Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42502
Title: Zaire é um velho menino: fabulações quilombistas sobre possibilidades de vida e desencarceramento de adolescentes negros no sistema socioeducativo.
Other Titles: Zaire is an old boy: quilombola fables about life possibilities and the release of black adolescents from the socio-educational system.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Luane Macedo Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Wanderson Vilton Nunes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENEZES, Jaileila de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRUZ, Lílian Rodrigues da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, Abrahão de Oliveira.
Keywords: Universidade Federal de Pernambuco - Tese;Adolescentes negros;Racismo de Estado;Medidas socioeducativas - adolescentes negros;Quilombismo;Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS - Recife - PE;Epistemologias quilombistas;Pesquisa narrativa;Fabulação crítica - Saidiya Hartman;Sistema socioeducativo;Desencarceramento - adolescentes negros;Políticas de vida;Genocídio negro;Mulheres negras;Epistemologias africanas;Quilombolas;Escrita feminina quilombola;Mulheres quilombolas na ciências - Dissertação;Autoria quilombola - dissertação;Escrevivência quilombola feminina;Federal University of Pernambuco - Thesis;Black Adolescents;State Racism;Socio-Educational Measures - Black Adolescents;Quilombismo;Specialized Reference Center for Social Assistance - CREAS - Recife - PE;Quilombist Epistemologies;Narrative Research;Critical Fabulation - Saidiya Hartman;Socio-Educational System;Decarceration - Black Adolescents;Life Policies;Black Genocide;Black Women;African Epistemologies;Quilombola Women's Writing;Quilombola Women in Science - Dissertation;Quilombola Authorship - Dissertation;Quilombola Women's Writing
Issue Date: 19-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PEREIRA, Luane Macedo Souza. Zaire é um velho menino: fabulações quilombistas sobre possibilidades de vida e desencarceramento de adolescentes negros no sistema socioeducativo. 2024. 148f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O colonialismo e a escravidão influenciam ainda hoje na vida do povo negro no país, especialmente crianças e adolescentes, resultando em uma série de violações de direitos, exclusão social e violência institucionalizada. Partimos da constatação de que a maioria percentual de adolescentes em medida socioeducativa no Brasil é de meninos negros, portanto, colocamos em análise a operacionalização desse dado no território através do acompanhamento de ações de um CREAS em Recife. Frente a esta questão analítica, propomos como objetivo geral da pesquisa tecer narrativas de vida e desencarceramento de adolescentes negros, tendo em vista estratégias produzidas pelo CREAS e pelos movimentos sociocomunitários no território. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em epistemologias quilombistas, combinadas à Pesquisa Narrativa e à Fabulação Crítica de Saidiya Hartman. As histórias e discussões analíticas foram estruturadas em duas trilhas: Trilha 1 – Mexendo no arquivo: do Brasil Colônia à "Redemocratização"; Trilha 2 – Disputando o arquivo no campo-território. Através dessa abordagem, a pesquisa visa contribuir para a construção de estratégias eficazes de intervenção socioeducativa, além de subsidiar políticas públicas voltadas à afirmação do direito de viver da juventude negra. Além disso, a dissertação busca o enfrentamento do epistemicídio na academia, valorizando epistemologias africanas, quilombolas e afrodiaspóricas. Deste modo, evidenciamos como o dado racial ainda é mantido como um esquema subjetivo e individualizante, deixando de estruturar práticas e ações nas políticas públicas socioeducativas, sendo tratado na figura do trabalho individual de cada profissional da equipe simplesmente. Apontamos, no entanto, para a necessidade um diálogo territorial consistente com estes dados, refletidos em uma política socioeducativa que se estabeleça em redes plurais relativas à questão racial como estruturante delas. Além disso, também enfatizamos como a atuação dos CREAS nas medidas socioeducativas vai sendo assimilado, pela comunidade, ao poder punitivo do Judiciário, levando-nos a pensar a necessidade de uma revisão estrutural dessa relação com a justiça. Para isto, apontamos os saberes bantus sobre justiça e reparação comunitária, focando na forma como os saberes quilombolas/quilombistas são fundamentais para um reposicionamento efetivo das práticas socioeducativas em meio aberto com a juventude negra, pobre e periferada. Deste modo, cabe pensarmos em modelos socioeducativos antenados ao campo da Política Nacional de Assistência Social, portanto, não individualizantes, mas comprometidos com os vínculos e protagonismos comunitários. Esta pesquisa, por fim, evidencia o campo socioassistencial em meio aberto como uma questão de território, e não individual. Em outras palavras, o adolescente é situado a partir de seu microcosmo da dinâmica familiar, comunitária e social, e não um inimigo a quem deva recair o julgamento punitivista e individualizante. Sendo assim, destacamos como o princípio de aquilombamento é fundamental para a construção das possibilidades de vida e liberdade para as adolescências negras, especialmente àquela que chega com maior incidência às instituições socioeducativas em território nacional.
Abstract: The colonialism and slavery continue to influence the lives of Black people in the country, especially children and adolescents, resulting in a series of rights violations, social exclusion, and institutionalized violence. We start from the observation that the majority percentage of adolescents in socio-educational measures in Brazil are Black boys. Therefore, we analyze the operationalization of this data in the territory through the monitoring of actions by a CREAS in Recife. In response to this analytical issue, we propose the general objective of the research to weave narratives of life and decarceration of Black adolescents, considering the strategies produced by CREAS and socio-community movements in the territory. To achieve this objective, the research adopts a methodological approach based on quilombist epistemologies, combined with Narrative Research and Saidiya Hartman's Critical Fabulation. The stories and analytical discussions were structured into two tracks: Track 1 – Revisiting the archive: from Colonial Brazil to the <Redemocratization=; Track 2 – Contesting the archive in the fieldterritory. Through this approach, the research aims to contribute to the development of effective socio-educational intervention strategies, in addition to supporting public policies aimed at affirming the right to life for Black youth. Furthermore, the dissertation seeks to confront epistemicide in academia, valuing African and Afro-diasporic epistemologies. Thus, we highlight how racial data is still maintained as a subjective and individualizing scheme, failing to structure practices and actions in socio-educational public policies, being treated merely as the individual work of each team professional. However, we point to the need for a consistent territorial dialogue with this data, reflected in a socio-educational policy established in plural networks related to the racial issue as their foundation. Additionally, we emphasize how CREAS role in socio-educational measures is assimilated by the community to the punitive power of the Judiciary, leading us to consider the need for a structural review of this relationship with justice. For this, we point to Bantu knowledge on justice and community reparation, focusing on how quilombola/quilombist knowledge is fundamental for an effective repositioning of socio-educational practices in open environments with Black, poor, and marginalized youth. Thus, we must consider socio-educational models attuned to the field of the National Social Assistance Policy, therefore, not individualizing, but committed to community bonds and protagonism. Finally, this research highlights the socio-assistance field in open environments as a territorial, not individual issue. In other words, the adolescent is situated within their microcosm of family, community, and social dynamics, and not as an enemy to whom punitive and individualizing judgment should apply. Hence, we emphasize how the principle of 'aquilombamento' is fundamental for constructing possibilities of life and freedom for black adolescents, especially those who more frequently end up in socioeducational institutions nationwide.
Keywords: Universidade Federal de Pernambuco - Tese
Adolescentes negros
Racismo de Estado
Medidas socioeducativas - adolescentes negros
Quilombismo
Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS - Recife - PE
Epistemologias quilombistas
Pesquisa narrativa
Fabulação crítica - Saidiya Hartman
Sistema socioeducativo
Desencarceramento - adolescentes negros
Políticas de vida
Genocídio negro
Mulheres negras
Epistemologias africanas
Quilombolas
Escrita feminina quilombola
Mulheres quilombolas na ciências - Dissertação
Autoria quilombola - dissertação
Escrevivência quilombola feminina
Federal University of Pernambuco - Thesis
Black Adolescents
State Racism
Socio-Educational Measures - Black Adolescents
Quilombismo
Specialized Reference Center for Social Assistance - CREAS - Recife - PE
Quilombist Epistemologies
Narrative Research
Critical Fabulation - Saidiya Hartman
Socio-Educational System
Decarceration - Black Adolescents
Life Policies
Black Genocide
Black Women
African Epistemologies
Quilombola Women's Writing
Quilombola Women in Science - Dissertation
Quilombola Authorship - Dissertation
Quilombola Women's Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42502
Appears in Collections:4 Região Nordeste do Brasil - Teses Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANE MACEDO SOUZA PEREIRA - TESE PSICOLOGIA NORDESTE 4 UFPE 2024.pdfLuane Macedo Souza Pereira - Tese Psicologia Nordeste 4 UFPE 20241.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.