Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42599
Title: | Leituras do estranho em contos de Geraldo Maciel: uma proposta metodológica híbrida na formação de leitores |
Other Titles: | Readings of the strange in the tales of Geraldo Maciel: a hybrid methodological proposal in reader training. |
???metadata.dc.creator???: | MARTINS, Marina Macedo Santos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMORIM, José Edilson de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PINHEIRO, José Hélder Pinheiro. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BRANCO, Sinara de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | JUSTINO, Luciano Barbosa. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | FARIAS, Alyere Silva. |
Keywords: | Hibridismo;Mídias-digitais;Literatura fantástica;Formação leitora;Literatura;Medios digitales;Formación lectora;Hybridism;Digital media;Digital media;Fantasy literature;Reading training |
Issue Date: | 26-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARTINS, Marina Macedo Santos Leituras do estranho em contos de Geraldo Maciel: uma proposta metodológica híbrida na formação de leitores. 2025. 273 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A sociedade está cada vez mais conectada e dependente de recursos digitais para a comunicação diária e para atividades básicas. Inevitavelmente, isso se reflete na educação, como fica evidente com a criação da Lei nº 14.533, que instituiu a PNED1 em 2023, mesmo ano em que a educação digital passou a ser considerada como dever do Estado. Em decorrência desta ascensão, elaboramos roteiros de leitura, voltados para o ensino médio, que conectam a prática com as mídias digitais ao trabalho de sala de aula, a fim de colaborar para a formação leitora nas aulas de literatura. Nas aulas, nos baseamos em contos da literatura fantástica do paraibano Geraldo Maciel e buscamos inserir diferentes recursos digitais para auxiliar e enriquecer os momentos de leitura, também através do site As muitas vozes, criado como suporte a essas práticas. Destacamos a escolha do autor pela sua qualidade literária, vista através do tratamento dado aos contos, da mistura de uma literatura “realista” e também fantástica, do seu poder de concisão e, ao mesmo tempo, de atingir camadas profundas em narrativas que tratam da miséria, da pobreza, da prostituição e, também, da eterna dubiedade da humanidade, fatidicamente composta do bem e do mal. Com a pesquisa, desejamos responder aos seguintes problemas: Como o fantástico e a literatura regional (na figura de Geraldo Maciel), em turmas de ensino médio, podem contribuir para o desenvolvimento de competências leitoras?; Como uma metodologia híbrida de ensino de literatura, quando de forma planejada, estruturada e baseada numa metodologia participativa, favorece o incentivo à leitura e a formação leitora? Diante disso, temos como objetivo geral: Analisar a presença do estranho na contística de Geraldo Maciel com vistas a propor uma metodologia híbrida de ensino, em turmas de ensino médio, que incentive a formação leitora. Como objetivos específicos: i) Analisar contos fantásticos da literatura geraldiana; ii) Favorecer o conhecimento da obra de Geraldo Maciel; iii) Refletir os benefícios da literatura regional e fantástica para o desenvolvimento de competências leitoras no ensino médio; iiii) Investigar os benefícios de experiências híbridas no ensino de literatura para a formação leitora no ensino médio. No que diz respeito à prática em sala de aula, nos embasamos nos fundamentos da Estética da Recepção (JAUSS, 1979; ISER (1996) e na ideia de protagonismo da leitura na aula de literatura (COLOMER, 2007; COSSON, 2014, SILVA, 2022, ZILBERMAN, 2012). Quanto à Internet e seus benefícios para o ensino-aprendizagem, nos embasamos em Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2002), Orofino (2005) e Prensky (2001). No percurso de nossa pesquisa, fica claro como a Internet tem auxiliado no fomento à leitura e como seus benefícios no ensino de literatura são plausíveis, como: oferecer mais opções de leitura; conferir mais liberdade e autonomia ao aluno; socializar as recepções em ambientes digitais; ampliar o repertório de leitura dos alunos, etc. Comprovamos, também, como a literatura de Geraldo Maciel pode contribuir para ampliar o repertório de leitura dos alunos e fazê-los adentrar na literatura fantástica, contribuindo para o processo de formação leitora e favorecê-lo. |
Abstract: | Society is increasingly connected and dependent on digital resources for daily communication and basic activities. This inevitably affects education, as evidenced by the creation of Law No. 14,533, which instituted the PNED in 2023, the same year that digital education began to be considered a duty of the State. As a result of this increase, we have developed reading guides, aimed at high school, that connect the practice with digital media to classroom work, in order to contribute to the development of reading in literature classes. In the classes, we base ourselves on short stories from the fantasy literature of Geraldo Maciel from Paraíba and we seek to include different digital resources to assist and enrich reading moments, also through the website As muitos vozes, created to support these practices. We highlight the author's choice for his literary quality, seen through the treatment given to the short stories, the mixture of "realistic" and fantasy literature, his power of conciseness and, at the same time, of reaching deep layers in narratives that deal with misery, poverty, prostitution and, also, the eternal ambiguity of humanity, inevitably composed of good and evil. With the research, we wish to answer the following questions: How can fantasy and regional literature (in the figure of Geraldo Maciel), in high school classes, contribute to the development of reading skills?; How can a hybrid methodology of teaching literature, when planned, structured and based on a participatory methodology, favor the encouragement of reading and the development of readers? In view of this, our general objective is: To analyze the presence of the strange in Geraldo Maciel's short stories with a view to proposing a hybrid teaching methodology, in high school classes, that encourages the development of readers. As specific objectives: i) To analyze fantastic stories from Geraldo Maciel's literature; ii) Promote knowledge of Geraldo Maciel's work; iii) Reflect on the benefits of regional and fantasy literature for the development of reading skills in high school; iiii) Investigate the benefits of hybrid experiences in teaching literature for reading development in high school. Regarding classroom practice, we base ourselves on the foundations of Aesthetics of Reception (JAUSS, 1979; ISER (1996) and on the idea of the leading role of reading in literature classes (COLOMER, 2007; COSSON, 2014, SILVA, 2022, ZILBERMAN, 2012). Regarding the Internet and its benefits for teaching and learning, we base ourselves on Horn and Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Moran (2002), Orofino (2005) and Prensky (2001). Throughout our research, it is clear how the Internet has helped to promote reading and how its benefits in teaching literature are plausible, such as: offering more reading options; giving students more freedom and autonomy; socializing receptions in digital environments; expanding students' reading repertoire, etc. We also proved how Geraldo Maciel's literature can contribute to expanding students' reading repertoire and making them enter fantasy literature, contributing to the process of reader formation and favoring it. |
???metadata.dc.description.resumen???: | La sociedad está cada vez más conectada y depende de los recursos digitales para la comunicación diaria y las actividades básicas. Esto afecta inevitablemente a la educación, como lo demuestra la creación de la Ley n.º 14.533, que instituyó el PNED en 2023, el mismo año en que la educación digital comenzó a considerarse un deber del Estado. Como resultado de este aumento, hemos desarrollado guías de lectura, dirigidas a la secundaria, que conectan la práctica con los medios digitales con el trabajo en el aula, para contribuir al desarrollo de la lectura en las clases de literatura. En las clases, nos basamos en cuentos de la literatura fantástica de Geraldo Maciel, de Paraíba, y buscamos incluir diferentes recursos digitales para facilitar y enriquecer los momentos de lectura, también a través del sitio web As muitos vozes, creado para apoyar estas prácticas. Destacamos la elección del autor por su calidad literaria, reflejada en el tratamiento dado a los cuentos, la mezcla de literatura realista y fantástica, su capacidad de concisión y, al mismo tiempo, de profundizar en narrativas que abordan la miseria, la pobreza, la prostitución y, también, la eterna ambigüedad de la humanidad, inevitablemente compuesta de bien y mal. Con esta investigación, buscamos responder a las siguientes preguntas: ¿Cómo pueden la literatura fantástica y regional (en la figura de Geraldo Maciel), en las clases de secundaria, contribuir al desarrollo de las habilidades lectoras?; ¿Cómo puede una metodología híbrida de enseñanza de literatura, cuando está planificada, estructurada y basada en una metodología participativa, favorecer el fomento de la lectura y el desarrollo de los lectores? En vista de esto, nuestro objetivo general es: Analizar la presencia de lo extraño en los cuentos de Geraldo Maciel con miras a proponer una metodología de enseñanza híbrida, en las clases de secundaria, que fomente el desarrollo de los lectores. Como objetivos específicos: i) Analizar cuentos fantásticos de la literatura de Geraldo Maciel; ii) Promover el conocimiento de la obra de Geraldo Maciel. iii) Reflexionar sobre los beneficios de la literatura regional y fantástica para el desarrollo de las habilidades lectoras en la escuela secundaria; iiii) Investigar los beneficios de las experiencias híbridas en la enseñanza de la literatura para el desarrollo lector en la escuela secundaria. En cuanto a la práctica en el aula, nos basamos en los fundamentos de la Estética de la Recepción (JAUSS, 1979; ISER (1996) y en la idea del papel protagónico de la lectura en las clases de literatura (COLOMER, 2007; COSSON, 2014, SILVA, 2022, ZILBERMAN, 2012). En cuanto a Internet y sus beneficios para la enseñanza y el aprendizaje, nos basamos en Horn y Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto y Trevisani (2015), Moran (2002), Orofino (2005) y Prensky (2001). A lo largo de nuestra investigación, es evidente cómo Internet ha ayudado a promover la lectura y cómo sus beneficios en la enseñanza de la literatura son plausibles, tales como: ofrecer más opciones de lectura; dar a los estudiantes más libertad y autonomía; socializar las recepciones en entornos digitales; ampliar el repertorio de lectura de los estudiantes, etc. También comprobamos cómo la literatura de Geraldo Maciel puede contribuir a ampliar la lectura de los estudiantes. repertorio y hacerlos entrar en la literatura fantástica, contribuyendo al proceso de formación del lector y favoreciéndolo. |
Keywords: | Hibridismo Mídias-digitais Literatura fantástica Formação leitora Literatura Medios digitales Formación lectora Hybridism Digital media Digital media Fantasy literature Reading training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42599 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARINA MACEDO SANTOS MARTINS - TESE - (PPGLE) 2025.pdf | 9.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.