Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, L. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9659759577202869pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Wanderson Vilton Nunes da.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2396-9933pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087720415810130pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Jaileila de Araújo.-
dc.contributor.referee1IDMENEZES, J. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042948325884329pt_BR
dc.contributor.referee2CRUZ, Lílian Rodrigues da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-3023pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498965855084509pt_BR
dc.contributor.referee3SANTOS, Abrahão de Oliveira.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7741-3020pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523009327795934pt_BR
dc.description.resumoO colonialismo e a escravidão influenciam ainda hoje na vida do povo negro no país, especialmente crianças e adolescentes, resultando em uma série de violações de direitos, exclusão social e violência institucionalizada. Partimos da constatação de que a maioria percentual de adolescentes em medida socioeducativa no Brasil é de meninos negros, portanto, colocamos em análise a operacionalização desse dado no território através do acompanhamento de ações de um CREAS em Recife. Frente a esta questão analítica, propomos como objetivo geral da pesquisa tecer narrativas de vida e desencarceramento de adolescentes negros, tendo em vista estratégias produzidas pelo CREAS e pelos movimentos sociocomunitários no território. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em epistemologias quilombistas, combinadas à Pesquisa Narrativa e à Fabulação Crítica de Saidiya Hartman. As histórias e discussões analíticas foram estruturadas em duas trilhas: Trilha 1 – Mexendo no arquivo: do Brasil Colônia à "Redemocratização"; Trilha 2 – Disputando o arquivo no campo-território. Através dessa abordagem, a pesquisa visa contribuir para a construção de estratégias eficazes de intervenção socioeducativa, além de subsidiar políticas públicas voltadas à afirmação do direito de viver da juventude negra. Além disso, a dissertação busca o enfrentamento do epistemicídio na academia, valorizando epistemologias africanas, quilombolas e afrodiaspóricas. Deste modo, evidenciamos como o dado racial ainda é mantido como um esquema subjetivo e individualizante, deixando de estruturar práticas e ações nas políticas públicas socioeducativas, sendo tratado na figura do trabalho individual de cada profissional da equipe simplesmente. Apontamos, no entanto, para a necessidade um diálogo territorial consistente com estes dados, refletidos em uma política socioeducativa que se estabeleça em redes plurais relativas à questão racial como estruturante delas. Além disso, também enfatizamos como a atuação dos CREAS nas medidas socioeducativas vai sendo assimilado, pela comunidade, ao poder punitivo do Judiciário, levando-nos a pensar a necessidade de uma revisão estrutural dessa relação com a justiça. Para isto, apontamos os saberes bantus sobre justiça e reparação comunitária, focando na forma como os saberes quilombolas/quilombistas são fundamentais para um reposicionamento efetivo das práticas socioeducativas em meio aberto com a juventude negra, pobre e periferada. Deste modo, cabe pensarmos em modelos socioeducativos antenados ao campo da Política Nacional de Assistência Social, portanto, não individualizantes, mas comprometidos com os vínculos e protagonismos comunitários. Esta pesquisa, por fim, evidencia o campo socioassistencial em meio aberto como uma questão de território, e não individual. Em outras palavras, o adolescente é situado a partir de seu microcosmo da dinâmica familiar, comunitária e social, e não um inimigo a quem deva recair o julgamento punitivista e individualizante. Sendo assim, destacamos como o princípio de aquilombamento é fundamental para a construção das possibilidades de vida e liberdade para as adolescências negras, especialmente àquela que chega com maior incidência às instituições socioeducativas em território nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleZaire é um velho menino: fabulações quilombistas sobre possibilidades de vida e desencarceramento de adolescentes negros no sistema socioeducativo.pt_BR
dc.date.issued2024-06-19-
dc.description.abstractThe colonialism and slavery continue to influence the lives of Black people in the country, especially children and adolescents, resulting in a series of rights violations, social exclusion, and institutionalized violence. We start from the observation that the majority percentage of adolescents in socio-educational measures in Brazil are Black boys. Therefore, we analyze the operationalization of this data in the territory through the monitoring of actions by a CREAS in Recife. In response to this analytical issue, we propose the general objective of the research to weave narratives of life and decarceration of Black adolescents, considering the strategies produced by CREAS and socio-community movements in the territory. To achieve this objective, the research adopts a methodological approach based on quilombist epistemologies, combined with Narrative Research and Saidiya Hartman's Critical Fabulation. The stories and analytical discussions were structured into two tracks: Track 1 – Revisiting the archive: from Colonial Brazil to the <Redemocratization=; Track 2 – Contesting the archive in the fieldterritory. Through this approach, the research aims to contribute to the development of effective socio-educational intervention strategies, in addition to supporting public policies aimed at affirming the right to life for Black youth. Furthermore, the dissertation seeks to confront epistemicide in academia, valuing African and Afro-diasporic epistemologies. Thus, we highlight how racial data is still maintained as a subjective and individualizing scheme, failing to structure practices and actions in socio-educational public policies, being treated merely as the individual work of each team professional. However, we point to the need for a consistent territorial dialogue with this data, reflected in a socio-educational policy established in plural networks related to the racial issue as their foundation. Additionally, we emphasize how CREAS role in socio-educational measures is assimilated by the community to the punitive power of the Judiciary, leading us to consider the need for a structural review of this relationship with justice. For this, we point to Bantu knowledge on justice and community reparation, focusing on how quilombola/quilombist knowledge is fundamental for an effective repositioning of socio-educational practices in open environments with Black, poor, and marginalized youth. Thus, we must consider socio-educational models attuned to the field of the National Social Assistance Policy, therefore, not individualizing, but committed to community bonds and protagonism. Finally, this research highlights the socio-assistance field in open environments as a territorial, not individual issue. In other words, the adolescent is situated within their microcosm of family, community, and social dynamics, and not as an enemy to whom punitive and individualizing judgment should apply. Hence, we emphasize how the principle of 'aquilombamento' is fundamental for constructing possibilities of life and freedom for black adolescents, especially those who more frequently end up in socioeducational institutions nationwide.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42502-
dc.date.accessioned2025-07-18T17:45:36Z-
dc.date.available2025-06-18-
dc.date.available2025-07-18T17:45:36Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Tesept_BR
dc.subjectAdolescentes negrospt_BR
dc.subjectRacismo de Estadopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativas - adolescentes negrospt_BR
dc.subjectQuilombismopt_BR
dc.subjectCentro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS - Recife - PEpt_BR
dc.subjectEpistemologias quilombistaspt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectFabulação crítica - Saidiya Hartmanpt_BR
dc.subjectSistema socioeducativopt_BR
dc.subjectDesencarceramento - adolescentes negrospt_BR
dc.subjectPolíticas de vidapt_BR
dc.subjectGenocídio negropt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEpistemologias africanaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEscrita feminina quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas na ciências - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectAutoria quilombola - dissertaçãopt_BR
dc.subjectEscrevivência quilombola femininapt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Thesispt_BR
dc.subjectBlack Adolescentspt_BR
dc.subjectState Racismpt_BR
dc.subjectSocio-Educational Measures - Black Adolescentspt_BR
dc.subjectQuilombismopt_BR
dc.subjectSpecialized Reference Center for Social Assistance - CREAS - Recife - PEpt_BR
dc.subjectQuilombist Epistemologiespt_BR
dc.subjectNarrative Researchpt_BR
dc.subjectCritical Fabulation - Saidiya Hartmanpt_BR
dc.subjectSocio-Educational Systempt_BR
dc.subjectDecarceration - Black Adolescentspt_BR
dc.subjectLife Policiespt_BR
dc.subjectBlack Genocidept_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectAfrican Epistemologiespt_BR
dc.subjectQuilombola Women's Writingpt_BR
dc.subjectQuilombola Women in Science - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola Authorship - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola Women's Writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Luane Macedo Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeZaire is an old boy: quilombola fables about life possibilities and the release of black adolescents from the socio-educational system.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57440-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luane Macedo Souza. Zaire é um velho menino: fabulações quilombistas sobre possibilidades de vida e desencarceramento de adolescentes negros no sistema socioeducativo. 2024. 148f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:4 Região Nordeste do Brasil - Teses Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANE MACEDO SOUZA PEREIRA - TESE PSICOLOGIA NORDESTE 4 UFPE 2024.pdfLuane Macedo Souza Pereira - Tese Psicologia Nordeste 4 UFPE 20241.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.