Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MELO, Josandra Araújo Barreto de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, Josandra Araujo Barreto dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967291086716903pt_BR
dc.contributor.referee1LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega di.-
dc.contributor.referee2EVANGELISTA, Armstrong Miranda.-
dc.description.resumoA relação entre a Geografia e a Literatura existe desde os tempos anteriores a sua institucionalização enquanto disciplina escolar. Da mesma forma, a literatura sempre esteve presente no ensino de Geografia como subsídio para mediar a compreensão do espaço geográfico. Neste diapasão, procuraremos investigar a sua relevância para a construção do pensamento geográfico em alunos da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral - ECI Assis Chateaubriand, localizada na cidade Campina Grande - PB. Esta construção está pautada no potencial que a literatura possui de transcender, através da ludicidade, para além da capacidade nomotética e mnemônica das transmissões orais e escritas dos conceitos científicos da Geografia, que pouco contribuem para a formação intelectual do aluno. Pensando nas potencialidades que a construção do pensamento geográfico proporciona ao aluno e apoiado no método do materialismo histórico dialético sustentado na formação histórica e social do indivíduo e de seu pensamento, pela análise do conteúdo geográfico da Obra “O Quinze”, da escritora Rachel de Queiroz, percebeu-se a possibilidade de trabalharmos os conteúdos da 2ª série do ensino médio, mediada por sequência didática, na ECI Assis Chateaubriand, onde estamos desenvolvendo uma pesquisa-ação que, após a análise criteriosa do conteúdo do romance “O Quinze”, pretendemos mostrar como o trabalho dos conteúdos da Geografia pelo acesso, leitura e reflexão deste romance, pode contribuir para a construção do pensamento geográfico do aluno, a partir de uma formação cidadã crítica pautada na realidade enfrentada em seu espaço social, possibilitando uma relação mais próxima e necessária com a Geografia, desconstruído os estereótipos negativos que cercam este componente curricular, contribuindo com sua formação cidadã crítica e auxiliando na redução de realidades escolares com potencial excludente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA literatura no ensino de geografia: o romance “O Quinze” na construção do pensamento geográfico do aluno.pt_BR
dc.date.issued2025-06-18-
dc.description.abstractThe relationship between Geography and literature has existed since before its institutionalization as a school subject. Likewise, literature has always been present in the teaching of Geography as a means of mediating the understanding of geographic space. In this context, we will seek to investigate its relevance for the construction of geographic thinking in 2nd grade high school students at Escola Cidadã Integral - ECI Assis Chateaubriand, located in the city of Campina Grande - PB. This construction is based on the potential that literature has to transcend, through playfulness, beyond the nomothetic and mnemonic capacity of the oral and written transmission of scientific concepts of Geography, which contribute little to the intellectual development of the student. Considering the potential that the construction of geographic thought provides to the student and supported by the method of dialectical historical materialism sustained by the historical and social formation of the individual and his/her thought, through the analysis of the geographic content of the work “O Quinze”, by the writer Rachel de Queiroz, we realized the possibility of working on the contents of the 2nd year of high school, mediated by a didactic sequence, at ECI Assis Chateaubriand, where we are developing an action research that, after the careful analysis of the content of the novel “O Quinze”, we intend to show how the work of the contents of Geography through access, reading and reflection of this novel, can contribute to the construction of the student's geographic thought, from a critical citizen formation based on the reality faced in their social space, enabling a closer and more necessary relationship with Geography, deconstructing the negative stereotypes that surround this curricular component, contributing to their critical citizen formation and helping to reduce school realities with exclusionary potential.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42573-
dc.date.accessioned2025-07-24T11:46:50Z-
dc.date.available2025-07-24-
dc.date.available2025-07-24T11:46:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConstrução do pensamento geográfico do alunopt_BR
dc.subjectLiteratura “O Quinze”pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectConstruction of the student's geographic thoughtpt_BR
dc.subjectLiterature “O Quinze”pt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPORFIRIO, Uelton de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature in geography education: the novel "O Quinze" in the construction of the student's geographical thinking.pt_BR
dc.identifier.citationPORFIRIO, Uelton de Sousa. A literatura no ensino de geografia: o romance “O Quinze” na construção do pensamento geográfico do aluno. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UELTON DE SOUSA PORFIRIO - DISSERTAÇÃO - (PROFGEO) 2025.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.