíntia Valéria de Souza. Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas. Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz - MA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍNTIA VALÉRIA DE SOUZA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfCíntia Valéria de Souza Silva - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 20231.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.